O exame de colonoscopia é temido por muitas pessoas por causa de seu preparo. E, sempre que preciso falar sobre isso aqui e em minhas redes sociais, vocês perguntam sobre o processo do preparo para colonoscopia, como ele deve ser feito e qual a dieta para colonoscopia. Por isso, hoje falarei um pouco mais sobre a colonoscopia e seu preparo, vamos lá? 

Como é o exame de colonoscopia?

Se você não sabe, a colonoscopia é um exame de imagem. Para visualizar o interior do intestino, vamos introduzir um tubo fino e elástico através do ânus do paciente. Como disse acima, a colonoscopia é muito falada e até mesmo temida, entretanto, na realização do exame o paciente não sente nada, já que ele está sob sedação. 

Dessa forma, você não vai ver nada e quando acordar o exame já acabou. Só que antes do exame é necessário fazer um preparo. O preparo para colonoscopia é feito para limpar totalmente as fezes do intestino, já que o intestino tem que estar vazio para a gente conseguir enxergar a mucosa. 

Assim, vamos passar o aparelho pelo ânus, ver todo o intestino grosso e, se possível, o final do intestino delgado, que a gente tem chamada de íleo terminal. O exame vai ser considerado completo se a gente conseguir enxergar todo o intestino grosso. 

O exame se chama colonoscopia já que o objetivo é ver o todo o cólon. Existem algumas doenças que a gente precisa ver o íleo terminal. Por exemplo, na suspeita de doenças inflamatórias intestinais, como doença de crohn.

Por que preciso fazer o preparo para colonoscopia?

Na colonoscopia precisamos enxergar o interior do intestino, não é? Bem, como vamos enxergar o intestino se ele estiver cheio de fezes? Não dá para enxergar. As fezes normalmente vão ser mais sólidas ou pastosas e, por isso, precisamos amolecer e expulsar totalmente essas fezes. 

Dieta para colonoscopia, confira o que comer

A dieta para colonoscopia é o que chamamos de dieta de baixo resíduo. Ou seja, para fazer a colonoscopia, o paciente deve seguir uma dieta que não vai produzir fezes. As fezes vão ser formadas por algumas coisas que o nosso intestino joga na região, mas também por coisas que ele não absorve. 

Dessa forma, se você acompanha meus conteúdos, já deve saber que uma composição importante das fezes são as fibras, e elas estão presentes nos vegetais. Então se o paciente come folhas, frutas com casca e alguns legumes, vai produzir mais fezes. E é por isso que esses alimentos não vão ser recomendados antes de um exame de colonoscopia

Além disso, é preciso amolecer as fezes e, para isso, é necessário tomar muito líquido. Se faltar água na dieta, as fezes vão ficar mais duras, mas essa não é a única função da água na dieta para colonoscopia.

No preparo para colonoscopia é preciso tomar laxantes para ajudar a limpar o intestino. Entretanto, se uma pessoa toma laxantes e não toma líquido, corre o risco de ter uma desidratação, e isso é especialmente válido para os pacientes idosos. 

Então, o que o paciente pode comer?

Normalmente, alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, o arroz branco e o macarrão, são alimentos que a pessoa pode comer. Alguns tipos de carne também são indicadas, nesse caso, o frango desfiado é uma boa opção. 

Se for tomar uma sopa, prefira uma sopa coada que não tenha muita fibra, como uma  sopa de legumes coados. Outra orientação gente é evitar também líquidos muito coloridos, porque isso pode aparecer no intestino e gerar confusão. 

Preparo para colonoscopia, como limpar o intestino?

Normalmente nós vamos indicar o uso de laxantes que vão estimular a movimentação intestinal. Certamente você conhece alguns dos tipos mais comuns, como bisacodil e lactopulga. Entretanto, também indicamos laxantes osmóticos, que vão produzir uma quantidade maior de fezes amolecidas. 

Nessa categoria, temos laxantes como o PEG, o picossulfato de sódio, que vão estimular a secreção intestinal, fluidificação das fezes. Os laxantes osmóticos precisam de muito líquido, não só para não desidratar, mas também para fazer essa composição das fezes. 

Os laxantes osmóticos ficam no intestino e age “segurando” o líquido na região. Assim, ele vai fluidificar muito as fezes, produzindo fezes líquidas e que vão estimular movimentação intestinal, e é isso que vai fazer a limpeza do intestino. 

É possível tomar numa dose única desse tipo de laxante ou podemos fracionar a dose, que aí é mais eficaz segundo os estudos da literatura. Assim,  normalmente, a primeira dose é tomada em torno de 8 horas antes do exame e uma segunda em torno de 4 horas antes. 

Esse preparo é temido por que ele vai estimular uma diarreia que, em geral, vai durar em torno de 4 a 6 horas e vai limpar totalmente o intestino. Depois desse preparo, o intestino vai estar limpo e a pessoa vai para a clínica e lá vai ser feito o exame. 

Conclusão

Como eu disse no início do conteúdo, mesmo que seja um exame feito com sedação, a colonoscopia em si não é muito incômoda, mas sim o seu preparo.

Entretanto, é muito importante seguir o preparo para colonoscopia e a dieta para colonoscopia para que não haja interferência no exame e ele não precise ser refeito. Enfim, essas são as dicas para ter um preparo bom, seguir adequadamente a dieta, tomar os medicamentos no horário, lembrar que tem que tomar os laxantes e que eles vão causar uma diarreia, esteja preparado para isso e hidrate-se bastante, que isso vai fazer toda a diferença! 

Se você tem alguma dúvida, entre em contato, será um prazer lhe ajudar!