Certamente você já precisou buscar um banheiro logo após tomar aquele cafezinho pós-almoço, ou mesmo no cafe da manhã. Muitas pessoas acham que esse é um processo do intestino solto, mas, na verdade, essa vontade de evacuar logo após uma alimentação se chama reflexo gastrocólico.

O reflexo gastrocólico ocorre da seguinte forma: quando comemos algo e o alimento chega ao estômago, o estômago manda sinais ao intestino para estimular o movimento intestinal. É por isso que muitas pessoas têm o hábito de ir ao banheiro logo após as refeições. 

O reflexo gastrocólico é um processo comum, entretanto pode ocorrer exageradamente em algumas pessoas. Alguns hábitos de vida e alimentação podem contribuir para um reflexo gastrocólico em excesso. Vamos ver alguns desses motivos a seguir: 

O que pode causar o reflexo gastrocólico em excesso? 

Como eu disse acima, alguns alimentos podem causar o reflexo gastrocólico em excesso, e aqui está uma lista com os alimentos mais comuns: 

Café
A cafeína estimula o movimento intestinal, levando a uma aceleração, o que causa uma vontade de evacuar. 

Álcool
Em algumas pessoas, o álcool, ao entrar em contato com as mucosas do intestino ou estômago, causa uma aceleração. Isso faz com que a pessoa tenha vontade de evacuar, causando até quadros de diarreia. 

Além disso, o álcool inibe a quebra da histamina, e isso pode afetar as idas ao banheiro. Falei aqui no blog recentemente sobre a intolerância à histamina, você pode ler mais clicando aqui

Bem, em resumo, quando uma pessoa intolerante à histamina ingere muito álcool, o álcool diminui a quebra da histamina. Além disso, acelera o movimento intestinal, ou seja, o reflexo gastrocólico, podendo causar diarreia. 

Pimenta 
Para algumas pessoas, a pimenta é um potente estímulo para soltar o intestino. Ela é um potente irritativo do intestino, e pode levar a um quadro de urgência, sensação de evacuação incompleta, quadros de tenesmo e irritação da mucosa retal. 

Isso causa um aumento na velocidade do movimento intestinal, e um aumento do desejo evacuatório. Em algumas pessoas vai se manifestar como uma diarreia, enquanto em outras vai ser somente um desejo de ir ao banheiro. 

É importante ressaltar que esses são apenas alguns dos alimentos que podem provocar um movimento intestinal acelerado, causando um reflexo gastrocólico em excesso. Intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose, também podem desencadear esse processo.

Outros hábitos que estimulam o movimento intestinal

Além da alimentação, outros hábitos estimulam um movimento intestinal acelerado. Entre eles estão:

Tabagismo 
O cigarro, além de trazer diversos malefícios à saúde, também pode estimular a movimentação intestinal. 

O cigarro é um produto altamente cancerígeno, que pode causar e agravar inúmeros outros problemas de saúde, como inflamações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão. 

Sendo assim, o tabaco não é, nem de longe, a melhor opção para deixar seu intestino solto. Entretanto, caso você fume, certamente já deve ter vivenciado uma situação de urgência para evacuar. 

Cirurgia de vesícula 
A vesícula biliar tem um papel importante durante nossa alimentação. A vesícula solta a bile em nosso intestino em sincronia com os alimentos que ingerimos. 

A função da bile é dissolver a gordura e facilitar a digestão e absorção de gordura. Entretanto, quem já passou por uma cirurgia de vesícula e a retira, precisa lidar com a bile caindo constantemente no intestino, o que leva a uma inflamação intestinal de baixo grau. 

Assim, algumas pessoas que retiraram a vesícula, ao ter qualquer tipo de alimentação, sofrem com o reflexo gastrocólico em excesso, é como se o intestino estivesse sempre pronto para movimentar. 

Além disso, quem já fez uma cirurgia de vesícula pode ter outro agravante. Como mencionei acima, a bile deve cair sincronizada com a alimentação. 

Entretanto, como a bile passa a entrar no estômago de forma contínua, quando chega uma grande quantidade de alimentos, não há bile o bastante para fazer a digestão de toda a gordura. Dessa forma, há uma aceleração no intestino, porque a gordura não é absorvida corretamente. 

Dessa forma, a pessoa passa a ter fezes amareladas, gordurosas e espumando.

Cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica, em muitos casos, encurta o intestino do paciente. Então, qualquer alimento, principalmente os mencionados no início do texto, podem levar a uma urgência evacuatória. 

Bem, esses foram alguns hábitos, alimentos e condições que podem mudar o hábito intestinal de uma pessoa. Se você  suspeita estar lidando com um reflexo gastrocólico exagerado, entre em contato comigo e juntos vamos recuperar seu bem-estar e qualidade de vida!