Vamos tirar algumas dúvidas sobre hemorroidas? Reuni algumas perguntas que me mandam pelas redes sociais e resolvi esclarecer algumas. Portanto, hoje falarei sobre crise de hemorroida, trombose hemorroidária e a diferença entre hemorroida interna e hemorroida externa. Vamos lá?  

Entenda porque a hemorroida sai 

As hemorroidas são pequenos vasinhos de sangue que temos na região anal, chamados de plexo hemorroidário. Sim, todos nós temos hemorroidas, mas nem todos temos a doença hemorroidária, que é quando as hemorroidas causam sintomas. 

Bem, em algumas pessoas, os vasos do plexo hemorroidário podem começar a perder a sustentação e acabam saindo. Isso configura a doença hemorroidária. 

O que muitas pessoas não sabem é que essa pode ser uma questão genética e com histórico familiar! Por isso, sempre ressalto que é importante falarmos sobre a saúde da região.  

Bem, além da perda de sustentação, um paciente pode lidar também com a crise de hemorroida (ou trombose hemorroidária). Nesses casos, ocorre a formação de um coágulo nas hemorroidas, e é um episódio agudo, diferente das hemorroidas que estão sempre saindo.  

Geralmente, a trombose hemorroidária, por se tratar de uma crise pontual, se resolve sozinha. Nesse caso, realizamos processos para tratar os sintomas e diminuir a dor local, o que nos leva à próxima dúvida. 

Entenda porque a hemorroida dói 

E se eu te disse que, em geral, as hemorroidas não doem? Como disse acima, as hemorroidas são vasos de sangue que todos temos e, mesmo que eles saiam, a dor não costuma vir.  

Mas então, o que dói? Na crise de hemorroidas, o tecido está inflamado e sensível, e é nessa situação que a dor é causada. A dor costuma durar alguns dias e começa a melhorar, embora o coágulo demore mais a desaparecer.  

Mas atenção: muitas vezes a pessoa pensa que tem hemorroida, mas está com uma fissura anal, fístula ou mesmo câncer de ânus. Por isso, ao sentir alguma alteração na região, busque atendimento para um diagnóstico correto.  

Entenda porque a hemorroida sangra 

Como expliquei acima, quando temos a doença hemorroidária, os vasos de sangue perdem a sustentação e descem. Assim, como a mucosa está frágil e exposta, qualquer trauma (como passar o papel higiênico com mais força) pode gerar um sangramento. 

É importante lembrar que o sangramento nem sempre será acompanhado de dor. Além disso, pode ser um sangramento em jato e em grande quantidade.  

Entenda diferença de hemorroida interna e hemorroida externa 

Você acha que a diferença é que uma é para fora e a outra para dentro? E se eu te disser que não é bem assim?  

A diferença está na anatomia do local que as hemorroidas surgem. No ânus, temos a chamada linha pectínea, que divide a conexão de dois tipos de tecido. Esses tecidos apresentam sensibilidades diferentes, e dividem os tipos de hemorroida. As hemorroidas acima da linha pectínea são hemorroidas internas, e as abaixo da linha são externas.  

A hemorroida interna tem uma sensibilidade muito parecida com a do intestino. Os tratamentos para ela são variados, podendo ser feitos em consultório. Uma hemorroida interna pode sair, mas isso não a torna uma hemorroida externa, mas sim uma hemorroida de grau 1, 2, 3 ou 4. 

Já a hemorroida externa tem a sensibilidade parecida com a da pele. Em geral, o tratamento desse tipo de hemorroida demanda intervenção cirúrgica.  

Quem tem hemorroida pode pegar peso?  

É comum que algumas pessoas que peguem algo muito pesado sofram com a trombose hemorroidária. Isso acontece, pois, quando levantamos peso, contraímos o abdômen, o que aumenta a pressão abdominal e prejudica a drenagem de sangue.  

Isso faz com que o sangue fique parado por alguns momentos, o que aumenta o risco de uma trombose hemorroidária, já que favorece a coagulação sanguínea. Por isso, fique atento no momento de levantar peso! Afinal, uma crise de hemorroidas pode ser desencadeada por um treino de força na academia.  

Bem, essas foram algumas dúvidas que vocês deixaram, falo mais sobre isso no meu canal do YouTube e, caso queira, também podem conferir um vídeo sobre os tratamentos para hemorroida.  

Não se esqueça: ao sentir uma alteração na região, busque auxílio médico!