Vocês sempre me perguntam qual é a melhor pomada para hemorroida e eu sempre digo que “depende”, não é? Bem, hoje vou abordar esse assunto de uma forma diferente! Vamos lá?

Primeiramente, vou explicar por que costumo responder que a melhor pomada para hemorroida pode mudar a depender de cada quadro. Cada pomada para hemorroida vai interagir de uma forma diferente com o paciente, pois possui uma composição única, com diferentes ativos. E é desses ativos que falaremos hoje.

Como funciona a pomada para hemorroida

Para falarmos de ativos, preciso lembrar que as pomadas de hemorroida, em geral, não tem o intuito de curar uma hemorroida. As pomadas agem de forma sintomática, ou sejam, agem aliviando os sintomas de hemorroida, como a dor e o inchaço.

Entretanto, em casos de trombose hemorroidária – ou seja, uma crise de hemorroida -, algumas pomadas podem ajudar na resolução. Na trombose hemorroidária, é comum surgir um coágulo de sangue nas áreas ao redor do ânus, uma bolinha de sangue coagulado.

Dessa forma, confira os tipos de pomada para hemorroida mais indicados para uma crise de hemorroida

Qual a melhor pomada para hemorroida em cada quadro?

Anticoagulante
Uma forma de aliviar os sintomas de uma trombose hemorroidária é fazer com que o sangue presente no coágulo seja reabsorvido. Assim, uma pomada para hemorroida que contenha heparina em sua composição é uma boa indicação. A heparina é um anticoagulante e a pomada que contém esse componente em sua composição, geralmente, precisa ser manipulada.

Anestésico
Outro sintoma comum da trombose hemorroidária é a dor. Para esse tipo de quadro, creme que contém anestésico são uma boa indicação. Entretanto, o uso desse tipo de pomada deve ser feito com moderação: como a área fica anestesiada, o paciente pode não perceber ações do dia a dia que agridem a área, como roupas apertadas ou esforço para evacuar.

Além disso, é importante ter em mente que uma pomada para hemorroida com anestésico não acelera o processo de cicatrização, apenas alivia os sintomas. Por isso, se você tem uma hemorroida que já se estabeleceu, o indicado é buscar o tratamento de hemorroida mais indicado para seu caso.

Corticoides
Os corticoides são muito utilizados em pomadas e, certamente, você já teve contato com esse componente. Por exemplo: quando somos picados por um mosquito, o que causa dor e inchaço, e passamos uma pomada para aliviar os sintomas, certamente a pomada contém corticoide na composição.

Os corticoides aliviam essa sensação de irritação e coceira, já que eles diminuem a inflamação local. Por isso, é necessário ter muita atenção no uso desse tipo de pomada para hemorroida: a exposição prologada a corticoides pode causar dependência. Seu uso constante deixa a pele mais fina, o que a torna mais suscetível a trauma, o que piora os sintomas a longo prazo.

Vasoconstritores
Uma pomada com um componente vasoconstritor age fechando os vasos de sangue, diminuindo o fluxo sanguíneo na região. Assim, o inchaço e o sangramento diminuem também.

O uso contínuo desse tipo de pomada para hemorroida pode resultar num efeito contrário. Com o passar do tempo, o organismo vai entender que a circulação do sangue naquela região está comprometida, já que os vasos sanguíneos estão constantemente comprimidos e, dessa forma, pode passar a aumentar o fluxo de sangue, o que piora os sintomas de hemorroida.

Protetores de barreira
Esse tipo de pomada para hemorroida age de forma semelhante às pomadas que utilizamos nas assaduras de bebês. Elas formam uma barreira protetora na hemorroida, que pode ser com óxido de zinco ou lubrificantes. Essa barreira impede que a hemorroida entre em contato com as fezes ou até mesmo com as roupas, o que diminui o atrito e a irritação no local.

Como vocês puderam ver, a melhor pomada para hemorroida depende da sua composição e de qual quadro o paciente tem. Além disso, pomadas são para uso com tempo delimitado, não devendo ser usadas cronicamente. Se você tem um quadro de hemorroida que, mesmo com o uso de pomadas, não apresenta melhora, o indicado é que você busque atendimento médico para um diagnóstico correto. Além disso, o tratamento de hemorroida ideal para seu caso será indicado.