Aqui no meu blog eu sempre falo de tratamentos versáteis e minimamente invasivos, e hoje não vai ser diferente. O tratamento da vez é a crioterapia, falarei sobre o que é crioterapia e quais as suas indicações de uso. Vamos lá?

O que é crioterapia?

Crioterapia significa, de forma literal, “tratamento por frio” e pode ser usada em diversas situações. Se você acompanha futebol ou outros esportes de alta performance, certamente já viu um jogador mergulhar em uma banheira de gelo. Esse tipo de tratamento é crioterapia

Além disso, o que é crioterapia? Bem, fazer uma compressa gelada em um local de pancada, ou até mesmo usar jatos de água gelada também são formas de fazer a crioterapia. Ou seja, a crioterapia consiste em aplicar frio em um local para alívio de sintomas e outros tratamentos.

Mas como a crioterapia funciona na prática?

Bem, se você já esteve em uma situação em que sentiu muito frio, certamente pode perceber a sua pele exposta ao frio ficando mais pálida. Isso ocorre porque o frio causa uma vasoconstrição no local, o que diminui o fluxo de sangue na região.

Após esse primeiro momento, a pele se torna avermelhada porque ocorre o aumento de sangue na região. Esse aumento é provocado por uma inflamação. Ou seja, a crioterapia é um tratamento que, inicialmente, diminui o fluxo sanguíneo na região e, logo em seguida, pode aumentar.

Para que serve a crioterapia?

Essa prática serve para tratar diversos quadros, como varizes, celulites, lesões vasculares e até mesmo verrugas. Assim, a crioterapia pode ser aplicada em casos onde existe inflamação, pancada, inchaço e até mesmo sangramento.

Assim, logo após sofrer uma pancada, ou ter uma entorse, vermelhidão local ou inflamação, a aplicação do frio pode ajudar a amenizar os sintomas. Como eu disse acima, quando o frio é aplicado por tempo suficiente, o sangue volta a circular na região, criando um quadro de inflamação.

Normalmente entendemos a inflamação como algo ruim, entretanto, em alguns casos ela pode ajudar. Ao aumentar o fluxo sanguíneo, ocorre a circulação local, o que ajuda a limpar toxinas e melhora a ação das células de defesa do nosso corpo.

Além disso, para que serve a crioterapia? Bem, quando buscamos cicatrização e renovação de um tecido, a inflamação também pode ajudar.

Mas atenção! Apesar da crioterapia ser benéfica em diferentes casos, seu uso deve ser feito sob orientação e supervisão médica. A aplicação de compressas geladas e afins, quando feitas de forma prolongadas, podem causar queimaduras por frio. Isso pode levar à piora do quadro, causando necrose e um aumento de sangramento.

Crioterapia e o risco de necrose

Será que existem situações em que a necrose pode ser benéfica? Bem, a crioterapia para verruga ou a crioterapia para remoção de pequenos cânceres são excelentes exemplos de como a necrose pode ajudar.

Além disso, papilas hipertróficas e até mesmo hemorroidas podem ser tratadas com a crioterapia, desde que o procedimento seja indicado e feito por um profissional.

A crioterapia pode ser usada para causar a morte dos tecidos, promovendo a renovação celular. O tipo de lesão a ser tratada vai definir quanto frio pode ser aplicado na região, sendo mais brando, sem causar cicatriz, ou uma aplicação mais intensa e profunda, o que pode causar cicatrizes.

A crioterapia para verruga funciona bem porque, em geral, as verrugas não são muito fundas, podendo chegar na epiderme ou na derme. Por outro lado, em casos de câncer, eles podem estar mais profundo na pele, permitindo que a crioterapia seja usada apenas em algumas situações.

Como é feita a crioterapia?

Como disse no começo do texto, a aplicação de frio pode ser feito de diversas formas, até mesmo por compressas de gelo. Entretanto, em consultório esse processo é feito de forma diferente.

Em alguns casos, podemos usar nitrogênio líquido, já que ele atinge uma temperatura muito baixa. Além dele, também podemos usar diferentes tipos de spray.

Bem, espero que vocês tenham entendido melhor sobre o que é crioterapia e como e onde ela pode ser aplicada. Por aqui sempre buscamos trazer diferentes tipos de tratamento para que você chegue ao consultório médico bem informado e consiga participar ativamente da sua melhora.

Caso esteja buscando uma consulta com proctologista em SP ou BH, entre em contato comigo, será um prazer te atender!