O exame de colonoscopia é temido por muitas pessoas, e isso certamente você já sabia. Mas, será que você sabia que, em alguns casos, é necessário repetir colonoscopia? Bem, existem alguns quadros em que a colonoscopia deve ser repetida. Vamos ver quais são esses casos?

Por que o exame de colonoscopia é temido?

O exame de colonoscopia é temido por seu preparo, mas a sua realização em si não é tão ruim. O preparo para colonoscopia consiste no esvaziamento dos intestinos para que o médico colonoscopista possa ter uma boa visão do seu interior.

Para que isso ocorra, o paciente deve tomar alguns laxantes que vão ajudar a limpar o intestino durante o preparo para colonoscopia

O exame de colonoscopia é feito para rastrear alterações no intestino, como é o caso dos pólipos. Além disso, também é possível realizar a remoção dos pólipos ainda durante o exame.

Quando repetir colonoscopia?

Se, ao realizar o exame de colonoscopia, não for constatada grandes alterações, o paciente não precisa repetir o exame por um bom tempo.

Em geral, um paciente de risco habitual para câncer, que teve um resultado normal de exame, pode passar entre 5 e 10 anos sem precisar repetir colonoscopia. Isso ocorre porque o exame tem uma longa validade.

Por outro lado, existem pacientes que tem um risco aumentado de câncer. Esses pacientes podem ter risco aumentado de câncer por terem um parente, como pais ou irmãos, que tiveram câncer ou pólipos, ou mesmo o próprio paciente pode já ter tido um pólipo.

Portanto, se essa pessoa tem o resultado de colonoscopia normal, mas já teve um quadro de pólipos ou teve parentes que foram diagnosticados com pólipos ou câncer, o período para repetir colonoscopia diminui. Assim, esse paciente deve refazer o exame de colonoscopia a cada 5 anos.

Por outro lado, quando um paciente apresenta uma alteração em seu resultado de colonoscopia, a repetição do exame pode mudar. O tempo em que o exame deve ser repetido varia de acordo com o achado, que pode variar entre pólipos e inflamações, por exemplo.

Aqui vai um exemplo para melhor entendimento!

Resultado de colonoscopia com alteração: quando repetir o exame?

Cada guideline tem uma orientação para a repetição da colonoscopia e podemos seguir algumas delas.

Exemplo:

Em um paciente em que encontramos 3 pólipos pequenos ou de baixo risco para câncer, a repetição da colonoscopia pode ser feita em 3 anos.

Por outro lado, em um paciente que tem mais de 3 pólipos, ou que algum desses pólipos tenha um risco aumentado de câncer, podemos repetir colonoscopia em 1 ano ou até mesmo em um intervalo mais curto.

Mas atenção: repetir em um ano é diferente de repetir o exame anualmente! As situações que demandam repetir colonoscopia anualmente são muito específicas. Assim, repetimos a colonoscopia O paciente repete o exame em um ano e, se dessa vez o resultado de colonoscopia vier normal, vamos aumentar novamente o intervalo de repetição da colonoscopia, podendo repetir a cada 3 ou 5 anos.

Colonoscopia de 6 em 6 meses. É necessário?

A colonoscopia será repedida em intervalos menores de tempo, como de 6 em 6 meses, em casos em que um pólipo grande foi encontrado, ou quando há dúvidas se o pólipo foi completamente retirado.

Além disso, quando existem muitos pólipos e há a possibilidade de algum ter passado sem ser visto, também é indicado repetir colonoscopia em menos tempo. Pela literatura médica, cerca de 20% dos pólipos menores de 5 milímetros podem passar sem serem vistos em uma colonoscopia e, por isso, é importante refazer o exame.

Quando mais devo fazer o exame de colonoscopia

Aqui abordei muito os pólipos e os riscos de câncer. Entretanto, vale a pena lembrar que pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), também repetirão o exame de colonoscopia com diferentes frequências, dependendo do estágio em que a doença se encontra.

Além disso, pacientes que apresentaram um resultado de colonoscopia normal, mas após isso tiveram sangramento ou irritações intestinais, repetimos o exame em menos tempo. Assim, conseguimos monitorar a saúde do paciente.

Portanto, se seu médico pediu a repetição do exame, não deixe de fazer! É um cuidado com a sua saúde e seu bem-estar. E caso você esteja buscando uma segunda opinião ou um novo médico, me mande uma mensagem, será um prazer te atender!