Diversas vezes eu já ouvi a seguinte queixa em consultório: “Dr. quando vou ao banheiro o meu dia acaba”. Muitos pacientes sentem uma intensa dor no ânus no momento de evacuar e, em diversos casos, essa dor persiste até mesmo por algumas horas após a ida ao banheiro. 

Afinal, o que pode causar essa dor tão incômoda e tão limitante? Continue lendo o conteúdo e veja o que causa dor no ânus! 

Fissura anal aguda e fissura anal crônica

Se você me acompanha há algum tempo, com certeza já ouviu falar sobre a fissura anal. A fissura é um pequeno corte na região do ânus, e é causado por diversos fatores, como a passagem de fezes duras na região.

A maioria de nós já teve que lidar com um quadro de fissura anal. E, em geral, a fissura  costuma se resolver sozinha dentro de alguns dias e possui uma boa cicatrização. Entretanto, em alguns casos, a pessoa machuca a região repetidas vezes, o que faz com que a fissura se torne uma fissura anal crônica

A fissura anal crônica demanda mais cuidados que uma fissura aguda. Por passar por diversos traumas repetidamente, o tecido da região se torna calibroso e com pouca circulação sanguínea, o que a torna mais difícil de cicatrizar.

Dessa forma, esse tipo de fissura tende a causar bastante dor em quem lida com ela, já que o incômodo pode permanecer por muitas horas após a ida ao banheiro. Além disso, se não for tratada corretamente, os sintomas como a dor no ânus podem perdurar pela vida toda. 

Isso ocorre porque esse tipo de dor no ânus está relacionada ao espasmo muscular da região, o esfíncter. Quando a pessoa evacua e as fezes passam por aquele local que já está machucado, ocorre uma irritação no músculo. 

Assim, o esfíncter passa por uma espécie de cãibra e se contrai intensamente. Essa contação em uma região que já está ferida causa uma dor muito intensa e constante. 

Por causa do desconforto e da dor anal, muitas pessoas até evitam ir ao banheiro, segurando o máximo que der. Apesar de parecer uma boa ideia a primeira vista, essa prática pode levar à piora dos sintomas, já que quanto mais tempo as fezes ficam “presas” no reto, mais ressecadas se tornam e mais dolorosa é sua passagem no momento da evacuação.

Trombose hemorroidária e abscesso perianal

As hemorroidas também são comuns causas da dor no ânus e com certeza você pensou nelas lá no começo do conteúdo, não é? 

Bem, a crise de hemorroida, ou trombose hemorroidária, é um quadro agudo de hemorroida, no qual uma “bolinha” arroxeada surge na região do ânus. Essa bolinha é um coágulo de sangue e tende a se diminuir sozinha dentro de alguns dias. 

A trombose hemorroidária, em geral, não demanda de tratamentos cirúrgicos para a melhora dos sintomas. Assim, abordagens caseiras como o banho de assento podem ajudar a melhorar a dor e o aspecto da inflamação. 

Além das hemorroidas, o abscesso perianal também causa dor na região. O abscesso é resultado de uma infecção local e costuma causar dor e desconforto. 

Ambos os casos, ao contrário da fissura anal crônica que pode causar dor por muitos anos, são agudos. Eles costumam causar dor e desconforto apenas por um período, que é quando a inflamação está ativa. 

Quando devo me preocupar com a dor no ânus?

Bem, ter dor no ânus no momento de evacuar ou no dia a dia não é normal. Ao sentir qualquer sintoma persistente e incômodo constante, a indicação é que um médico seja consultado. 

Mesmo em casos onde a intervenção cirúrgica não seja necessária, um profissional irá indicar a melhor forma de tratamento, seja com banhos de assento ou medicamentos tópicos, como o uso de pomadas adequadas. 

Mudanças no estilo de vida e alimentação também podem fazer parte do tratamento para quadros que causam dor no anal. Afinal, um bom funcionamento intestinal melhora a consistência das fezes, evitando fezes duras que machucarão a região. 

Além disso, em alguns quadros de fissura anal, a aplicação da toxina botulínica pode ajudar no processo de cicatrização. 

Portanto, se você identificou alguns dos sintomas e deseja melhorar sua qualidade de vida, entre em contato e agende sua consulta em São Paulo ou Belo Horizonte!