Já falei aqui algumas vezes sobre o tratamento de fístula perianal a laser e suas indicações. Hoje, para sanar mais dúvidas sobre o laser, falarei sobre o tratamento de fístula retovaginal e quais as abordagens ele pode ter. Além disso, falarei um pouco mais sobre recidiva de fístula perianal. Vamos lá?

Bem, a cirurgia de fístula a laser é feita com uma fibra fina, semelhante a um arame. Assim, introduzimos a fibra na fístula por toda a extensão da fístula, puxamos a fibra de volta e, nesse processo, ocorre o fechamento do caminho. Dessa, o tecido recém fechado passa por um processo de cicatrização.

Esse tratamento de fístula altamente eficaz para tratar fístulas longas e finas, por exemplo, já que consegue as fechar com mais facilidade. O pós-operatório, geralmente, apresenta dor leve e alguns desconfortos. Além disso,  cirurgia de fístula costuma apresentar excelentes resultados, entretanto, em alguns casos podem acontecer complicações ou uma recidiva de fístula, que é quando a fístula volta.

Bem, mas se existem riscos, esse tratamento é indicado para fístula retovaginal

Laser para fístula retovaginal

A fístula retovaginal é caracterizada por ser uma comunicação incomum entre a região do ânus e a vagina. Este tipo de fístula costuma ter mais de uma causa, entre elas estão: traumas na região, efeito à radioterapia ou processos infecciosos que formam abscessos.

Dessa forma, para utilizar ou não o laser no tratamento de fístula, é necessário entender o que ocasionou o quadro. Por exemplo, uma fístula retovaginal que foi causada por radioterapia costuma ter um tecido com cicatrização mais difícil, enquanto uma fístula causada por trauma costuma cicatrizar com mais facilidade.

Além disso, as fístulas retovaginais causadas por abscessos costumam ser mais finas, o que torna o tratamento com laser mais eficiente.

As fístulas retovaginais, em geral, costumam ter um trajeto mais curto, o que não costuma ser uma boa opção de uso do laser. Realizar a cirurgia de fístula a laser, nesse caso, pode aumentar as chances de uma recidiva. Mas isso quer dizer que o uso do laser é desaconselhado?

Quando usar o laser na fístula perianal?

Além da possibilidade de usar o laser em fístulas oblíquas e mais longas, como explicado acima, existe mais uma possibilidade: transformar a fístula retovaginal em fístula perianal. Com o Séton, é possível direcionar a fístula do reto para o períneo e, assim, promover a cicatrização da fístula na região da vagina.

Assim, se realizarmos uma drenagem eficaz, alongamos a fístula, a tornando mais propícia para o laser. Assim, realizamos o procedimento em dois tempos: primeiro com a colocação do Séton para redirecionamento e então aplicamos o laser.

Dessa forma, a fístula retovaginal pode sim ser tratada com laser, desde que tenha determinadas características. Por isso, sempre converse com seu médico e procure entender qual o melhor tratamento para você! E caso você esteja buscando atendimento, entre em contato e marque uma consulta, será um prazer lhe atender!