Se você está buscando informações sobre uma cirurgia de cisto pilonidal na internet, certamente se deparou com algumas fotos da cirurgia aberta cisto pilonidal e se perguntou: “nossa, por que ainda fazem essa técnica?” 

Sei que as fotos podem assustar, mas entenda, ainda existem algumas indicações para esse tipo de cirurgia de cisto pilonidal. Entretanto, hoje já existem tratamentos mais modernos menos invasivos. 

Sendo assim, hoje falarei sobre a cirurgia aberta cisto pilonidal, porque ela ainda é indicada para alguns quadros e também outras abordagens menos invasivas de cirurgia de cisto pilonidal. Vamos lá?

Antes disso, vamos relembrar o que é cisto pilonidal.

Caso você ainda não saiba ou se esqueceu o que é cisto pilonidal, aqui vai uma breve explicação. O cisto pilonidal é uma cavidade que se forma na pele, geralmente na região do cóccix (na região que chamamos de cofinho). Ele pode conter pelos, pele morta, pus e também pode causar dor.

O que é a cirurgia aberta cisto pilonidal?

A técnica de cirurgia aberta cito pilonidal é uma técnica clássica e seu nome é autoexplicativa. Nela, o cirurgião retira o cisto e deixa a ferida aberta para que ela cicatrize naturalmente. 

Entretanto, em alguns casos, feridas muito grandes podem não cicatrizar corretamente e, em caso de uma recidiva, as possibilidades de tratamento diminuem.

Arrisco dizer que, ainda hoje, ela é uma das cirurgias mais realizadas pelos cirurgiões, e acredito que isso está ligado ao fato de ser um costume dos médicos, que já estão adaptados à técnica. 

Bem, apesar de ser uma prática comum no tratamento para cisto pilonidal, a técnica aberta pode ser substituída por outras abordagens. Confira algumas delas: 

Cirurgia de cisto pilonidal minimamente invasiva

As técnicas de cirurgia de cisto pilonidal minimamente invasivas costumam causar menos dor e desconforto ao paciente, além de apresentar um melhor pós-operatório. 

Laser 
Nessa técnica utilizamos uma fibra de laser para fazer pequenos orifícios no cisto para aplicar o laser na região subcutânea, onde está a inflamação e infecção crônica. 

Ao contrário da técnica aberta, ao utilizar o laser, não retiramos o cisto completamente e nem conseguimos visualizar o interior o cisto. 

Por outro lado, essa técnica não deixa uma ferida muito grande, o pós-operatório é menos doloroso e o cuidado com a ferida é mais tranquilo, e pode ser feito com analgésicos simples. Além disso, o que considero ser o melhor dessa técnica, em comparação com a cirurgia aberta cisto pilonidal é que conseguimos preservar a pele da região. 

EPSIT
Em casos que precisamos ver o que há dentro do cisto, o EPSIT é uma boa alternativa à cirurgia aberta cisto pilonidal. O EPSIT é uma técnica por vídeo, no qual introduzimos a ferramenta dentro do cisto, através de seus pequenos orifícios. 

Assim, é possível visualizar o interior do cisto e podemos fazer uma limpeza, retirando pelos, tecido de granulação e secreção. Além disso, podemos cauterizar cada ponto da doença e eliminar pontos de infecção e inflamação. O EPSIT pode apresentar recidiva, assim como a técnica aberta. 

Laser e vídeo 
É possível combinar essas duas técnicas para fazer um tratamento para cisto pilonidal personalizado. Com a junção das técnicas conseguimos “entrar” no cisto com a técnica de vídeo, fazer a limpeza e então, com o laser, fazer a ablação. 

O laser, além de fazer uma cauterização, estimula a cicatrização na região através de uma ativação mitocondrial. Assim temos uma grande chance de cicatrização. 

Apesar de serem boas abordagens, o laser e o EPSIT não são indicados em casos onde o cisto está com um abscesso, ou seja, uma infecção ativa. Nesse caso, o indicado é realizar uma drenagem na região. 

Conclusão 

Apesar da cirurgia aberta cisto pilonidal ainda ser uma técnica muito escolhida de tratamento para cisto pilonidal, hoje a medicina conta com tratamentos mais modernos e minimamente invasivos. 

A escolha da técnica de cirurgia de cisto pilonidal ideal sempre vai variar de acordo com as características do cisto e também vai contar com a avaliação médica. 

Se você está buscando um tratamento ou até mesmo uma segunda opinião profissional, não deixe de entrar em contato comigo. Juntos vamos encontrar o melhor tratamento para você e recuperar seu bem-estar.