Você sabia que existem, pelo menos, 14 tipos de tratamento para hemorroida? Se você tem medo de realizar um procedimento cirúrgico, ou não se sente seguro com uma técnica tradicional, hoje falarei sobre outras opções de tratamento. Lembrando que, para decidir o tipo de tratamento para hemorroida mais indicado para seu caso, é necessário conversar com seu médico e escolher qual a cirurgia de hemorroida é a ideal. Confira a lista!
Cirurgia de hemorroida – Técnicas convencionais
Nas técnicas tradicionais, os mamilos hemorroidários são retirados e a ferida feita pode ou não ser fechada. Dessa forma, existem as técnicas de cirurgia aberta, fechada e semi-fechada. Em alguns casos, a ferida é mantida aberta ou semi-fechada devido às possibilidades do desenvolvimento de estenose anal ou plicomas, embora as chances dos desenvolvimentos desses quadros sejam baixas.
Vamos agora falar de outras técnicas de tratamento para hemorroida.
Tratamento para hemorroida em consultório
Ligadura elástica
Na ligadura elástica, um elástico é amarrado na base da hemorroida. Dessa forma, o fluxo de sangue que alimenta aquele vaso é comprometido e ocorre uma isquemia, que é a diminuição ou interrompimento total da irrigação de sangue no local. Dessa forma, ocorre uma necrose do tecido e, em seguida, ele cai. A maioria das pessoas não se queixam de dor ao realizar a ligadura elástica e, além disso, a recuperação desse procedimento é bem rápida. A ligadura elástica, em alguns casos, vai demandar mais de uma sessão até que o quadro de hemorroidas seja completamente resolvido.
Escleroterapia
Nesse procedimento realizamos a inserção de uma solução na hemorroida (geralmente uma solução de fenol) e isso faz com que o tecido sofra uma necrose.
Infravermelho
Assim como nos procedimentos acima, o princípio do infravermelho é causar uma necrose na região, o que leva a cicatrização no local.
Tratamentos em centros cirúrgicos
Todas as técnicas a seguir, em geral, são utilizadas no tratamento de hemorroidas internas.
THD
Nessa técnica de cirurgia de hemorroida, utilizamos um anuscópio para localizar o vaso de sangue que alimenta a hemorroida e, em seguida, damos um ponto no vaso, cortando o fluxo sanguíneo no local. Além disso, também é possível realizar uma sutura na hemorroida a reposicionando na região.
Grampeador/PPH
No PPH, realizamos a introdução de um anuscópio, dar pontos nas hemorroidas e, em seguida, introduzir o grampeador. Com ele, é feita uma a retirada de uma faixa circunferencial da hemorroida, fixando as hemorroidas internas. Nesse tipo de intervenção, geralmente a recuperação apresenta pouca dor, mas é importante ressaltar que a técnica não é isenta de complicações.
Rafaelo
Essa técnica é usada para tratar hemorroidas internas. Nela, introduzimos na hemorroida uma agulha que emite ondas de radiofrequência, causando uma lesão do tecido e levando a uma necrose. No geral, a recuperação do Rafaelo costuma ser menos dolorosa.
Tratamentos em centros cirúrgicos – Hemorroidas externas
Existem dois tipos de tratamento para hemorroida a laser, o laser de C02, que é usado em cirurgias de hemorroida tradicionais, onde a hemorroida é retirada pelo laser. Além deste tipo, temos a possibilidade de usar o laser de fibra, confira como ele funciona:
Laser de fibra
Neste tipo de cirurgia de hemorroida, introduzimos o laser na hemorroida e ele queima o tecido de forma radial. Assim, a cauterização é feita enquanto puxamos o laser para fora, através da cavidade usada para inseri-lo na hemorroida. Também é possível associar o laser ao uso de um doppler, que auxilia a localizar o vaso de sangue.
Pinças de energia
Neste tipo de tratamento para hemorroida, é feita uma incisão de pele abaixo das hemorroidas, assim, passamos a pinça por essa região e pinçamos a hemorroida. Esse procedimento tem apresentado ótimos resultados durante a recuperação e redução de recidivas.
- Pinça Bipolar: neste tratamento, pinçamos a hemorroida e, enquanto os tecidos estão em contato, a pinça emite energia elétrica. Dessa forma, o tecido é selado.
- Pinça Ultrassônica: o processo é semelhante ao da pinça bipolar. A diferença está no tipo de emissão: a pinça bipolar vibra e produz energia para selar os vasos.
Embolização
Nessa técnica de tratamento para hemorroida, é inserido um cateter dentro dos vasos sanguíneos e a intervenção é feita lá. São inseridas pequenas molinhas para obstruir o vaso de sangue e cortar o fluxo que irriga a hemorroida. Essa técnica, geralmente, é indicada para o paciente que apresenta muito sangramento na região. Um de seus benefícios é apresentar pouca dor.
Bem, esses foram os 14 tipos de tratamento para hemorroida e cirurgia de hemorroida! Espero ter apresentado novas opções e aliviar o medo de uma intervenção cirúrgica. Mas lembre-se: consulte sempre seu médico proctologista, ele irá orientar qual o melhor tratamento para seu caso.
0 comentários