Você já ouviu falar em diverticulite? Hoje falaremos sobre o quadro, o que ele é, quais os sintomas de diverticulite e as possibilidades de tratamento, vamos lá? 

Divertículos e diverticulite

Para entender o que é diverticulite, precisamos conhecer os divertículos, pois a diverticulite é caracterizada pela inflamação dos divertículos no intestino. 

Ou seja, para ter diverticulite, a pessoa precisa ter divertículos. Mas nem todos nós temos divertículos, sabia? 

Os divertículos são “bolsinhas” que surgem em algumas pessoas. Elas estão localizadas no intestino grosso, que é onde as fezes são formadas.

O surgimento dos divertículos é mais comum em pessoas que tem um intestino que funciona de forma mais lenta. Assim, por ter um funcionamento mais devagar, a pressão dentro do intestino aumenta, o que causa mais gases e cria o ambiente ideal para o aparecimento das bolsinhas do divertículo. 

Além disso, o surgimento dos divertículos ocorrem onde já existe uma fraqueza maior da parede do intestino, que é onde entram os vasos de sangue. 

Assim, o divertículo tem apenas duas camadas: mucosa e submucosa, o que o torna mais fino e sensível, facilitando o trauma e ferimentos na região. 

As bolsinhas do divertículo acumulam fezes que, muitas vezes, ressecam durante o dia e causam microperfurações, que levam a inflamação ou infecção no local. 

Agora que você entendeu melhor o que são os divertículos, é preciso entender a diferença entre inflamação e infecção. 

Inflamação e infecção, entenda a diferença 

A inflamação é quando ocorre uma alteração na região, como mudança no fluxo sanguíneo ou liberação de substâncias. Isso causa dor e gera uma vermelhidão no local. 

A infecção tem as mesmas características da inflamação, mas, além disso, ocorre a proliferação de bactérias. 

O intestino grosso é a região do nosso corpo que tem a maior concentração de bactérias, o que facilita a infecção dos divertículos. 

Então, podemos dizer que o que é a diverticulite é a inflamação e infecção dos divertículos

Ter divertículos é ter diverticulite? 

Como eu disse acima no texto, para ter diverticulite é necessário ter divertículos. Entretanto, nem todas as pessoas que tem divertículos sofrerão com a inflamação e infecção deles.

A diverticulite é a infecção que ocorre nos divertículos, correto? Portanto, você pode ter sido diagnosticado com divertículos, mas se eles não estiverem em um processo infeccioso, você tem apenas um quadro chamado de diverticulose, que é a presença de divertículos. 

É comum que os pacientes fiquem confusos sobre seu quadro, principalmente após uma colonoscopia. Na colonoscopia é possível identificar a diverticulose, que é a presença dos divertículos.  

Sintomas de diverticulite

Os sintomas de diverticulite são muito parecidos com os sintomas da apendicite, mas se manifestam do lado esquerdo do corpo. 

Inicialmente, o paciente vai sentir uma dor vaga, mal localizada e que, com o passar do tempo, vai se localizar no lado esquerdo, no “pé” da barriga, ou seja, na parte baixa. 

Além disso, sintomas como náuseas, alteração do ritmo intestinal, distensão abdominal e mal-estar geral também são comuns. 

Tratamento para diverticulite

O primeiro sinal que a pessoa pode perceber é a dor, como mencionei acima. A dor pode durar alguns dias e, por isso, é preciso buscar um pronto atendimento.  

No pronto atendimento, o profissional responsável irá indicar uma internação ou um tratamento para ser feito em casa. É super importante se consultar logo que perceber a dor como persistente, assim você não corre o risco do quadro piorar e evoluir para uma condição mais grave. 

Entretanto, essa indicação de internação é só para quando o paciente apresenta um grau mais grave da diverticulite. Assim, a interna

Na maioria dos casos, o quadro é tratada em casa. Como se trata de uma infecção, o paciente é orientado a tomar antibióticos para controlar a proliferação bacteriana no local. 

A alimentação também é uma forte aliada no tratamento da diverticulite. O indicado é que o paciente evite alimentos pesados e gordurosos, focando em alimentos leves e que colaborem com o bom funcionamento intestinal. 

Além disso, a ingestão de água é indispensável! Como sempre digo, a água auxilia a digestão e a movimentação intestinal. 

Espero que esse conteúdo tenha esclarecido para vocês a diferença da diverticulite e diverticulose. Portanto, se você está sentindo uma dor persistente e de difícil localização, busque atendimento médico!