Você conhece a campanha da saúde relacionada ao mês de março? Não? Bem, em março acontece a campanha Março Azul Marinho, campanha de conscientização e prevenção sobre o câncer colorretal. Por isso, hoje preparei um conteúdo exclusivo sobre esse tema.

Todo esse texto é baseado no primeiro episódio do meu podcast no canal do YouTube, o qual converso com o coloproctologista e também meu irmão Dr. Bruno Giusti Werneck. Então, se você  quer ver o conteúdo na íntegra, basta clicar no vídeo acima.

O que é a campanha Março Azul Marinho?

A campanha Março Azul Marinho é um evento anual, como a campanha do Setembro Amarelo. Ela é feita em todo o mundo durante o mês de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer colorretal

O câncer colorretal – ou câncer de intestino – é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. De acordo com o com Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 41 mil novos casos em 2024. 

Como podemos ver recentemente nas mídias, celebridades como o Pelé e a Preta Gil enfrentaram casos de câncer, e isso trouxe ainda mais visibilidade à causa. Sendo assim, esse será um dos primeiros temas que irei abordar. 

Algumas pessoas já me revelaram ter a impressão de que os casos de câncer colorretal tem crescido ainda mais. De acordo com o Dr. Bruno, essa sensação pode se dever ao fato de que a população “está envelhecendo” e chegando à idade recomendada para iniciar os exames de rastreio. 

Além disso, hoje temos métodos diagnósticos modernos que nos permitem detectar alterações que podem evoluir para um câncer de intestino logo nos primeiros sinais. Outro ponto a destacar é o melhor aceso às informações e as campanhas de saúde, como a Março Azul Marinho. 

A campanha também alerta sobre a idade ideal para começar a realizar os exames de rastreio. Confira! 

Câncer colorretal, quando fazer exame de rastreio?

Ainda falando dos diagnósticos em famosos, não é impossível não lembrar a lamentar a morte do ator, diretor e roteirista norte-americano Chadwick Boseman. Aos 43 anos, o ator faleceu devido às complicações de um câncer de cólon, o que nos ascende um alerta.

Quando começar a fazer exames de rastreio? Bem, desde 2019 a American Cancer Society recomenda que o exame de rastreio seja feito por homens e mulheres com 45 anos ou mais. 

Entretanto, em alguns casos, a indicação é que o exame de rastreio seja feito ainda mais cedo. Se você tem histórico familiar de pai, mãe ou irmãos diagnosticados com o câncer colorretal, a indicação é que você comece a fazer o rastreio 10 anos antes da idade em que esse familiar foi diagnosticado. 

Por exemplo: se seu pai teve um diagnóstico de câncer de intestino aos 41 anos, o indicado é que você comece a fazer os exames de rastreio aos 31 anos. 

O exame de rastreio mais conhecido é a colonoscopia. Entretanto, em algumas situações a realização dela pode não ser possível, por isso existem alguns outros exames que podem ser indicados.

Colonoscopia e outros exames de rastreio

A campanha Março Azul Marinho também tem a função de informar sobre os exames de rastreio e prevenções.

A colonoscopia é um exame conhecido e até temido por causa de seu preparo. De fato, o preparo para colonoscopia é desconfortável, já que seu objetivo é provocar uma diarreia controlada para limpar todas as fezes do intestino.

Apesar disso, ela é um exame completo, que nos permite ver o interior do intestino, identificar lesões e remover quadros que são benignos e até malignos. Entretanto, por ser um exame considerado um pouco mais invasivo, pode não ser a abordagem ideal para determinados pacientes. 

Nesses casos, o exame de sangue oculto nas fezes age como uma alternativa. O objetivo desse exame é detectar se há algum tipo de sangramento nas fezes que seja invisível a olho nu. Com ele, é possível indicar se há alguma lesão entre o intestino e o reto. 

Entretanto, ao receber um positivo nesse exame, o paciente deve ser encaminhado para realizar uma colonoscopia ou colonoscopia virtual. Assim, é possível visualizar melhor a região e buscar a origem do sangramento. 

É importante ressaltar que o exame se sangue oculto não é indicado nos casos em que o sangue nas fezes é visível a olho nu, afinal, podemos constatar a presença do sangue. 

Além disso, o exame não deve ser repetido em caso de um positivo. Como disse acima, o ideal é realizar o exame de colonoscopia parar um diagnóstico preciso e completo! 

Prevenção do câncer colorretal

Como sempre falo aqui, é indispensável que você cuide da sua própria saúde e cultive bons hábitos alimentares. Essa conscientização também faz parte da campanha Março Azul Marinho. Sendo assim, confira algumas dicas de cuidado que vão te ajudar a prevenir o câncer de intestino.

  • Evite ou busque cessar o tabagismo, incluindo o uso de vapes e cigarros eletrônicos.
  • Pratique atividades físicas regularmente, mesmo que seja de forma moderada.
  • Evite o consumo excessivo de álcool.
  • Mantenha a hidratação em dia. Se você tem dificuldade em tomar água, tente incluir águas saborizadas e chás sem açúcar em sua dieta.
  • Inclua fibras na sua alimentação. Elas, em conjunto com a água, ajudam o seu intestino a funcionar corretamente, promovendo, além de tudo, o funcionamento intestinal e sensação de bem-estar.

A prevenção é um hábito que não podemos deixar de lado, afinal, grande parte dos pacientes com câncer não identificam sintomas. Além disso, alguns sintomas do câncer colorretal podem ser confundidos com sintomas de outras doenças orificiais, fazendo com que o paciente não busque ajuda prontamente, o que é perigoso.

Aqui no blog já temos um conteúdo sobre os sintomas de câncer colorretal. Não deixe de conferir!

Como eu disse, esse texto é baseado em um trecho da minha conversa com o Dr. Bruno Giusti Werneck, e o objetivo dele é falar da importância da campanha Março Azul Marinho e alertar sobre os riscos do câncer colorretal. 

Portanto, se você já teve casos diagnosticados na família, não deixe de se consultar. O quanto antes for identificado, mais chances temos de realizar um tratamento eficaz!