Você já ouviu falar da SIBO? Alguns de vocês certamente já ouviram esse nome em algum momento, mas será que vocês sabem o que é SIBO? Bem, hoje falarei um pouco mais sobre esse assunto e irei explicar tudo sobre essa síndrome. Vamos lá?

O que é SIBO?

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que nosso intestino é o lar de diversas bactérias que desempenham diferentes funções em nosso organismo.

Essas bactérias são encontradas principalmente na região do intestino grosso e do reto. No intestino delgado também são encontradas bactérias, mas em menor quantidade.

Assim, o esperado é que tenhamos mil microrganismos por ml no conteúdo intestinal. Entretanto, algumas situações podem levar a um aumento da quantidade de bactérias, causando um super crescimento, a SIBO

Dessa forma, a SIBO é a Síndrome de Supercrescimento Bacteriano, e pode ser considerada um tipo de disbiose intestinal.

O que é disbiose?

A disbiose é um desequilíbrio em nossa flora intestinal. Alguns tipos de disbiose são quantitativos, ou seja, estão relacionados com a quantidade de microrganismos em nossa flora intestinal.

Por outro lado, temos também a disbiose qualitativa, que está relacionada com a qualidade dos microrganismos presentes em nosso intestino.

Dessa forma, quando falamos na SIBO, estamos tratando de uma disbiose quantitativa, relacionada à quantidade de bactérias presentes em nosso intestino. Ou seja, há um excesso de bactérias proliferando no local.

Agora que você já entendeu o que é SIBO e o que é disbiose, vamos compreender o que pode causar esse quadro.

O que pode causar a SIBO?

Já falei aqui e também em meu canal no YouTube que o intestino participa diretamente da nossa imunidade, com diferentes mecanismos de defesa.

Dessa forma, qualquer quadro que prejudique as defesas do nosso organismo pode propiciar o crescimento desordenado de microrganismos

PH estomacal
Nosso estômago tem um PH baixo, ou seja, ele é ácido. A acidez do estômago impede que determinadas bactérias se desenvolvam.

Entretanto, quando tomamos algumas medicações para diminuir a acidez estomacal, como os conhecidos “prazois”, diminuímos também as defesas naturais contra bactérias. Assim, criamos um bom ambiente para que ocorra a SIBO.

Mastigação
Além disso, posso citar um simples ato que pode ser uma porta para a SIBO: a mastigação.

Certamente você já ouviu sobre a necessidade de mastigar bem a comida para facilitar a digestão, não é?

Bem, algumas bactérias participam do processo digestivo e quando mastigamos pouco e deixamos a comida chegar em grandes porções ao estômago, são necessárias mais bactérias para auxiliar no processo digestivo, o que pode levar à SIBO

Quadros que alteram a motilidade intestinal
Quando o nosso intestino está se movimentando, seu conteúdo está sendo constantemente renovado, certo?

Entretanto, quando tomamos determinadas medicações que prejudicam a movimentação do nosso intestino, a proliferação bacteriana pode aumentar.

Opioides como codeína e tramadol e anti-inflamatórios estão na lista de medicações que podem levar à SIBO, já que eles retardam a movimentação intestinal.

Cirurgias também podem alterar a contração intestinal, já que toda cirurgia abdominal vai gerar um tipo de aderência. As aderências, por sua vez, prejudicam a movimentação intestinal.

Como podemos ver, diferentes fatores podem tornar nosso organismo propício para a SIBO. Mas, qual mal ela pode fazer?

O que a Síndrome de Supercrescimento Bacteriano pode causar?

As bactérias produzem compostos que, em demasia, podem ter efeitos nocivos para nosso organismo.

As bactérias também vão competir com as “bactérias boas” por espaço em nosso intestino. Além disso, os microrganismos vão competir por compostos da nossa alimentação, como a vitamina B12.

Assim, quem sofre com a SIBO pode ter um déficit de Vitamina B12 e um excesso de ácido fólico no organismo. Além disso, podem ocorrer perdas de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K e deficiência de Ferro.

Sintomas de SIBO

Os principais sintomas da Síndrome de Supercrescimento Bacteriano vão ser relacionados ao trato gastrointestinal. Veja:

• Diarreias;
  • Distensão abdominal;
  • Mal-estar;
  • Dor abdominal;
  • Presença de muco ou gordura nas fezes.

Esses sintomas são os mesmos sintomas da síndrome de intestino irritável, intolerância à lactose ou à frutose e, por isso, passar por uma avaliação médica é importante.

A investigação correta garante um diagnóstico certeiro e um tratamento eficaz. A SIBO tem tratamento, que muitas vezes envolve antibióticos e probióticos. Então, se você identificou algum desses sintomas e está buscando tratamento, entre em contato! Será um prazer te atender.