Sempre vejo comentários de vocês sobre o temido preparo para colonoscopia, muitos contando sobre a experiência com o exame, outros relatando nervosismo. Por isso, hoje falarei mais sobre o preparo para colonoscopia, sobre a dieta para colonoscopia e detalhes sobre o uso de laxante para colonoscopia 

A colonoscopia é um exame endoscópico no qual introduzimos o aparelho pelo ânus e avaliamos o intestino grosso e uma parte do intestino delgado. Sendo assim, o preparo para colonoscopia precisa ser realizado para limpar todo o intestino, retirando as fezes acumuladas, para facilitar a visualização da região.  

Para saber a qualidade do preparo, utilizamos a Escala de Boston. Utilizamos a Escala de Boston para dar uma nota de 0 a 3 para alguns segmentos do intestino e, ao final, somamos as notas. Dessa forma, a nota final fica entre 0 e 9, sendo 0 a pior nota, onde não é possível ver nada no intestino, impossibilitando a realização da colonoscopia. Por outro lado, a nota 9 é a melhor nota e significa que a visibilidade está boa para realizar o exame.  

É importante seguir todas as orientações para realizar o preparo para colonoscopia, pois sem a visibilidade adequada, existe o risco de não detectarmos a presença de pólipos e outras alterações no intestino.  

Tipos de preparo para colonoscopia  

Geralmente, o preparo para colonoscopia é feito com laxante para colonoscopia. Em muitos casos, se usa uma associação de laxantes, podendo ser laxantes irritativos ou laxantes osmóticos. O laxante para colonoscopia osmótico é utilizado em maior frequência, e podemos citar o manitol para colonoscopia como exemplo. Para esse tipo de laxante para colonoscopia funcionar corretamente, é necessário tomar uma dose adequada do laxante e ingerir bastante água.  

Em outros casos, quando mesclamos os laxantes irritativos com os osmóticos, a medicação puxa líquido para o intestino, amolecendo as fezes. No geral, todos os tipos de preparo demandam uma alta ingestão de líquido, seja junto com o laxante, ou após a sua ingestão.  

Por necessitar de uma grande ingestão de líquido, em geral, o preparo poderá ser feito por etapas. Assim, o paciente irá ingerir uma parte do preparo para colonoscopia na véspera e o restante no dia do exame – ou em casos de exames na parte da manhã, o restante do preparo será tomado na noite anterior à colonoscopia 

Vale ressaltar que, em alguns casos, mesmo seguindo o passo a passo, o preparo para colonoscopia, pode não estar adequado. Alguns fatores, como obesidade, cirrose, problemas hepáticos e renais, pacientes acamados ou idosos, influenciam para que o preparo para colonoscopia não ocorra da maneira adequada.  

Dieta para colonoscopia  

A ingestão de líquidos é extremamente importante para o preparo para colonoscopia, e faz parte da dieta para colonoscopia. A dieta para colonoscopia é uma dieta de baixo resíduos, ou seja, a alimentação deve ser focada em alimentos que não contribuam para a formação do bolo fecal.  

Dessa forma, os líquidos ingeridos durante a dieta de preparo devem ser transparentes. Os líquidos transparentes não têm partículas sólidas que serão parcialmente absorvidas. Sendo assim, o leite não deve ser consumido nesse processo. Além disso, o paciente deve evitar a ingestão de sucos ou bebidas coloridas na dieta para colonoscopia, principalmente de coloração vermelha, que pode ser confundida com sangue.  

Bem, esses foram alguns detalhes sobre o preparo para colonoscopia, dieta para colonoscopia e laxante para colonoscopia. Vale ressaltar que, cada paciente terá um preparo de acordo com suas particularidades e necessidades, e que todas as informações do texto não falam de nenhum preparo específico. Assim, sempre siga o preparo que seu médico orientou, realizando todos os processos necessários.