Lidar com uma doença orificial, muitas vezes, priva os pacientes de experimentarem algumas atividades no dia a dia. O cisto no cóccix, ou cisto pilonidal, por exemplo, pode prejudicar a prática de atividades físicas, como andar de bicicleta. 

Sendo assim, hoje falarei um pouco mais sobre o cisto pilonidal, como ele pode influenciar na prática de atividades, como andar de bicicleta. Além disso, falarei sobre  como podemos melhorar a situação para o paciente. Vamos lá?

Bem, antes de mais nada, vale a pena lembrar que o cisto pilonidal é uma doença com uma inflamação crônica e se manifesta na região do “cofrinho”, sendo conhecida por algumas pessoas como cisto no cóccix.

Assim, na região são formados alguns pequenos orifícios que podem inflamar, drenar pus e causar dor. Em geral, o cisto no cóccix tende a acometer mais homens, sendo 3 homens diagnosticados a cada 1 mulher. 

Em geral, o tratamento para cisto pilonidal é feito de forma cirúrgica. A intervenção mais conhecida é a cirurgia aberta, mas graças à evolução da medicina, hoje temos outras abordagens minimamente invasivas que permitem um tratamento e pós-operatório menos doloroso e com recuperação mais rápida. 

Quem tem cisto no cóccix pode fazer atividade física? 

O cisto pilonidal tende a piorar quando a região está sob constante pressão ou sofre algum trauma, dessa forma, andar de bicicleta pode piorar o quadro. 

Sendo assim, o recomendado é que, durante a fase aguda do cisto pilonidal, o paciente evite andar de bicicleta. Entretanto, uma vez que o cisto foi tratado e a região está cicatrizada, se espera que o paciente volte a praticar essas e outras atividades físicas. 

A volta para as atividades diárias e práticas de atividades físicas vai depender do tratamento para cisto pilonidal que foi escolhido pelo médico-cirurgião e também do tamanho e características do cisto. 

Assim, quando tratamos um cisto com a técnica aberta que gera uma grande cicatriz, ou quando o cisto é grande, tem diversas ramificações e grande inflamação local, é necessário avaliar o quadro com mais cuidado antes de liberar o paciente para as práticas de atividade física. 

Você pode estar se perguntando: “Por que a técnica de cirurgia aberta influencia tanto nisso?”. Bem, falarei a seguir. 

Cirurgia aberta para cisto pilonidal, como ela impacta no dia a dia?

A técnica de cirurgia aberta de cisto pilonidal consiste da retirada total do cisto. Assim, quando o cisto é muito profundo, podendo até mesmo estar localizado próximo ao osso, a cicatriz que se forma tende a ser “desprotegida”.

Esse tipo de cicatriz não costuma apresentar nenhum tecido subcutâneo, o que faz com que o osso da região encoste na pele cicatrizada diretamente. Assim, ao assentar na bicicleta, é como se o paciente estivesse encostando o osso diretamente no banco.

Esse contato direto pode causar dor e desconforto local e, muitas vezes, não é possível contornar a situação, já que em alguns casos não conseguimos levar mais tecido para recobrir o local com uma cirurgia corretiva. 

Assim, andar de bicicleta ou passar muito tempo assentado, pode causar dores e desconforto em quem realizou uma cirurgia aberta para retirada do cisto no cóccix

É importante ressaltar que não é possível prever 100% esses desdobramentos antes de realizar o tratamento para cisto pilonidal. A escola da cirurgia é feita levando em consideração o quadro atual do paciente e buscamos preservar a qualidade de vida antes e após a cirurgia. 

Não tenha medo de buscar atendimento médico e avaliar seu quadro! Lembre-se que o quanto antes você buscar ajuda, menos chances tem desse quadro evoluir para alguma complicação e mais chances de uma recuperação menos dolorosa e mais rápida. 

Se você está buscando um tratamento para o cisto no cóccix, entre em contato comigo e agende sua consulta!