Muitas vezes sofremos com alguns sintomas, mas não sabemos interpretar corretamente, não é? Por isso, hoje separei 5 sinais de que você pode ter um cisto pilonidal ou estar com a doença pilonidal. Vamos lá?

Bem, antes de conhecer os sinais da doença pilonidal, é necessário ter em mente que, para receber um diagnóstico correto, é preciso passar por avaliação médica. Portanto, se você identificou algum dos sinais abaixo, busque atendimento profissional!

Sendo assim, vamos entender o que é cisto pilonidal:

O cisto pilonidal é uma cavidade que vai se formar abaixo da pele, e que pode ou não conter pelos em seu interior. Em geral, o cisto pilonidal está localizado na região conhecida como “cofrinho”.

E a região onde ele se manifesta é o primeiro sinal para saber se você tem a doença pilonidal. Confira!

5 sinais da doença pilonidal

1. Localização

O cisto pilonidal costuma se manifestar no “cofrinho”, aquela região entre as nádegas, acima do ânus e abaixo das costas.

Uma cavidade é formada abaixo da pele dessa região, deixando o local mais sensível ao toque e com uma sensação mais endurecida. Além disso, também é possível apresentar infecção no local.

2. Presença de orifícios na região

Quem tem um cisto pilonidal, pode observar que, multas vezes, aparecem alguns buraquinhos na região.

3. Presença de pelos

Além de notar pequenos orifícios na região do cofrinho, muitas vezes é possível observar a presença de pelos dentro dos orifícios.

A forma que os pelos ficam distribuídos no cisto pilonidal pode lembrar a aparência de um ninho, e é disso que vem o nome pilonidal.  Pilo = pelo; nido = ninho.

4. Presença de secreção

Os pelos presentes no cisto, mesmo sendo originários da região, passam a agir como um corpo estranho em quem tem a doença pilonidal. Assim, o corpo gera uma resposta infecciosa para expulsar os pelos.

Isso ocorre porque nosso organismo reage criando um tecido chamado de tecido de granulação. O tecido de granulação produz uma secreção muito parecida com o pus, com o objetivo de expulsar os pelos.

Dessa forma, a região onde o cisto pilonidal está se torna constantemente úmida, o que pode causar irritações e, em alguns casos, infecções.

5. Infecções recorrentes

E chegamos ao último sinal de que você pode ser um cisto pilonidal: infecções recorrentes na região. Inchaço, vermelhidão, presença de secreção e infecção local podem ser indicativos de uma doença pilonidal

A doença pilonidal produz secreção e apresenta uma reação inflamatória à presença de pelos, como eu disse acima. Assim, quando essa secreção não vaza e começa a acumular, ela pode se tornar um abscesso.

Esse abscesso, em muitos casos, pode até levar o paciente ao pronto atendimento para que a drenagem correta e segura seja feita.

Você agora pode estar se perguntando: “se eu tenho esses sintomas e, de fato, tenho a doença pilonidal, vou precisar fazer uma cirurgia aberta?”. Bem, a cirurgia de cisto pilonidal evoluiu muito e hoje temos técnicas minimamente invasivas, que permitem uma melhor recuperação. Acompanhe!

Cirurgia de cisto pilonidal

Se você já viu algumas fotos do pós-operatório de uma cirurgia de cisto pilonidal aberta, certamente ficou preocupado, não é? Bem, as técnicas tradicionais costumam ser mais invasivas, mas felizmente, temos novas possibilidades de tratamento.

Por exemplo, hoje podemos fazer uma cirurgia de cisto pilonidal por vídeo. Nela, entramos com o aparelho dentro do cisto, limpamos todo o seu interior e cauterizamos tecidos de granulação. Isso permite uma melhor cicatrização local.

Além disso, em algumas técnicas também podemos utilizar o laser, processo que não gera grandes feridas e permite uma cicatrização menos dolorosa e mais rápida.

Entretanto, a boa recuperação e pós-operatório da cirurgia de cisto pilonidal também depende do paciente. Não esqueça de manter a região limpa e livre de pelos, isso vai te auxiliar no processo de cicatrização.

Sendo assim, vale relembrar o que eu disse no início do conteúdo: caso você tenha identificado algum desses 5 sinais, busque atendimento médico para um diagnóstico e tratamento adequados.

Será um prazer atender você! Entre em contato e agende seu atendimento em Belo Horizonte, São Paulo ou online para todo o mundo!