Quem lida com a diverticulite sabe que, nem sempre, será possível comer todo tipo de alimento e, muitas vezes, será preciso seguir uma dieta para diverticulite, não é? Por isso, hoje falarei sobre como a doença pode se desenvolver, a dieta para diverticulite e os tratamentos para diverticulite. Vamos lá?

Bem, a diverticulite é uma inflamação do divertículo. Por sua vez, o divertículo é uma bolsinha que se forma na parede do intestino. O surgimento dos divertículos está muito ligado à dieta ocidentalizada, com o alto consumo de alimentos industrializados e a pouca prática de atividades físicas.

Além disso, a tendência no histórico familiar e o intestino preso também influenciam no aparecimento de divertículos. Quando uma pessoa se alimenta mal, ou tem o intestino preso, a pressão no intestino aumenta e, dessa forma, vão se criando compartimentos no intestino.

Na colonoscopia, é possível detectar os divertículos além de outras alterações como pólipos e câncer. Nem todas as pessoas que têm divertículos vão apresentar a diverticulite aguda. É possível conviver com divertículos sem que eles inflamem.

A diverticulite aguda se apresenta quando o divertículo inflama e, por consequência, desenvolve uma infecção no local.

E é justamente na fase da diverticulite aguda que os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Portanto, confira algumas possibilidades de dieta para diverticulite.

Dieta para diverticulite: o que comer?

Durante a fase aguda, o ideal é que a pessoa tenha uma alimentação mais leve, que seja mais fácil digerir. O clássico arroz com feijão é uma excelente combinação e pode ser associado a saladas e carnes com baixo teor de gordura saturada. Além disso, as fibras também devem estar presentes na dieta para diverticulite, mas não de forma exagerada.

Beber água e manter a hidratação também é super importante nesse processo. Para descobrir a quantidade ideal de água que você precisa diariamente, basta multiplicar seu peso por 30. Sendo assim, se você pesa 65KG a conta é: 65×30 = 1.950. Portanto, a quantidade de água indicada para seu consumo diário é de 1 litro e 950ml.

A prática de exercícios físicos também é super importante. Atualmente, a OMS recomenda que um adulto faça, no mínimo, 150 minutos de atividade física aeróbica moderada semanal.

Quando o paciente sai da fase da diverticulite aguda, vale a pena repensar a alimentação e adotar uma dieta mais saudável. Após a fase aguda, o indicado é aumentar a ingestão de fibra, comendo folhas e frutas com casca, como a maçã. Além disso, dê preferência aos alimentos integrais, como massa, pães e grãos.

Esse tipo de alimentação ajuda a diminuir a compartimentalização e a pressão no intestino, prevenindo inflamações. Seguir corretamente o tipo de alimentação para cada fase da doença auxilia nos tratamentos para diverticulite.

Tratamentos para diverticulite

Durante a diverticulite aguda, o tratamento costuma ser feito com antibióticos para combater a inflamação e as infecções. Entretanto, existem casos em que o grau de infecção está mais séria, o que demanda que o tratamento para diverticulite seja feito através de intervenções cirúrgicas.

Nesse caso, pode ser necessário que o paciente esteja em jejum e tenha suspendido a dieta para diverticulite, além de ter seguido corretamente a preparação para a cirurgia.

Ou seja, a diverticulite pode aparecer em qualquer pessoa, e é, de certo modo, comum. Por isso, é muito importante manter os cuidados necessários com a alimentação juntamente com a prática de exercícios físicos. Mas, além disso, o exame de colonoscopia pode ser recomendado para avaliar o cólon.

Todavia, caso você acabe tendo diverticulite aguda, não se preocupe, pois o tratamento é simples contanto que seja feito quanto antes.