Bolinha dolorida e com pus na região anal, será que é um furúnculo no ânus? Não! Na realidade, na maioria das vezes essa bolinha é um abscesso perianal, quadro que pode se tornar bastante perigoso, que pode até levar à morte.

O furúnculo é uma manifestação de infecção que pode ocorrer em qualquer região do corpo. Assim, após drenado, o furúnculo tende a se resolver.

O abscesso perianal é uma infecção que se manifesta ao lado do ânus. Em geral, ele se manifesta de uma forma parecida com as espinhas, aquelas bolinhas que temos no rosto durante a adolescência.

Os abscessos, quando não tratados da maneira correta, podem evoluir e trazer prejuízos à saúde. Sendo assim, hoje falarei um pouco mais sobre o abscesso perianal, o que causa abscesso e seus tratamentos. Vamos lá?

O que causa abscesso perianal?

A região anal tem algumas glândulas que produzem secreção para auxiliar na passagem das fezes, um processo natural do nosso organismo.

Entretanto, em alguns casos pode acontecer a obstrução dessas glândulas, impedindo a drenagem correta da secreção.

Dessa forma é criada a condição perfeita para que diversas bactérias se proliferem, levando ao quadro de infecção.

Assim, podemos dizer que o que causa abscesso é o entupimento das glândulas na região anal. Mas e seus sintomas?

Bem, um abscesso anal é uma inflamação se manifesta na região anal com um formato de “bolinha”. Ele deixa a mucosa avermelhada e bastante dolorida. Além disso, há a presença de pus e, de forma geral, o abscesso tende a piorar.

Por isso, é necessário buscar um tratamento para abscesso antes que ele evolua para uma Gangrena de Fournier.

Abscesso perianal que não drena e a Gangrena de Fournier

Em geral, um abscesso perianal tende a melhorar quando drenamos seu conteúdo, assim como acontece com as espinhas. Entretanto, nem sempre o abscesso vai drenar espontaneamente, e é aí que o quadro do abscesso pode se tornar ainda mais perigoso.

A Gangrena de Fournier é uma infecção grave que se manifesta na região anal e pode resultar do acúmulo de pus e da infecção prolongada do abscesso.

Dessa forma, a Gangrena de Fournier pode agravar de uma forma que leve o paciente à morte, por isso é importante fazer o tratamento para abscesso.

Tratamento para abscesso perianal

Como eu disse acima, quando um abscesso drena ele apresenta uma melhora significativa. Então, o ideal é drenar esse conteúdo, correto?

Bem, a resposta não é tão simples. Apesar do tratamento para abscesso se basear na drenagem do conteúdo, essa drenagem deve ser feita por um profissional após uma avaliação médica.

Por isso, não tentem furar o abscesso anal em casa! Essa tentativa pode levar ainda mais bactérias para a região, o que gera um aumento na infecção, piora nos sintomas e pode até mesmo causar sangramentos que podem caracterizar uma hemorragia!

Além disso, nem sempre drenar o conteúdo do abscesso vai ser o bastante. Inclusive, esse processo é o que diferencia um abscesso perianal de um furúnculo no ânus ou em outras regiões do corpo.

O furúnculo, como eu disse no início do texto, tende a se resolver quando é drenado. Entretanto, um abscesso pode ter evoluído para um quadro chamado de fístula perianal.

Fístula perianal

A fístula perianal é uma comunicação anormal que liga a parte interna do ânus à parte externa. A fístula costuma ser resultado de um abscesso perianal que drenou o pus e criou esse “caminho”, que é o percurso que o pus fez.

Por ser resultado de um abscesso, a fístula pode ser manter aberta por anos drenando o pus que está sendo produzido constantemente. Assim, o tratamento para uma fístula perianal é cirúrgico e pode ser feito por um médico coloproctologista.

Sendo assim, caso perceba o aparecimento de uma bolinha na região anal, sinta a região mais sensível, dolorida e avermelhada ou verifique a presença de pus na região, busque atendimento médico.

O quanto antes o tratamento para abscesso for feito, menos chances temos do quadro evoluir para uma Gangrena de Fournier ou uma fístula perianal.

Se você busca um atendimento presencial em São Paulo ou Belo Horizonte, entre em contato e agende sua consulta!