Você sabia que existem alguns hábitos diários e alguns alimentos que podem aumentar o risco de um câncer de intestino

O câncer de intestino se manifesta na região do intestino grosso, onde as fezes são produzidas. O câncer intestinal é o segundo com maior incidência entre homens e mulheres, entretanto, é um tipo de câncer evitável. 

Assim, se você tiver hábitos de vida saudáveis, você consegue reduzir o risco de câncer de intestino. Sendo assim, aqui vai uma lista de 5 coisas que podem afetar o risco de câncer intestinal. Vamos lá? 

5 coisas que podem aumentar o risco de câncer de intestino

1. Tabagismo

Esse hábito, certamente, não é surpresa para ninguém, não é mesmo? O tabagismo aumenta o risco de diversos tipos de cânceres, como o câncer de bexiga, câncer de pulmão e também o câncer de intestino

Isso acontece porque o câncer de intestino se desenvolve a partir de mutações que ocorrem no interior das nossas células. Por outro lado, o cigarro aumenta muito o estresse oxidativo, além de ser rico em substâncias que são cancerígenas. 

Isso aumenta o risco de mutações nas nossas células e, caso essas mutações são sejam corrigidas, vão causar um desenvolvimento de pólipos. Os pólipos, por sua vez, podem se desenvolver para um câncer. 

Assim, o tabagismo é um tipo de hábito que você deve evitar, pois não existe um nível de consumo seguro do cigarro.

2. Sedentarismo e excesso de peso

Uma pessoa com obesidade e sobrepeso tem o risco aumentado de desenvolvimento de câncer. E o sedentarismo tende a aumentar esse risco ainda mais, principalmente porque, em geral, as duas condições costumam “andar juntas”. 

Sendo assim, você deve começar a se movimentar o quanto antes! Comece a fazer exercícios leves, como uma caminhada e, caso se sinta confortável, busque aumentar o ritmo e intensidade.

É importante ter em mente que, por menor que seja o exercício, ele já impacta positivamente seu bem-estar e sua rotina. Por isso, se você não sabe por onde começar, busque andar mais até o trabalho, ou subir um lance de escadas por dia, por exemplo. O importante é dar o primeiro passo. Literalmente! 

3. Consumo de álcool 

“Ah, Dr. Marcelo, então não posso fumar, não posso ficar parado e também não posso beber?”. Bem, o consumo de álcool, em pequenas quantidades, não tem malefício comprovado. 

Por isso, a minha orientação é que você faça o consumo de álcool de forma moderada. Se possível, deixe para beber aos finais de semana, ou quem sabe em um evento social com os amigos e família. 

Além disso, busque não exagerar, mesmo em situações de festa e confraternização. Afinal, além de aumentar o risco de um câncer de intestino, o consumo de álcool também afeta negativamente todo o seu organismo. 

4. Alimentos embutidos 

Salsicha, mortadela e outras carnes processadas fazem parte da dieta de diversos brasileiros, seja pelo seu valor acessível ou pela facilidade em consumir esses produtos, que geralmente não demandam um preparo elaborado. 

Entretanto, alimentos embutidos são sabidamente cancerígenos e fazem parte dos tipos de alimento que devemos consumir esporadicamente. 

Sendo assim, mortadela, presunto e salsicha devem ser consumidos com cautela e apenas em momentos específicos. Pois além de aumentarem o risco de um câncer de intestino, esses alimentos embutidos podem aumentar o risco de disbioses.

5. Alimentos processados e ultraprocessados

Esses alimentos têm suas características tão alteradas durante o processo que, ao final, sequer conseguimos dizer exatamente do que eles são feitos, refrigerantes e salsichas são um bom exemplo de alimentos ultraprocessados. 

Em todos os processos que esse tipo de alimento é submetido, são adicionados e retirados componentes de sua composição e, por isso, o refrigerante possui um alto teor de açúcar, por exemplo. 

O açúcar, por sua vez, leva nosso organismo à inflamação, além de criar um depósito de gordura, o que aumenta o risco de câncer de intestino. Além disso, assim como os alimentos embutidos, os alimentos ultraprocessados podem levar a um quadro de disbiose. 

Por isso, se você tem algum desses hábitos de vida ou inclui esse tipo de alimento em sua dieta, esse é o momento de repensar e buscar hábitos mais saudáveis e equilibrados para sua rotina. 

Assim, além de diminuir os riscos de câncer de intestino, você também cuida da sua saúde como um todo! E se você não sabe por onde começar, entre em contato e agende uma consulta, será um prazer te acompanhar nessa nova fase!