Uma fístula perianal – ou fístula anal – é um quadro que, comumente, se origina de um abscesso perianal. Ou seja, quando ocorre um abcesso na região anal e o conteúdo da infecção drena, uma passagem é formada ao lado do ânus. Isso é a fístula perianal. O tratamento de fístula pode ser feito com intervenção cirúrgica, e é sobre isso que falarei hoje. Vamos lá?

Bem, antes de falar do tratamento de fístula, é importante dizer que nem sempre uma fístula anal é sintomática. Em alguns casos, a pessoa só vai perceber a alteração no local ao passar a mão e sentir uma elevação ou um carocinho na região. Já em outros casos, a fístula perianal torna a região dolorida, além de drenar pus constantemente, o que deixa a região úmida e torna mais fácil o reconhecimento do quadro.

“Dr. Marcelo, se as fístulas nem sempre apresentam sintomas, quer dizer que não preciso fazer um tratamento de fístula?” As fístulas, quando não são tratadas adequadamente, podem evoluir para um caso mais grave, chamando de Gangrena de Fournier. Esse quadro, quando não é tratado de forma adequada, pode complicar e levar a morte. Sendo assim, é necessário realizar o tratamento de fístula ideal para cada tipo de fístula.

Tratamento de fístula – qual o tratamento ideal?

Quando precisamos tratar da saúde, é normal buscar pelo melhor tratamento, não é? Bem, comumente uma fístula perianal é tratada com uma cirurgia de fístula que consiste em abrir o caminho da fístula anal e fazer uma cauterização local. Entretanto, nem sempre esse vai ser o melhor método.

O tratamento de fístula ideal é indicado para cada caso após uma análise feita pelo médico proctologista, que busca entender o tipo de fístula. Essa análise médica é importante, pois existem fístulas com múltiplos trajetos, divisões e diferentes tamanhos. Sendo assim, após a análise em consultório, o melhor tratamento de fístula é indicado.

Um dos tratamentos que podem ser indicados, a depender o tipo de caso, é a cirurgia de fístula a laser. O laser é introduzido na fístula, até chegar ao ânus e, quando estiver posicionado corretamente, acionamos o laser, que cauteriza e sela a região. Ou seja, após queimar a região com a cauterização, o laser começa a fechar o trajeto da fístula.

Quando falamos em cauterizar, é comum que algumas pessoas fiquem preocupadas com a possibilidade da incontinência – ou seja, a capacidade de segurar as fezes – ser afetada, mas não se preocupe. A cirurgia de fístula a laser não danifica o músculo e, além disso, costuma ter o pós operatório menos doloroso. Para que a cicatrização ocorra corretamente, é necessário seguir à risca as orientações médicas, já que uma fístula perianal pode voltar, caso não cicatrize corretamente. Esse tratamento de fístula é um novo método, e um dos seus pontos positivos é ser um procedimento minimamente invasivo.

Portanto, o tratamento de fístula ideal vai ser indicado de acordo com cada caso e, na maioria dos casos, será necessário realizar uma cirurgia de fístula. Sendo assim, caso identifique alguma dor, ardência ou a presença de pus na região, busque ajuda com seu médico proctologista e não faça automedicação.