O Câncer colorretal é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA. Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre prevenção do câncer colorretal, câncer no reto e quais os sintomas do câncer colorretal. Vamos lá?

Quando falamos de doenças, é comum buscar entender quais seus sintomas. Sendo assim, muitas pessoas buscam saber quais os sintomas do câncer colorretal, entretanto, cerca de 70% das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Portanto, o indicado é que seja feito um rastreamento da doença, em pessoas com 45 anos ou mais. Por outro lado, cerca de 30% das pessoas apresentam sintomas, falarei mais sobre eles:

Quais os sintomas do câncer colorretal?

Os sintomas de câncer no reto ou câncer colorretal, muitas vezes, podem ser confundidos com sintomas de outras doenças. Isso porque são sintomas comuns, entretanto, os sintomas a seguir são sintomas de alerta, portanto deem ser investigados o mais rápido possível. Confira:

  • Alteração do ritmo intestinal: ir ao banheiro várias vezes ao dia e, de repente, reduzir a frequência. Ou mesmo o oposto, ir poucas vezes ao banheiro e ter um aumento repentino, sem que haja mudanças na alimentação ou outros hábitos, pode ser um sinal de câncer no intestino.
  • Presença de muco visível nas fezes: já falei sobre esse tema aqui no blog. O muco nas fezes, quando em grandes quantidades, pode ser sinal de que o intestino está sofrendo com “agressões”, que podem ser causadas por disbioses, alterações na flora intestinal, pólipos ou o câncer no intestino.
  • Sangue nas fezes: nenhum sangramento na região é normal e sempre deve ser investigado. O sangue com uma colocação mais escura, como uma borra de café, tem mais possibilidade de vir do intestino e indicar um câncer no intestino.
  • Dor abdominal: alguns pacientes podem apresentar dores no abdômen, entretanto, é uma dor difusa, difícil de localizar com exatidão de onde parte. Em alguns casos, a dor pode vir acompanhada da dificuldade da passagem das fezes. Isso acontece, pois câncer no intestino pode obstruir a passagem intestinal, causando cólicas.

Quando falamos de sintomas de câncer, é importante ressaltar que, dependendo da área acometida, sendo, por exemplo, um câncer de cólon ou câncer no reto, o padrão de dor e de sintomas pode variar. Entenda:

Câncer colorretal e seus sintomas de acordo com a região

  • Câncer de cólon: este é o tipo de câncer que, geralmente, apresenta menos sintomas. Isso ocorre por a região ser mais ampla, e o tumor não obstrui completamente a passagem das fezes. Além disso, por as fezes ainda terem um grande trajeto a percorrer, o câncer de cólon não afeta tanto o seu formato e consistência.
  • Câncer no reto: nessa região, os sintomas costumam afetar os aspectos das fezes e podem ser percebidos mais facilmente.

É justamente pela dificuldade em reconhecer os sintomas, já que 70% dos pacientes não apresentam nenhum, que realizar o rastreamento é importante. Como disse anteriormente, homens e mulheres com mais de 45 anos, com ou sem histórico familiar, devem realizar o exame. O câncer colorretal apresenta uma alta taxa de cura, aproximadamente 95%, quando diagnosticado na fase inicial.

Por isso, se você tem sintomas, doenças inflamatórias intestinais ou histórico familiar positivo, marque uma consulta e realize os exames. Quanto antes o diagnóstico for feito, mais chances de cura, não deixe de cuidar de você!