“Dr. Marcelo, apareceu um ‘tal de Apple core’ no meu raio-x, devo me preocupar?”

Bem, o Apple core, ou miolo de maçã, é um sinal de alerta quando encontrado em exames de raio-x. O desenvolvimento desse quadro está diretamente ligado ao diagnóstico de câncer de intestino e pode acarretar prejuízos à saúde. 

Sendo assim, hoje vou esclarecer porque o quadro de Apple core desperta preocupação, como ele pode ser descoberto e quais exames devem ser feitos. Vamos lá? 

Câncer de intestino e Apple core

Como já falei aqui no blog, o câncer de intestino é o segundo câncer mais comum entre homens e mulheres de todas as idades. Esse câncer se desenvolve a partir de pólipos no intestino e, à medida que ele se desenvolve, cresce e estreita a parede intestinal.

Dessa forma, o local onde o câncer se desenvolve se torna estreito, o que dificulta a passagem pelo intestino. Quando isso ocorre, o intestino passa a ter um defeito de preenchimento.  É esse defeito que causa a impressão de que o intestino está no formato de miolo de maçã, o Apple core

Existem alguns exames que nos permitem avaliar a anatomia do intestino e avaliar esse estreitamento. Um desses exames é o enema opaco e o outro a colonoscopia virtual. Falaremos deles a seguir:

Enema opaco e colonoscopia virtual 

Os exames de enema opaco e colonoscopia virtual utilizam algum tipo de contraste para ver como está o intestino. Diferentes da colonoscopia, em que inserimos o aparelho dentro do intestino, esses exames são feitos de forma indireta, usando o raio-x e um contraste, que pode ser injetado no reto. 

Assim, para realizar esses exames, utilizamos o ar ou  injetamos algum tipo de contraste pelo reto e enchemos o intestino, semelhante com o que fazemos com balões de festa. Dessa forma, todo o intestino se incha, exceto a parte que está obstruída. 

Essa área, na radiografia, se torna parecida com um miolo de maçã, o Apple core, e é assim que identificamos o estreitamento intestinal.

Por que o Apple core é preocupante? 

Bem, quando nos deparamos com essa imagem em uma radiografia, significa que a lesão atingiu um tamanho considerável. Em geral, quando isso ocorre, significa que a lesão intestinal é “antiga” e vem se desenvolvendo há algum tempo. 

Quanto maior a lesão, mais estreito o intestino se torna. Assim, a qualquer momento o quadro pode evoluir para uma obstrução intestinal.

A obstrução intestinal é um quadro que deve ser avaliado com atenção, já que pode se tornar uma urgência médica. Uma obstrução pode causar perfurações no intestino, levando a cirurgias de urgência e, em alguns casos, sendo necessário realizar uma colostomia. 

E é por isso que sempre falo aqui sobre a necessidade de realizar exames de rastreio e checkup! Afinal, o quanto antes encontrarmos esse tipo de lesão, mais rápido vamos tratá-las e menos risco o paciente vai correr.

Uma lesão encontrada precocemente apresenta chance e cura de até 95%! O câncer de intestino, quando descoberto em sua fase inicial, pode ser tratado até mesmo por meio da colonoscopia, retirando a lesão com o aparelho. 

Quando isso não é possível, retiramos a lesão por meio de cirurgia e, na maioria dos casos, não é preciso complementar os tratamentos. Por isso, não deixe de fazer seus exames regularmente. 

Quando fazer exames de rastreio de câncer de intestino?  

Hoje, o indicado é que homens e mulheres com 45 anos ou mais façam a colonoscopia ou outro exame de prevenção, como sangue oculto nas fezes e enema opaco.

Pessoas com histórico familiar de câncer de intestino devem começar a fazer o rastreio ainda mais cedo! Se você teve um parente de primeiro grau, sendo os pais ou irmãos que foram diagnosticados com câncer de intestino, o indicado é que você comece a realizar os exames de rastreio 10 anos antes da idade que o parente foi diagnosticado. 

Além disso, se você tem sintomas como alteração do ritmo intestinal, presença de muco ou sangue nas fezes, dor abdominal que vai aumentando com o tempo, não deixe de procurar atendimento médico! 

O Apple core é um sinal de alerta, entretanto, com os cuidados necessários e prevenção, é possível evitar que as lesões no intestino evoluam a esse ponto. Por isso, busque atendimento médico ao identificar quaisquer sintomas citados ou caso você tenha histórico familiar. 

O câncer de intestino tem cura, não deixe o cuidado com sua saúde para depois!