Se você já leu sobre intestino permeável na internet, sabe que isso pode ser o mal do século ou encontrar um monte de informações distorcidas. Por isso, hoje vou falar sobre o intestino permeável, permeabilidade intestinal e tratamento intestino permeável. Vamos lá?

Para começar, vamos entender o que é, de fato, o intestino permeável. O nosso intestino tem várias funções, como digestão, absorção, função imunológica e também a função de barreira. Como já disse aqui antes, o intestino é um órgão que possui uma alta concentração de bactérias e microrganismos que alteram a composição do nosso microbioma

Dessa forma, a função de barreira isola as bactérias dentro do microbioma do intestino, para que elas não entrem em nossa corrente sanguínea. Entretanto, em pessoas com alguma intolerância alimentar, doença inflamatória intestinal ou alergia alimentar, essa barreira pode se romper em alguns pontos, o que permite que alguns componentes do microbioma caiam na corrente sanguínea.

Intestino permeável, como acontece?

Para explicar de uma forma mais simples, vou usar como exemplo uma intolerância alimentar. Quando uma pessoa com intolerância a caseína consome muitos alimentos que contém leite, a permeabilidade intestinal aumenta e os compostos do microbioma caem na corrente sanguínea. Dessa forma, a pessoa passa a lidar com mais processos de intolerância, alergia ou inflamação.

Um dos compostos que podem cair na corrente sanguínea é o LPS, que é um dos grandes responsáveis pelo quadro de esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado.

O que a permeabilidade intestinal pode causar?

Em nosso corpo existem alguns eixos, como o eixo intestino-cérebro; intestino-fígado; intestino-pele e intestino-pulmão. O que quero dizer com isso é que existem relações diretas entre nosso microbioma e outras áreas do nosso corpo, como o humor, por exemplo.

Nosso humor também pode ser afetado. Quando uma pessoa está enfrentando um quadro de disbiose, pode haver piora de depressão, ansiedade e outras alterações no humor.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre o tratamento para doenças de pele será feito com uso tópico de pomadas e cremes. Alterar alimentação, geralmente, será a chave para a melhora dos sintomas.

Estou falando desses pontos justamente para explicar o que o intestino permeável acarreta. Com a nossa dieta cada dia mais pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares, com alimentos ultraprocessados, ocorre um comprometimento do nosso sistema de barreira. Assim, a permeabilidade intestinal leva a quadros de inflamação à distância e alterações de função em nosso cérebro, pele ou pulmão.

Para diagnosticar a permeabilidade intestinal é possível fazer um exame de sensibilidade alimentar. Quando o resultado desse exame diagnostica intolerância a diversos alimentos, é possível que o diagnóstico final seja  intestino permeável.

Além disso, existe o exame de zonulina fecal. A zonulina é uma parte das regiões apertadas da barreira do nosso organismo que, se encontrada nas fezes, pode indicar que a barreira não está boa.

O tratamento intestino permeável combina diversas ações. Uma delas é reestabelecer a barreira, mudando hábitos alimentares. Além disso, podemos, em conjunto, fazer o uso de glutamina ou ácidos graxos de cadeia curta para restaurar a barreira intestinal.

O tratamento intestino permeável ideal para cada paciente depende de suas demandas individuais. Portanto, caso esteja suspeitando do quadro de intestino permeável, busque atendimento médico!