Fístula anal, já ouviu falar nesse nome? A fístula é mais uma das doenças orificiais que atingem a região do ânus. Ela está diretamente ligada a uma infecção local e pode acometer qualquer pessoa. Sendo assim, hoje falarei um pouco mais sobre o que é fístula, quais os tipos de fístula, seus tratamentos e sintomas. Vamos lá?

O que é fístula?

A fístula é uma passagem, ou “comunicação” anormal do interior do ânus e a mucosa ao seu redor. Chamamos essa comunicação de anormal, pois esse caminho não deveria existir. 

Mas afinal, o que pode causar uma fístula?

Bem, na região anal temos algumas glândulas que, eventualmente, podem se obstruir e infeccionar. Quando isso acontece, um abcesso perianal pode se formar na região. 

Quando um abcesso perianal se forma na região, ocorre também a formação de pus. Assim, em algum momento esse pus vai drenar, e é quando a passagem do abcesso é formada. Ou seja, a fístula é a passagem que se formou para que o pus de um abcesso perianal fosse drenado.

Alguns pacientes ficam em dúvida a respeito da glândula que se obstruiu e originou a inflamação, afinal, ela ainda existe? Bem, após a formação da passagem da fístula, o tecido se regenera e se torna um “forro” que reveste a fístula.

Como eu disse acima, o abcesso perianal é uma bola de pus que se forma. Não é incomum que algumas pessoas confundam esse quadro com um furúnculo, por isso, atenção

Apesar de parecidos, um abcesso e um furúnculo são manifestações distintas e ocorrem por diferentes causas, além de terem diferentes tratamentos. Para entender melhor, você pode ler mais sobre o tema clicando aqui.

Em geral, um tratamento de fístulas tende a ser cirúrgico. Entretanto, o tipo de intervenção varia de acordo com os tipos de fístula e abordagem médica. 

Quais são os tipos de fístula

Entender os diferentes tipos de fístula para identificar corretamente o quado do paciente são ações decisivas na escolha do tratamento ideal. Em geral, identificamos as fístulas entre simples e complexas. 

Fístula simples: como o nome diz, é a fístula que tem um trajeto mais simples. Ela se inicia no canal anal e drena direto na pele, sem “pegar” muito fundo em nenhum músculo. 

Isso quer dizer que, quanto mais músculo há entre uma fístula e a pele, mais complexa ela é e mais difícil seu tratamento. Em geral, essa fístula é conhecida como interesfincteriana, estando localizada entre os esfíncteres. 

Fístula complexa: em geral, costumam ter um trajeto mais “alto”, tendo mais proximidade com a musculatura da região. 

Essa fístula pode ser transesfincteriana, que passa através dos esfíncteres ou supraesfincteriana. Assim, quanto mais alta essa fístula for, mais complexa e difícil de tratar ela se torna.

Fístula em fundo cego ascendente: existem fístulas que não vazam na pele. Agora você deve estar se perguntando: “Mas não é isso que caracteriza uma fístula?”. Bem, não exatamente, a fístula é caracterizada pelo trajeto, mas muitas vezes ele não drena. 

Dessa forma, todo o pus e eventualmente fezes que entrem no orifício interno de uma fístula podem “subir” ao invés de drenar na pele. E isso configura uma fístula ascendente. 

Fístula com múltiplos trajetos: esse tipo de fístula tem uma única entrada no orifício pelo ânus, mas tem diferentes trajetos, como “ramificações”. Esses trajetos podem drenar na pele ou ser uma fístula em fundo cego. 

Tratamento de fístula 

Como mencionei acima, conhecer e entender as diferenças entre os tipos de fístula é indispensável para encontrar um tratamento correto.

As fístulas simples tem uma grande chance de não voltarem após o tratamento. Devido às suas características, essas fístulas permitem que elas sejam abertas e ainda tenham uma boa cicatrização.

Enquanto isso, as fístulas complexas têm uma maior chance de reincidência. Além disso, abrir esse tipo de fístula não é indicado, já que estaríamos abrindo, também, o músculo. Assim, o paciente poderia lidar com o risco de uma incontinência anal, e não é isso o que buscamos, não é? 

Agora que você já entendeu o que é fístula, conhece os tipos de fístula mais comuns e entende seu tratamento, é bem mais fácil encontrar o tratamento adequado, não é? E caso você esteja buscando um atendimento médico, entre em contato comigo! Vamos juntos recuperar sua qualidade de vida!