A hemorroida saiu, será devo empurrar a hemorroida de volta, já que é onde ela deveria estar? Bem, a verdade é que existem diferentes tipos de hemorroida, como a hemorroida interna e a hemorroida externa, e também diferentes graus de hemorroida. Tudo isso influencia no local onde a hemorroida deveria estar. Vamos ver mais sobre isso? 

Hemorroida interna e hemorroida externa, qual a diferença?

Para entender melhor onde a hemorroida deveria estar, precisamos entender qual o seu tipo e suas características. 

A hemorroida interna é um excesso de tecido que fica dentro do canal anal, e são cobertas por uma mucosa. Esse tipo de hemorroida está localizada acima da linha pectínea, e tem uma sensibilidade semelhante à do intestino, ou seja, não apresenta muita dor ao ser apertada. 

Em alguns casos, a hemorroida interna pode crescer a ponto de sair do ânus e ficar exposta, mas não se engane, isso não a torna uma hemorroida externa. Uma hemorroida interna que cresceu demais e saiu, passa a se chamar hemorroida interna prolapsada.

Uma hemorroida interna prolapsada é aquela que conhecemos como hemorroida grau 2, hemorroida grau 3 e hemorroida grau 4. Cada um desses tipos tem suas características próprias. 

A hemorroida externa está localizada abaixo da linha pectínea é está recoberta por um tecido de pele, ou tecido de transição. Assim, a hemorroida externa tem uma sensibilidade mais parecida com a da pele. Ou seja, se você a apertar, sentirá dor. 

Como identificar o grau das hemorroidas?

Como falei acima, as hemorroidas podem ser divididas em grau 1, 2, 3 e 4. Vamos entender as características de cada uma? 

Hemorroida grau 1: são hemorroidas que ficam dentro do canal anal, que podem inchar e aumentar de tamanho, mas não saem pelo ânus.

Hemorroida grau 2: são hemorroidas que saem pelo ânus quando a pessoa faz força, mas que volta para dentro assim que a força cessa. 

Hemorroida grau 3: são hemorroidas que saem pelo ânus, mas não voltam sozinhas. Nesse caso, o ideal é voltar com a hemorroida para dentro, mas nem todas as pessoas conseguem empurrar, já que esse processo pode causar dor.

Hemorroida grau 4: são hemorroidas que saíram que não voltam mais para dentro do ânus, mesmo com a tentativa de empurrar. Assim, ela é constantemente agredida pelas roupas ou pelos, o que pode levar à produção de muco e sangramento na região.

Assim, podemos concluir que, das nomenclaturas, é possível que em alguns casos, a hemorroida interna esteja para fora do ânus e a hemorroida externa para dentro. Por isso, é necessário um médico para avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento para hemorroida

Tratamento para hemorroida, devo empurrar a hemorroida?

A hemorroida interna, devido o seu tipo de sensibilidade, nos dá a possibilidade de realizar um tratamento em consultório. A ligadura elástica ou a escleroterapia são opções de tratamento. 

Por outro lado, a hemorroida externa, também pelo tipo de sensibilidade apresentada, geralmente, necessita de uma intervenção cirúrgica. 

Mas, o que isso tem a ver com empurrar ou não a hemorroida para dentro? 

Bem, a hemorroida interna, por ser recoberta por uma mucosa, o mais indicado é que ele fique para dentro do ânus. Isso porque, quando a mucosa está em contato com a roupa ou pelos, gera uma inflamação no local. 

Por outro lado, a hemorroida externa, por ser coberta por pele, está mais adaptada para ficar do lado de fora, mesmo que na parte inferior do canal anal. Assim, empurrar a hemorroida externa para dentro do canal anal não é aconselhável, já que o ambiente interno é hostil para ela. 

É por isso que, em muitos casos, o paciente pode empurrar a hemorroida para dentro do canal anal e mesmo assim ela volta para fora. Além disso, em muitos casos o paciente pode ter hemorroidas mistas, ou seja, hemorroidas internas e externas. Por isso, o indicado é que ocorra uma consulta médica para diagnóstico correto do tipo de hemorroida e, caso necessário, um tratamento se inicie.