Olá! Hoje aqui no blog falaremos sobre as novidades no tratamento para hemorroidas, afinal, todos os anos busco atualizar vocês sobre os novos tratamentos que vem surgindo.  As hemorroidas são uma condição que afeta muitas pessoas, causando desconforto e, em alguns casos, complicações mais graves.

No entanto, com as orientações corretas e mudanças no estilo de vida, é possível melhorar significativamente os sintomas. Vou explicar como hábitos saudáveis podem influenciar positivamente na saúde da sua região anal e quais são os tratamentos disponíveis, tanto em consultório quanto cirúrgicos.

Cuidados diários e mudanças de hábito

Em primeiro lugar, é essencial entender que as mudanças no estilo de vida  e o bom funcionamento intestinal desempenham um papel fundamental no manejo das hemorroidas. Quando o intestino funciona bem, há menos risco de causar traumas na região ao evacuar.

Dessa forma, ter um bom funcionamento intestinal significa conseguir ir ao banheiro sem precisar fazer muito esforço. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário evacuar todos os dias ou várias vezes ao dia, mas é importante que, nas idas ao banheiro, as fezes tenham uma consistência pastosa e que sua saída não machuque a região do ânus.

Para alcançar esse objetivo, algumas medidas são fundamentais:

• Manter uma alimentação adequada, rica em fibras e com uma ingestão adequada de líquidos.
  • Evitar alimentos que podem causar inflamação, como refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos industrializados e ultraprocessados, embutidos, frituras.
  • Evitar o excesso de carboidratos simples, como doces, massas, pães e bolos.
  • É importante incluir fibras na dieta, como verduras, frutas com casca, laranja com bagaço e mamão, que ajudam no bom funcionamento intestinal.

Atenção: não se trata de eliminar esses alimentos completamente da dieta, mas de os consumir com moderação.

Esse cuidado é básico e deveria ser seguido por todos, não apenas por quem sofre de hemorroidas.

Tratamento para hemorroidas disponíveis

Agora, para falar sobre  tratamento para hemorroida, vamos relembrar suas classificações, que variam de grau, do grau 1 ao grau 4. As hemorroidas de grau 1 são aquelas que ficam dentro do ânus e não saem. Já as de grau 4 são aquelas que permanecem fora do ânus. O grau da hemorroida determina quais opções de tratamento para hemorroida são mais adequadas.

Para hemorroidas de grau 1 a 3, há várias opções de tratamentos realizados em consultório. Veja:

Ligadura elástica

Na ligadura elástica, um anel elástico é colocado para estrangular a hemorroida, fazendo com que ela seque e caia. Esse é um procedimento minimamente invasivo, geralmente com pouco desconforto e excelentes resultados. No entanto, a ligadura elástica não é adequada para todos os tipos de hemorroidas, sendo mais eficaz para graus até 3 e para alguns casos selecionados de grau 4.

Aplicação de substâncias

Existem outras opções de tratamento para hemorroida em consultório, como a aplicação de substâncias para escleroterapia, crioterapia e uso de infravermelho. Esses métodos têm eficácia semelhante e podem ser alternativas válidas dependendo do caso.

Para hemorroidas que não respondem bem aos tratamentos de consultório ou que são mais graves (geralmente grau 4), a opção é o tratamento para hemorroida cirúrgico. Há várias técnicas cirúrgicas disponíveis, incluindo as mais modernas, como o uso de laser, que tem sido uma novidade promissora nesse campo.

Cirurgia de hemorroida a laser

Temos duas opções principais na cirurgia de hemorroida a laser: o laser cortante e o laser de diodo. No procedimento, podemos combinar a ligadura dos vasos sanguíneos com o uso de laser para destruir o tecido hemorroidário de forma mais precisa. O laser de diodo, por exemplo, utiliza uma fibra óptica para emitir energia que causa a coagulação dos vasos, promovendo a cicatrização do tecido com menos trauma.

Outros avanços no tratamento para hemorroidas

Apesar da eficácia das técnicas tradicionais, muitos pacientes perguntam: “Mas, as hemorroidas voltam?” Na verdade, a recorrência após essas cirurgias é rara. Entretanto, o campo da proctologia está sempre em evolução, e hoje temos novas técnicas que minimizam o desconforto e melhoram o processo de recuperação.

THD

Uma dessas novidades é a técnica THD (Desarterialização Hemorroidária Transanal). Nesta técnica, identificamos os vasos sanguíneos que alimentam a hemorroida e os ligamos, interrompendo o fluxo de sangue e fazendo com que a hemorroida murche. No entanto, apenas ligar o vaso pode não ser suficiente, pois o tecido hemorroidário permanece no local. Por isso, associamos essa técnica a uma hemorroidopexia, que consiste em fixar o tecido remanescente de volta à sua posição anatômica original, sem o remover. Essa abordagem é considerada mais anatômica e causa menos dor no pós-operatório.

Um avanço interessante na técnica THD é a possibilidade de realizar o procedimento sem o uso do Doppler, que é tradicionalmente usado para identificar os vasos sanguíneos que precisam ser ligados. Em vez disso, o cirurgião pode utilizar o toque digital para localizar os vasos, guiando-se pela anatomia do paciente. Esta técnica adaptativa pode ser tão eficaz quanto o uso do Doppler e tem a vantagem de reduzir os custos, já que não há necessidade de equipamentos adicionais.

Rafaelo

Outra técnica inovadora é a técnica Rafaelo, que utiliza radiofrequência para tratar as hemorroidas. Além disso, algumas técnicas utilizam grampeadores para reposicionar o tecido e reduzir o prolapso hemorroidário, proporcionando um alívio rápido dos sintomas.

Comece seu tratamento para hemorroida

Essas novas técnicas cirúrgicas oferecem menos dor no pós-operatório, uma recuperação mais rápida e resultados tão eficazes quanto as técnicas tradicionais. No entanto, a escolha do tratamento para hemorroida ideal deve ser feita após uma avaliação cuidadosa do seu caso específico, levando em consideração o grau das hemorroidas e outros fatores de saúde.

Se você ou alguém que você conheça está lidando com sintomas de hemorroida, entre em contato comigo! Juntos vamos recuperar seu bem-estar e qualidade de vida.