As hemorroidas são um assunto que gera dúvidas e preocupações. Já falamos aqui sobre como reconhecer os quadros de hemorroida, seu tempo de inflamação e outros aspectos. Mas hoje vamos abordar a hemorroida com trombose, um quadro diferente das hemorroidas e que exige atenção e cuidado. Vamos lá? 

O que é trombose hemorroidária?

Ao contrário do que muitos pensam, a trombose hemorroidária, também conhecida como crise de hemorroida ou hemorroida com trombose, não é uma complicação das hemorroidas simples. Ela se caracteriza pela coagulação de sangue no plexo hemorroidário.

Todos nós temos o plexo hemorroidário, que é composto de vasos de sangue muito pequenos e frágeis, que podem sofrer traumas durante a evacuação, por exemplo.

Os vasos do plexo hemorroidário podem descer pelo ânus e se tornar um mamilo hemorroidário. Quando isso acontece e os mamilos são lesionados, ocorre um processo de coagulação do sangue no ânus. Quando essa coagulação acontece, a trombose hemorroidária e formada. 

Geralmente, a hemorroida com trombose costuma ser bastante dolorida, pode apresentar alteração de cor e inchar, o que causa um grande incômodo ao paciente. Por isso, não é incomum que eu ouça em consultório “Dr. Marcelo, meu ânus está parecendo uma flor”.

A boa notícia é que, em geral, a hemorroida com trombose tende a se resolver sozinha dentro de alguns dias, fazendo com que a região volte a ter o mesmo aspecto habitual. Entretanto, quem já sofre com as hemorroidas no dia a dia, vai continuar lidando com os sintomas rotineiros. 

Como amenizar os sintomas da hemorroida com trombose?

Em muitos casos, amenizar os sintomas de uma crise de hemorroida já é o bastante para a melhora permanente. O principal cuidado que o paciente pode ter é evitar trauma na região. E isso pode ser feito melhorando a alimentação, por exemplo.

Melhorar o funcionamento intestinal

Quando nos alimentamos melhor, tendo uma dieta rica em fibras e com a quantidade de água ideal para nosso corpo, as fezes tendem melhorar a consistência, não sendo nem muito duras e nem muito moles. 

Isso faz com que a passagem das fezes não machuque muito a região no momento da evacuação, melhorando os sintomas de hemorroida com trombose.

Por isso, busque evitar em sua dieta alimentos gordurosos, ultraprocessados, refrigerantes e embutidos, pois eles não ajudam a melhorar seu trânsito intestinal. 

Evitar o trauma térmico

Acredito que nunca tenha mencionado esse cuidado aqui, mas com as altas ondas de calor, vale a pena deixar o alerta! Seja uma moto, bicicleta ou até mesmo no carro, se possível, evite assentar nos bancos quentes após uma longa exposição ao sol.

Esse cuidado evita a crise de hemorroida tanto em quem já lida com os sintomas de hemorroida no dia a dia, quanto em quem ainda não teve nenhum quadro. 

Evitar o uso de papel higiênico

Pela nossa cultura, o papel higiênico é o item comumente utilizado para a higiene anal. Entretanto, ele pode causar trauma na região anal, piorando os sintomas da trombose hemorroidária

Por isso, se possível, prefira lavar o ânus coma ducha higiênica ou, se estiver fora de casa, prefira usar lenços umedecidos sem álcool. Deixe o papel higiênico apenas para secar a região.

Banho de assento

Quem me acompanha há algum tempo sem dúvida já conhece os benefícios do banho de assento. Durante uma crise de hemorroida, ele pode ajudar se for feito tanto morno quanto frio. 

No início da crise, o mais indicado é que ele seja feito frio. Assim, ele pode ajudar a “parar” a evolução do quadro. Após 2 ou 3 dias da estabilização do quadro, o indicado é que o banho se assento seja morno, pois melhora o fluxo sanguíneo, facilitando a reabsorção do coágulo.

Quando devo me preocupar com as crises de hemorroida?

Bem, como eu disse acima, em geral, a trombose hemorroidária tende a se resolver sozinha. Entretanto, em uma parcela dos casos, é necessário realizar um tratamento para hemorroida. 

Assim, para entender melhor seu quadro e verificar a necessidade de buscar atendimento, fique atento aos sinais:

Cor: se o tecido apresenta uma cor muito escura, com tom mais enegrecido, uma avaliação mais detalhada é necessária. Uma trombose hemorroidária com necrose é um indicativo de que o paciente vai precisar de um tratamento cirúrgico

Piora dos sintomas: em geral, os sintomas de uma hemorroida com trombose tendem a melhorar gradualmente. Se o oposto está acontecendo, pode ser um sinal de uma trombose que precisa de uma abordagem cirúrgica, ou mesmo outro quadro, como abscesso perianal. 

Medicações, pomadas e supositórios 

Em alguns quadros, o uso desses medicamentos vai ajudar na resolução da hemorroida com trombose, desde que seja feito de maneira ordenada e sob orientação médica.

O uso prolongado de pomadas com corticoide pode levar a atrofia da mucosa e elevar o risco de infecções locais. Por outro lado, o uso de pomadas com anestésicos pode mascarar a dor na região, fazendo com que ela seja machucada repetidamente sem que o paciente perceba. 

O uso repetido de anestésicos pode causar um aumento de sensibilidade na região, causando coceira e irritação. Por isso, prefira usar pomadas indicadas por um profissional. 

Sendo assim, se você está sofrendo com quadros de hemorroida com trombose e até mesmo já tentou se automedicar, sem sucesso, entre em contato comigo! Juntos vamos retomar sua qualidade de vida e bem-estar.