Hoje vamos conversar sobre o sintoma de câncer de intestino. É possível reconhecer a doença desde o primeiro sintoma de câncer? Bem, a verdade é que nem sempre vai existir um primeiro sintoma, no caso do câncer de intestino. Antes disso, vamos entender melhor o que é o câncer. 

O câncer de intestino começa a se desenvolver na mucosa do intestino. Algumas células da região passam por mutações e começam a se proliferar. Assim, elas formam elevações, que são chamadas de pólipo. Os pólipos acumulam outras mutações e adquirem a habilidade de invadir outros tecidos, e são esses tecidos que vamos chamar de câncer de intestino

Bem, o câncer começa pequeno e vai crescendo a medida que o tempo passa, e isso vai influenciar o tipo de sintoma de câncer de intestino e quando ele vai aparecer. Quanto menor o câncer, menos chance dele apresentar sintomas. 

Por isso, 70% dos casos de câncer de intestino é assintomático. Apenas em 30% dos casos os pacientes apresentam sintoma de câncer de intestino. Além disso, os sintomas variam de acordo com a região onde o câncer está se desenvolvendo. Confira:

Sintoma de câncer de intestino

Alteração nas fezes

Quando está muito próximo da saída do reto, é comum que o câncer provoque alterações nas fezes. É possível identificar a presença de muco ou sangue nas fezes. Isso pode acontecer porque, muitas vezes, o câncer se desenvolve rapidamente e apresenta um padrão de sangue muito caótico. Assim, ele fica mais suscetível a traumas e sangramento. 

Por outro lado, quando um câncer está mais alto no intestino, o sangue pode se misturar às fezes e chega invisível a olho nu. Por isso, o exame de sangue oculto nas fezes é tão importante. 

Alteração do funcionamento intestinal 

Um sintoma de câncer que pode ser detectado é a alteração do funcionamento intestinal. É possível que ocorra a alternância entre diarreia e secreção tipo muco, ou causar uma vontade constante de ir ao banheiro, mesmo que sem fezes prontas. Além disso, a medida que o câncer cresce, pode desencadear um caso de obstrução intestinal, alternando entre constipação e diarreia. 

Dor abdominal

Em muitos quadros, o câncer pode invadir estruturas, o que causa dor, mas também pode obstruir a passagem das fezes, o que também causa dor abdominal. Este tipo de dor tem um padrão semelhante às cólicas, que é uma dor recorrente, que aperta e então reduz lentamente. 

Apesar de apresentar esses sintomas em alguns casos, o que ocorre geralmente é que o câncer se desenvolva assintomático, como disse acima. Então, é muito importante realizar exames de rastreamento. 

Sintoma de câncer de intestino – como rastrear?

Sangue oculto nas fezes 

O exame de sangue oculto nas fezes identifica quantidades mínimas de sangue nas fezes, alertando para a necessidade de um exame diagnóstico, como a colonoscopia. O exame de sangue oculto, por si só, não permite diagnosticar uma doença, já que quadros como: hemorroidas, pólipos, divertículos e até mesmo fissuras anais podem causar sangramento oculto. 

Colonoscopia 

A colonoscopia, hoje, é exame padrão para a detecção de câncer de intestino ou pólipos. Portanto, caso haja a possibilidade, esse pode ser o primeiro exame realizado. Geralmente, a colonoscopia é indicada para ser feita por pessoas com 45 anos ou mais, e repetida a cada 5 anos, desde que os resultados venham normais. Em pessoas com histórico familiar de câncer ou sintoma de câncer, vamos antecipar esse exame. 

Portanto, se você tem histórico familiar ou identificou alguns dos sintomas acima, busque atendimento médico, de preferência com o proctologista ou gastroenterologista.