Você está cuidando bem das suas bactérias intestinais? Pode parecer estranho, mas cuidar desses microrganismos que vivem em nosso estômago garante uma saúde equilibrada e diminui os riscos de uma disbiose. 

Hoje falarei um pouco mais sobre o tema e sobre como a alteração em nossa flora intestinal pode causar uma disbiose e quais são os sintomas de disbiose. Vamos lá?

O que é disbiose? 

Primeiramente, vamos entender o que é disbiose. A disbiose é um quadro caracterizado pela alteração da nossa flora intestinal. Nele, pode haver um desequilíbrio entre as bactérias, fazendo que algumas se desenvolvam mais que outras. 

Outro fator que contribui para a alteração dos microrganismos, é a situação onde a variedade deles diminui. Além disso, a mudança dos tipos de bactéria também afeta diretamente a nossa flora intestinal.  

Sendo assim, podemos definir que o que é disbiose é a alteração e o desequilíbrio dos microrganismos em nosso intestino. 

Como a disbiose se manifesta? Conheça 5 sintomas de disbiose

Esse quadro tem diferentes manifestações, dependendo de como é caracterizado. Sendo assim, vou listar alguns dos sintomas de disbiose que você pode ter, mas não reconhece:

1. Dificuldade de perda de peso

Quando falamos em obesidade hoje, já sabemos que ela é uma doença multifatorial. Ou seja, quadros físicos e psicológicos podem influenciar no ganho de peso e em sua manutenção. 

Dessa forma, as bactérias presentes em nossa flora intestinal podem produzir substâncias que inibem a saciedade. Ou seja, em determinados quadros de disbiose, a pessoa se alimenta, mas não deixa de sentir fome devido a alguns compostos produzidos pelas bactérias. 

Além disso, alguns desses compostos atuam em nosso sistema nervoso e também atuam como hormônios. Assim, a forma que armazenamos gordura e a energia pode ser alterada por eles. 

Bem, a disbiose pode causar a dificuldade de perda de peso, ao mesmo passo que a obesidade pode levar ao quadro de disbiose, criando um ciclo vicioso. 

Nesse ciclo, a alteração da flora intestinal muda a forma e as possibilidades de perda de peso. Por sua vez, essa condição altera as bactérias intestinais ainda mais, piorando os sintomas de disbiose

2. Doenças autoimunes e doenças de pele

Esse é um dos sintomas de disbiose que pode parecer estranho à primeira vista, mas a saúde do seu intestino afeta diretamente à saúde da sua pele. Eu já falei aqui no blog sobre o eixo intestino-pele, e como a saúde intestinal afeta a nossa pele diretamente. Você pode ler mais sobre o tema clicando aqui

Bem, o que ocorre nesse processo de disbiose é que, ao alterar os microrganismos de nosso intestino e os levar à nossa corrente sanguínea, transporta elementos à nossa pele que não deveriam estar nela. 

Assim, um dos quadros comuns que posso listar é a psoríase. Muitas pessoas lidam com esse quadro por anos, fazem tratamento com cremes e outros componentes, mas não observam melhora no quadro. 

O que pode estar acontecendo, nesse caso, é que a pessoa está tratando sintomas, mas deixando a causa dos problemas de lado. Ou seja, não está cuidando da flora intestinal.

Outro caso comum é a dermatite atópica, também conhecida como reações alérgicas de pele. O problema também pode estar no intestino!

3. Excesso de gases

Você conhece uma pessoa que está sempre com a barriga inchada? Ou quem sabe você mesmo está lidando com esses sintomas? 

Bem, o excesso de gases é outro dos sintomas de disbiose e pode ser resultado da alteração de flora. Existem alguns alimentos que são mais fermentativos em nosso estômago e, da mesma forma, existem bactérias que trabalham nesse processo de fermentação. 

Assim, ao ter uma dieta rica em alimentos fermentáveis, você está dando “combustível” para essas bactérias, o que pode resultar na famosa barriga inchada.

4. Excesso de gordura no fígado

Você achava que esse quadro é sempre causado por uma má alimentação? Bem, uma alimentação desregrada pode, sim, levar ao aumento de gordura no fígado, mas essa não é a única causa.  

A disbiose pode levar a um aumento de bactérias que produzem o LPS – lipopolissacarídeo -, que levam a um acúmulo de gordura no fígado. 

Além disso, temos o eixo intestino-fígado, que promove a interação direta entre esses dois órgãos. Isso pode influenciar diretamente no acúmulo de gorduras.

5. Ansiedade e insônia

Como eu disse acima, as bactérias em nossa flora intestinal podem influenciar em demais áreas de nosso corpo. Assim, elas podem causar inflamação em nosso sistema nervoso central, causando quadros de ansiedade. 

Dessa forma, a ansiedade piora a qualidade do sono, o que pode levar ao quadro de insônia. 

Conclusão

Bem, espero que todos tenham conseguido entender como a disbiose pode afetar todo o nosso corpo! 

Esse desequilíbrio na flora intestinal traz muitos desequilíbrios que, a primeira vista, podem ser tratados como outros casos. 

Sendo assim, se você identificou que sofre com algum desses sintomas de disbiose, já buscou tratamento e não teve melhora, entre em contato! Juntos, vamos entender o que está causando um desequilíbrio em sua flora intestinal e buscar o melhor tratamento!