Na medicina, atualmente, temos diversas opções de tratamentos para hemorroida minimamente invasivos. Esses tipos de tratamentos são a minha especialidade e, por isso, hoje falei um pouco mais sobre um deles: a ligadura elástica – a ligadura de hemorroidas. Vamos lá?

Apesar de esse ser um dos tratamentos para hemorroida minimamente invasivos, sempre que falo dele em minhas redes sociais, recebo o depoimento de algumas pessoas relatando terem sentido dor durante o procedimento.

A dúvida de muitos de vocês é se o procedimento realmente deveria doer e o que pode, afinal, causar essa dor. Para entender isso bem, vou explicar melhor como é o procedimento da ligadura elástica.

Ligadura elástica – como é feita?

Na ligadura elástica, nós “puxamos” a hemorroida e a envolvemos sua base com uma borracha, semelhante àquelas gominhas de aparelho ortodôntico coloridas.

Essa borrachinha é responsável por cortar a circulação sanguínea que alimenta a hemorroida. Assim, o tecido que ficou preso vai morrer e, em seguida, cair. Dessa forma, a borrachinha também cai com o tempo.

Após essa queda da ligadura de hemorroidas, uma ferida se forma na região onde estava a hemorroida e, com o tempo, vai cicatrizar.

Apesar de ser um processo simples, a ligadura elástica não pode ser realizada em todos os tipos de hemorroida. Veja.

Quando devemos ou não fazer a ligadura elástica

Como vocês sabem, existe a hemorroida interna e hemorroida externa, e elas recebem esse nome devido à sua localização. Além disso, a hemorroida interna e externa tem sensibilidades diferentes e, por isso, os tipos de tratamento para as duas são diferentes.

A sensibilidade da hemorroida interna parece com a do intestino. Para você entender melhor, vou dar um exemplo: se você já teve alguma cólica ou qualquer mal-estar nessa região, certamente observou que é difícil apontar com precisão a origem da dor, correto?

É assim que sentimos as dores relacionadas com as hemorroidas internas e, por isso, podemos fazer uma ligadura elástica. A sensibilidade da região é apenas uma das diferenças entre hemorroidas externas e internas, por isso, caso você ainda não conheça todas as diferenças entre os tipos de hemorroida, você pode ler mais sobre clicando aqui.

Bem, como disse acima, esses dois tipos de hemorroida tem sensibilidades diferentes e, por isso, a indicação é que a ligadura elástica seja feita somente em casos de hemorroida interna.

Geralmente, não utilizamos a ligadura de hemorroida para tratar hemorroidas externas, já que isso pode causar muita dor ao paciente. Porém, existem casos de hemorroidas mistas, onde a transição de uma hemorroida interna para a externa já é um local de grande sensibilidade.

Assim, no caso de hemorroidas mistas, quando inserimos a borracha da ligadura elástica, é possível que o paciente sinta algum desconforto, caso a borracha tenha contato com a área de transição.

O que é esperado sentir no após o procedimento?

Como estamos falando de dor, volto a deixar claro que cada pessoa sente as coisas de uma forma. A região do ânus é muito sensível, de fato, mas cada pessoa sente a dor de uma maneira diferente.

Por que estou falando isso? Bem, para você saber o que esperar ou não após seu procedimento de ligadura de hemorroida, eu preciso que você tenha em mente que, o que algumas pessoas vão considerar uma experiência dolorida, para outras será apenas um desconforto.

Vamos aos sintomas que podem surgir:

1. Sensação de irritação e tração;
2. Desconforto mal localizado;
3. Sensação parecida com uma vontade de ir ao banheiro;
4. Sensação de estarem apertando a região.

Todas essas sensações são consideradas comuns após o paciente fazer uma ligadura elástica, mas, como disse acima, algumas pessoas vão sentir dor e não apenas um desconforto. Veja agora razões que podem causar dor na região.

Processos que podem causar dor no pós de ligadura de hemorroida

A alteração do fluxo sanguíneo na região pode causar uma trombose hemorroidária. A trombose hemorroidária é a tão conhecida crise de hemorroida e, embora não seja a evolução mais comum, pode ocorrer.

Além disso, a trombose hemorroidária pode acontecer após intervenções cirúrgicas que alteram o fluxo sanguíneo na região.

Entretanto, mesmo que o paciente sinta um pouco a mais de dor, esse processo não compromete a eficácia da ligadura elástica.

Assim, a ligadura continua sendo, no geral, um tratamento para hemorroida que apresenta um excelente pós-operatório, com uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, se comparada às cirurgias tradicionais.

Portanto, se você não deseja fazer um tratamento para hemorroida que envolva uma intervenção cirúrgica, converse com seu médico ou entre em contato comigo! Vamos avaliar seu caso e entender se a ligadura elástica é para você!