Se você está lidando com as hemorroidas, com certeza já deve ter buscado um tratamento para hemorroida sem cirurgia, não é? Além disso, certamente você já buscou sobre cirurgia de hemorroida e se assustou com alguns resultados, o que te fez pensar em um tratamento não cirúrgico. Se você se identificou com essa situação, esse conteúdo é para você. Continue lendo!

O que é hemorroida?

Primeiramente, vamos entender o que é hemorroida. As hemorroidas são uma doença benigna, além disso, são vasinhos de sangue localizados na região anal.

Entretanto, em algumas pessoas, esses vasos começam a perder sustentação e, ao ir ao banheiro, eles tendem a sair pelo ânus. Após a evacuação, esses vasos podem voltar ao lugar ou mesmo ficar para fora, dependendo da complexidade do quadro.  

Ou seja, podemos definir que o que é hemorroida como o excesso de tecido de vasos de sangue na região do ânus.

Além disso, vale a pena citar um quadro chamado trombose hemorroidária. A trombose hemorroidária costuma se caracterizar como uma bolinha arroxeada e dolorida na região do ânus. Geralmente, esse quadro se resolve sozinho dentro de alguns dias, e não causa maiores complicações.

Entender as diferenças entre hemorroidas e a trombose hemorroidária é o primeiro passo para identificar qual o melhor tratamento para hemorroida. Inclusive avaliar a necessidade de uma cirurgia de hemorroida.

Um tratamento para hemorroida pode evitar a cirurgia?

Se você está nesse conteúdo, certamente é porque está buscando um tratamento não cirúrgico para hemorroida. Entretanto, caso você esteja sofrendo com os sintomas de hemorroida no dia a dia, como o tecido descendo e saindo do ânus, sangramento ou coceira, existem grandes chances de você precisar de uma cirurgia de hemorroida.

Apesar disso, é possível, com algumas ações do dia a dia, provocar uma melhora dos sintomas para, assim, evitar uma cirurgia de hemorroida.

5 práticas que te ajudam a evitar a cirurgia de hemorroida

  1. Agredir menos a região: o primeiro passo para aliviar os sintomas é agredir menos a região anal. Assim, o ideal é que, no momento de ir ao banheiro, você não passe muito tempo assentado e faça menos força. Assim, você evita que o tecido aumente de volume e saia pelo ânus.
  2. Mudanças nos hábitos alimentares: para agredir menos a região do ânus, mudar a alimentação é fundamental. Por isso, busque beber bastante água ao longo do dia, de maneira regular. A água, em conjunto com as fibras de frutas, vegetais e grãos, ajuda a melhorar a consistência das fezes e o trânsito intestinal. Isso evita que você faça muita força para evacuar, além de deixar as fezes mais macias, não machucando a região quando elas saem.
  3. Faça atividades físicas: se você me acompanha, já deve estar cansado de me ver falar sobre isso. Entretanto, a prática regular de exercícios ajuda a movimentação intestinal e facilita a cicatrização de cortes. Assim, você pode evitar uma cirurgia de hemorroida. Dessa forma, exercícios aeróbicos, como caminhadas, são uma boa opção.
  4. Evacuar na posição correta: e se eu te disser que você provavelmente você está evacuando na posição errada? Isso pode dificultar a saída as fezes, te levando a fazer mais força e passar mais tempo assentado no vaso. O ideal é se assentar para evacuar com um apoio nos pés, ficando “agachado” e elevando sua altura. Assim, as fezes tendem a sair com mais facilidade e você consegue limpar seu intestino. Mas atenção: não se suba no vaso sanitário! Essa prática é perigosa e pode causar acidentes graves.
  5. Evite trauma local na hora da limpeza: a maioria de nós foi ensinada a usar o papel higiênico para fazer a limpeza anal, certo? Entretanto, essa prática não é adequada para a maioria das pessoas, já que o atrito do papel pode causar danos à região. Assim, se possível, se limpe com o chuveirinho do banheiro ou use lenços umedecidos sem álcool.

Você pode ter lido essa lista e estar pensando “Eu faço tudo isso e, ainda assim, sofro com os sintomas de hemorroida.” Bem, se esse é seu caso, pode ser que você tenha a necessidade de realizar algum tratamento para hemorroida.

Tratamento para hemorroida sem cirurgia

Um tratamento para hemorroida pode ser feito com pomadas e algumas medicações, desde que seja orientado por um profissional.

Digo isso porque nem toda pomada é indicada e pode ser usara em qualquer quadro de hemorroida. O frequente de algumas pomadas pode causar o afilamento da pele da região, causando atrofia e aumentando as chances de piora dos sintomas de hemorroida.

As medicações também podem ser usadas para diminuir o inchaço, mas de maneira pontual e ponderada. Elas, em muitos casos, serão usadas em quadros de inflamação ou como uma ponte para a cirurgia.

Além disso, temos a possibilidade de realizar um tratamento para hemorroida em consultório médico. A ligadura elástica, por exemplo, é feita em consultório médico e consiste na colocação de um elástico na hemorroida, para cessar a irrigação sanguínea no local e, dessa forma, deixar de alimentar as hemorroidas.

O uso dessa técnica depende nas características do paciente e o médico proctologista vai avaliar caso a caso. Quer saber mais sobre essa e outras técnicas? Continue me acompanhando nas redes!

E, caso queira um atendimento personalizado, agende sua consulta em Belo Horizonte ou São Paulo.