Já falei aqui algumas vezes sobre o cisto pilonidal e quais são suas características. Sendo assim, hoje falarei um pouco mais sobre o que causa cisto pilonidal, qual o tratamento de cisto pilonidal e quando a cirurgia de cisto pilonidal é indicada. Vamos lá?

Bem, o cisto pilonidal – ou doença pilonidal – se manifesta com a formação de uma cavidade, geralmente localizada na região abaixo das costas e acima das nádegas, também conhecida como cofrinho. Chamamos de doença pilonidal pois um cisto é uma cavidade fechada, mas essa apresenta alguns pequenos furinhos, sendo um pseudo cisto.

Além disso, ao contrário do que algumas pessoas pensam, um cisto pilonidal ou doença pilonidal  também podem surgir no couro cabeludo, axilas e até nas mãos.

A cavidade da doença pilonidal, em geral, é formada pela presença de algum pelo nas regiões citadas. Mas, como isso ocorre?

O que causa cisto pilonidal?

Bem, ainda não existe um consenso sobre o que causa cisto pilonidal. Atualmente o mais aceito é de que seja uma doença adquirida, não congênita. A principal teoria do surgimento do cisto pilonidal está relacionada com a presença de pelos na região.

Entretanto, não é o pelo que nasce na região é que o que causa cisto pilonidal, mas sim o pelo que fica próximo à região. Dessa forma, o pelo encontrado no cisto não tem raiz, ele está solto e pode ter vindo das regiões das nádegas, costas e até nuca.

A doença pilonidal pode ser desencadeada quando o pelo cai na região e sofre constante fricção, o que faz com que ele vá machucando a pele. Assim, o organismo libera uma reação de corpo estranho, o que faz com que uma cavidade se crie.

Nela que o pelo fica alojado e, por consequência, é gerada uma reação inflamatória, que cria um tecido de granulação com presença de pus, o que pode levar à formação de um abscesso. O abscesso do cisto pilonidal precisa ser drenado e o pelo removido para um tratamento de cisto pilonidal eficaz.

Tratamento de cisto pilonidal

Uma forma de realizar um tratamento de cisto pilonidal eficaz é remover os pelos que estão próximos à região dos cistos. O indicado é realizar a remoção dos pelos numa área de até 5cm de distância do cisto e, se possível, retirar também os pelos da região lombar.

Outra possibilidade é puxar o pelo que está dentro do cisto pilonidal. Essa remoção pode ser feita por outra pessoa (já que é uma área de difícil visualização pelo paciente). Dessa forma, ao retirar um pelo com a pinça, a reação inflamatória na região tende a diminuir.

Esses passos do tratamento de cisto pilonidal podem ser feitos pelo próprio paciente, ao perceber o início da doença pilonidal. Da mesma forma, esse processo de remoção de pelos e limpeza da cavidade também é feito durante a cirurgia de cisto pilonidal. A cirurgia de cisto pilonidal é indicada para tratar de pequenos a grandes cistos.

Uma abordagem que apresenta bons resultados é o EPSIT, cirurgia de cisto pilonidal por vídeo. Nela, inserimos a ferramenta pelos orifícios do cisto, assim podemos ver o seu conteúdo e realizar a lavagem interna, removendo pelos, secreções e tecidos doentes, promovendo a cicatrização. Essa técnica tem sido bastante utilizada, já que é um tratamento de cisto pilonidal que não precisa realizar um corte na região, evitando assim uma grande área aberta e exposta. Outra excelente opção para vários tipos de cisto pilonidal seria a cirurgia a laser.

Bem, espero que esse conteúdo tenha ajudado a entender o que causa cisto pilonidal e quais os melhores tratamentos para cisto pilonidal e doença pilonidal. Caso precise de um atendimento médico, entre em contato! Será um prazer te atender.