Está em dúvida se esse desconforto é sinal de hemorroida ou outro quadro? Para te ajudar e entender melhor o que está acontecendo, hoje falarei mais sobre o primeiro sintoma de hemorroida. Vamos lá?

Quando falamos do primeiro sintoma de hemorroida, logo pensamos em dor na região do ânus, não é? Mas, se se eu te disser que, em geral, a hemorroida não dói. Geralmente, a dor local é sinal de outro quado. Veja!

Trombose hemorroidária e doença hemorroidária, existem diferenças?

Apesar da fama de ser muito dolorosa, a hemorroida, em si, não costuma ter essa característica. Entretanto, uma trombose hemorroidária, ou seja, a crise de hemorroida, é o que causa bastante dor no local.

A trombose hemorroidária pode ser causada por diversos fatores, e não depende do paciente ter a doença hemorroidária.

Ou seja, qualquer pessoa pode ter uma crise de hemorroida, já que todos nós temos o plexo hemorroidário. O plexo hemorroidário é o conjunto de vasos de sangue que, quando inflamados, podem desencadear uma trombose hemorroidária.

Bem, a presença de dor não é a única diferença entre trombose hemorroidária e as hemorroidas. Uma crise de hemorroida costuma se resolver sozinha após alguns dias, quando o plexo hemorroidário desinflama.

Por outro lado, a doença hemorroidária, geralmente, demanda tratamento específico para a sua resolução. Além disso, ela apresenta sintomas crônicos.

Agora que você sabe por que a dor não é o primeiro sintoma de hemorroida, vamos conhecer outros sintomas da doença e entender quais costumam aparecer logo no início do quadro.

Qual o primeiro sintoma de hemorroida? Conheça os sintomas de hemorroida

Geralmente, o primeiro sintoma de hemorroida costuma ser o inchaço local. E ele costuma ser causado por traumas na região ou por grande esforço.

Outra manifestação muito comum é o sangramento. Normalmente o sangramento vem da hemorroida interna e costuma ter uma coloração vermelho-vivo e, muitas vezes, pode ocorrer em jato.

Quando o sangramento vem de uma hemorroida grau 1, dificilmente o paciente vai perceber outro sintoma. Entretanto, em hemorroidas de grau 2, 3 e hemorroida grau 4, é possível observar uma saída de tecidos na região.

Assim, a saída de tecidos, ou seja, o prolapso na região, é outro sintoma de hemorroida considerado comum.

Secreção e coceira também são sintomas de hemorroida, embora sejam mais comuns nos casos de fístulas e fissuras.

Mesmo sendo quadros bem diferentes, o motivo para esse sintoma ser comum em todos esses casos é a região em que eles estão. A mucosa, quando está irritada, tende a produzir mais muco, deixando a região úmida, o que causa a coceira.

Hemorroida não dói nunca?

Entretanto, apesar da dor não estar entre os sintomas de hemorroida mais comuns, não quer dizer que hemorroida não dói em nenhum momento.

É possível ter o quadro de hemorroidas e sofrer com uma trombose hemorroidária ao mesmo tempo, o que causa bastante dor.

Além disso, traumas na região, causados pela passagem de fezes duras e até mesmo pelo atrito com o papel higiênico, também podem causar dor.

Tratamento para hemorroida

O tratamento para hemorroida é diferente nos casos crônicos, como é o caso da doença hemorroidária, e casos pontuais, como a trombose hemorroidária.

Como falei acima, a trombose hemorroidária tende a se resolver sozinha e não demanda um tratamento específico nem cirurgia.

Para amenizar os quadros de crise, o banho de assento em água morna é uma boa opção. A água morna ajuda a circulação de sangue no local, o que diminui o inchaço e inflamação.

Mas atenção: a água para o banho de assento deve estar morna ou fria, mas jamais quente. A água quente pode irritar ainda mais a região, piorando os sintomas.

Já o tratamento para a doença hemorroidária tem algumas opções, como intervenções minimamente invasivas, como a ligadura elástica. Caso você tenha identificado que está convivendo com algum dos sintomas de hemorroida que eu listei acima, entre em contato!

Irei avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento para você. Recupere a sua qualidade de vida!