Quem é o médico que faz colonoscopia? Seria a gastroenterologista, o proctologista ou existe um profissional endoscopista? Essas foram algumas das dúvidas que recebi nas redes sociais essa semana, e resolvi esclarecer para vocês. Afinal, qual o médico que faz colonoscopia? Vamos lá?  

Para começar, vamos falar mais sobre a colonoscopia. A colonoscopia é um exame endoscópico, que permite ver dentro do corpo humano, na região do cólon, no intestino grosso.  

Sabemos que quem trata, de maneira clínica, os problemas do intestino é o gastroenterologista, certo? Mas, por outro lado, quem trata de forma cirúrgica é o proctologista, então, ambas as especialidades poderiam fazer o exame, certo?  

Qual é o médico que faz colonoscopia 

Bem, no geral o gastroenterologista não possui formação básica para realizar esse tipo de exame, o que é comum nas formações acadêmicas brasileiras. Entretanto, é possível realizar um curso a parte para se tornar um endoscopista 

Sim, endoscopista é uma especialidade e o profissional endoscopista recebe o título de especialista em endoscopia. Assim, ele pode fazer endoscopia alta, endoscopia baixa ou enteroscopia.  

Por outro lado, por ser uma especialidade com uma abordagem mais cirúrgica, em muitas especializações médicas de proctologia, o profissional já faz uma especialização em colonoscopia. Portanto, muitos profissionais dessa área já se formam, podendo realizar colonoscopia e até endoscopia em alguns casos. 

Dessa forma, é possível que tanto um gastroenterologista, um endoscopista ou proctologista realizem uma colonoscopia, pois todos têm a base de conhecimento necessária para poder realizar esse exame.  

Quais os riscos da colonoscopia? 

Todo exame apresenta uma taxa de riscos, e com a colonoscopia não é diferente. A complicação mais temida da colonoscopia é a perfuração intestinal, o que, de fato, pode acontecer.  

Em caso de uma perfuração intestinal, é necessário que o tratamento seja iniciado o mais breve possível, e ele pode ser realizado durante a colonoscopia. Assim, é possível fechar os locais de perfuração. A necessidade de agir rapidamente é que o ar levado ao cólon começa a sair, dificultando o procedimento. 

Dessa forma, em muitos casos o tratamento para perfuração intestinal será cirúrgico. Na maioria das vezes, o profissional indicado para realizar essa ação é o proctologista, mas essa intervenção pode ser feita por outros profissionais.  

Por exemplo: caso a colonoscopia esteja sendo feita por um profissional que atua na área clínica, como geralmente é o caso dos gastroenterologistas, é necessário que o hospital ou clínica tenha uma equipe de referência para tratar eventuais complicações, como uma equipe de cirurgia geral. 

Bem, recapitulando: o médico que faz colonoscopia é um profissional que tenha formação na área de endoscopia e colonoscopia. Assim, na maioria das vezes, o médico que faz colonoscopia pode ser um gastroenterologista, um proctologista ou endoscopista. Além disso, o exame pode ser feito em clínicas e hospitais, desde que haja um centro de referência para realização de intervenção cirúrgica.