Proctalgia fugaz, você já ouviu falar nesse termo? Se você procurar na internet, vai ver que proctalgia significa dor no reto, e fugaz está relacionado a algo passageiro, que some rápido. Assim, proctalgia fugaz é uma dor no reto que desaparece rapidamente. Mas atenção: não é por que desaparece rapidamente que você deve ignorar a dor retal. Por isso, hoje falarei sobre o que causa dor no reto e proctalgia fugaz, como aliviar.

A proctalgia fugaz é um quadro de dor no reto, que aparece subitamente, dura alguns minutos e vai melhorando gradualmente, sem deixar sequelas. Geralmente, esse quadro de dor se manifesta a noite, durante o sono, mas pode ocorrer em outros momentos do dia.

O quadro está relacionado com a musculatura da pelve e se apresenta como uma espécie de cãibra. Dessa forma, quando ocorre um espasmo e a musculatura contrai, o fluxo sanguíneo é prejudicado, e isso leva a dor retal.

É comum que muitos pacientes confundam a proctalgia fugaz com uma vontade intensa e dolorosa de evacuar, mesmo que não haja fezes no reto. Muitos deles relatam em consultório que a dor foi melhorando ao assentar no vaso sanitário, mesmo sem a evacuação. Isso ocorre por que a dor no reto tende a melhorar a medida que a musculatura relaxa.

O que causa a proctalgia fugaz

Ingestão de bebidas alcoólicas, estresse, passar muito tempo assentado ou muito tempo de pé, são fatores que podem influenciar o aparecimento da dor retal. Entretanto, as causas exatas da proctalgia fugaz ainda não foram completamente definidas.

Isso por que nem todas as pessoas que se queixam desse tipo de dor no reto passam por gatilhos específicos. Muitas vezes a dor vem sem “aviso” e pode se manifestar apenas uma vez. Já outras pessoas podem sentir a dor retal de forma “recorrente”, mas sem identificar um fator de gatilho em comum em cada uma das crises.

Como ainda não encontramos os fatores exatos que podem levar a proctalgia fugaz, atualmente tratamos os sintomas das crises. Acompanhe.

Proctalgia fugaz como aliviar

Como falei, a contratura muscular está relacionada a dor no reto, por isso, podemos melhorar a contratura com alongamentos. Entretanto, alongar a pelve não é tão simples como alongar a panturrilha e, geralmente, vai demandar acompanhamento com um profissional,

Sendo assim, a fisioterapia pélvica junto com a osteopatia pode ajudar a liberar a musculatura local. Além disso, pode identificar pontos ósseos que podem estar doloridos, como o cóccix

Outra forma de aliviar os sintomas da proctalgia fugaz é aplicar calor local. Banho morno, compressa de água morna ou o banho de assento podem ajudar a aliviar a dor local.

O uso de supositório também pode aliviar a dor retal! Quando introduzir um supositório, a musculatura retal tende a relaxar, o que alivia a dor da proctalgia fugaz. Nesses casos, o supositório de glicerina é uma boa indicação, já que vai promover o relaxamento da região e ajudar na evacuação.

Medicamentos tópicos, como os anestésicos encontrados nas pomadas para hemorroida, ou medicações como diltiazem, que são utilizadas para evitar a contração muscular,  também podem ser indicados para o tratamento da proctalgia fugaz. Essas medicações relaxam a musculatura, diminuindo a contração local, entretanto, não são indicadas para todos os casos de proctalgia fugaz, e é necessário passar por avaliação médica antes de iniciar esse tratamento.

O controle do estresse também pode ajudar a melhorar a dor no reto e a frequência que ela se manifesta. Quando uma pessoa fica ansiosa e estressada por causa dos episódios de proctalgia fugaz, a sensibilidade a dor pode diminuir e a frequência dos quadros pode aumentar. Por isso, fazer yoga, meditação, ou outro método de relaxamento pode ajudar na melhora dos sintomas.

Sendo assim, é possível mesclar as mudanças comportamentais com mudanças na rotina para aliviar os sintomas da proctalgia fugaz. Entretanto, caso você não sinta mudanças com esse tipo de abordagem, busque atendimento médico para avaliar a necessidade do uso de medicamentos. E lembre-se: não se automedique!