O câncer, infelizmente, é uma doença que a gente tem ouvido falar muito. Quando uma celebridade tem um câncer, isso é muito divulgado e a gente fica sabendo. Recentemente nós tivemos o caso do Anderson, ex-vocalista do grupo Molejo, que faleceu com um câncer inguinal. 

Algumas pessoas que acompanharam as notícias tiveram dúvidas sobre o assunto, então resolvi trazer esse conteúdo. Vamos lá entender o que é o câncer inguinal? 

Bem, antes de aprofundar no assunto, gostaria de esclarecer que eu não participei de forma alguma da conduta no caso dele.  Tudo que eu estou falando aqui é baseado no que saiu na mídia! 

O que é a região inguinal? 

Para entender quais são os cânceres que se manifestam nessa região, primeiramente, precisamos entender o que é a região inguinal. A região inguinal é aquela região de transição entre o abdômen e o membro inferior. 

Se o nome “inguinal” é familiar para você, certamente é porque você já ouviu falar da hérnia inguinal. A hérnia é caracterizada por um inchaço que se manifesta nessa região. 

Bem, a região inguinal não é uma região comum de se ouvir falar de câncer, já que não existem vários órgãos ali. Entretanto, alguns cânceres podem se alastrar e parar naquela área, já que vários linfonodos podem ser encontrados no local. 

Os linfonodos são pequenos nódulos que a gente tem em algumas áreas do corpo. Eles drenam e fazem parte do sistema de defesa do nosso organismo. 

Assim, uma das regiões em que os cânceres podem se implantar são os linfonodos. A região inguinal, como eu disse, é uma região de transição e ali tem vários linfonodos, que possibilita o desenvolvimento de um câncer inguinal. 

O que é um câncer inguinal?

As regiões que os linfonodos inguinais vão drenar são principalmente a região da pelve e a região do membro inferior. Assim, uma infecção que se manifesta na perna ou na coxa pode causar um aumento desses linfonodos, o que provoca o surgimento de diferentes tipos de cânceres, conhecidos como câncer inguinal. 

Ao contrário do que pode parecer, o câncer inguinal não é um tipo específico de câncer. Chamar um câncer de inguinal é o equivalente a falar que um paciente teve um câncer no pescoço, estamos falando a área que o câncer está localizado, mas não o seu tipo. 

Ou seja, um câncer inguinal pode, na verdade, ser qualquer tipo de câncer que se manifesta na região inguinal.

Membros inferiores: essa não é uma região comum de se ter câncer, mas pode acontecer. Um exemplo disso são os cânceres ósseos e os cânceres de pele.

Pelve: por ter vários órgãos, incluindo intestino ou próstata e, no caso das mulheres, as estruturas ginecológicas, esses órgãos podem manifestar cânceres e drenar para a região inguinal. 

Sendo assim, vamos entender quais são os principais cânceres que podem se manifestar nessa região. 

Câncer inguinal: quais são os tipos?

Existem cânceres que manifestam diretamente na região inguinal, esse tipo de câncer é considerado um câncer primário, que é um câncer que começou naquela região. 

O câncer primário, que vai se manifestar na região inguinal, normalmente vai ser um câncer que tem a ver com os linfonodos. Então, os linfomas, por exemplo, podem se manifestar primariamente nessa região. 

Além disso, temos os cânceres “secundários”. Como eu falei, no local temos o final do intestino, a região do reto e do anus. O intestino ele tem uma drenagem linfática própria, mas na região da pelve, o reto e o anus, drenam para a região inguinal

Então, um câncer da região do ânus, reto baixo podem ou estruturas ginecológicas podem parar na região inguinal, se manifestando nesses linfonodos. Além disso, a próstata é a região de maior frequência dos cânceres em homens e, a medida em que esse câncer alastra, pode parar na região inguinal. Então, os casos que eu citei, como câncer de intestino, de ânus, de próstata e membro inferior, eles começam em um local de origem e vão se manifestar lá na região inguinal de forma secundária, porque ele não começou ali. 

Sintomas de câncer inguinal

Como eu já disse acima, a região inguinal tem diversos linfonodos. Assim, quando o paciente começa a notar uma massa ou uma nodulação no local, é importante investigar isso. Os linfonodos podem ficar aumentados no caso de infecções. Então, se uma região que drena para aqueles linfonodos tem uma infecção, o linfonodo aumenta. 

Por ser resultado de uma infecção, não é incomum que um linfonodo se torne uma íngua. Entretanto, se ele está aumentado, palpável ao longo do tempo, é um indicativo ruim e deve ser investigado com cautela. 

Câncer de próstata: a pessoa começa a ter uma dificuldade para urinar, porque a próstata tem um canal por dentro dela, que é a uretra. Como a próstata aumenta, ela começa a comprimir a uretra, causando a dificuldade para urinar. 

Câncer de ânus: o câncer de ânus, normalmente, vai manifestar como uma nodulação ao lado do ânus que pode não doer. Além disso, pode ter sangramento, ardência, e ter formação de úlcera.

Câncer de intestino: alterações do funcionamento intestinal, do comportamento do intestino, presença de muco, sangue misturado nas fezes. Todo são sintomas de alerta que devem ser investigados. 

Por isso, se você tem algum desses sintomas que podem indicar câncer inguinal ou identificou nódulos na região inguinal, não deixe de buscar atendimento médico! Quanto antes um câncer for diagnosticado, mais chances de cura!