“Dr. Marcelo, amo beber leite, mas ouvi dizer que leite faz mal. É verdade?”. A discussão se determinado alimento faz bem ou mal sempre existiu, e com o leite não é diferente. A realidade é que, em alguns casos, um alimento fazer bem ou mal depende de mais coisas, como a forma de consumo do alimento e condições de saúde pré-estabelecidas. 

Bem, para descobrir se o leite faz mal, primeiro temos que entender a sua composição. No leite, encontramos água em maior quantidade, açúcares, gordura e proteínas do leite. Vamos entender melhor como isso interage com nosso organismo? 

Por que leite faz mal para algumas pessoas? 

Açúcares 

Certamente você já ouviu falar na lactose ou em alimentos sem ou zero lactose, correto? Bem, a lactose é um dos principais açúcares do leite e é um carboidrato simples, de rápida absorção, que eleva nossa glicose e insulina. Ela é digerida pela lactase, uma enzima produzida pelo nosso organismo.

Assim, o consumo da lactose, na maioria das pessoas, não vai fazer mal, já que temos a lactase para digerir a lactose. Mas então, por que o leite faz mal a algumas pessoas? Com o passar dos anos, alguns organismos deixam de produzir a lactase, causando a intolerância à lactose em algumas pessoas.

A intolerância à lactose pode provocar disbiose intestinal em algumas pessoas. Além disso, pode provocar a diarreia e a produção de gases. No Brasil, cerca de 30% da população tem intolerância à lactose, mas esse quadro pode ser controlado com a ingestão de enzimas que digerem a lactose, alguns minutos antes de consumir o alimento. 

Gorduras 

O leite contém gorduras saturadas e, aposto que você já ouviu falar que elas fazem mal. Bem, consumir gorduras saturadas, desde que elas sejam até 10% das calorias consumidas no dia, não prejudica a saúde. 

Entretanto, é necessário lembrar que gorduras são muito calóricas, e não devemos exagerar no consumo. Por isso, se atente aos tipos de leite que você consome. Leites integrais costumam ter uma quantidade maior de gordura, portanto, se esse tipo de leite faz mal para você, prefira os leites desnatados ou semidesnatados. 

Proteínas do leite

Podemos citar as proteínas do soro do leite, o famoso Whey e a Caseína. O Whey, como muitos já sabem, pode ser usado para ganho de massa. Além disso, tem menos chances de apresentar uma reação em quem possui intolerância à lactose, mas, se você desejar usar esse produto, é importante ter cuidado. Em alguns casos, é possível que haja contaminação cruzada no processo, o que pode fazer com que você apresente sintomas da intolerância à lactose.

Nos tipos de leite produzidos no Brasil, é comum encontrar a Caseína A1 e A2. Em alguns leites, vamos encontrar, especificamente, a Caseína A2A2. Quando a Caseína A2A2 é quebrada, não pode produz um composto que altera as movimentações intestinais e apresenta sintomas parecidos com o da intolerância à lactose. E em alguns quadros, a intolerância à caseína pode causar uma prisão de ventre. 

Ou seja, é comum que uma pessoa consuma algum dos tipos de leite desnatado ou sem lactose e afins e ainda apresente desconforto. Isso ocorre por causa da intolerância à Caseína, uma das proteínas do leite. Essa intolerância pode fazer parecer que todo leite faz mal, mas fique atento: ainda é possível ter intolerância à caseína e consumir derivados do leite, desde que sejam do composto A2A2. 

Por isso, é difícil afirmar com precisão que o leite faz mal, afinal, depende dos tipos de leite e derivados que estão sendo consumidos, quais as proteínas do leite e se a pessoa apresenta alguma intolerância, como a intolerância à lactose. Por isso, caso você tenha suspeita de ter intolerância a algum desses componentes, busque uma opinião médica e volte a ter qualidade de vida!