Com certeza você já ouviu falar sobre o grau da hemorroida, certo? As hemorroidas são categorizadas em hemorroida grau 1, hemorroida grau 2, 3 e hemorroida grau 4. Hoje vou falar tudo sobre hemorroida grau 4. Vamos lá?

Como muitos de vocês já sabem, as hemorroidas são vasinhos de sangue que temos abaixo da mucosa, na região anal. Com o tempo, esses vasos vão perdendo a sustentação e começam a descer. Dessa forma, com a “hemorroida para fora”, passamos a sentir alguns incômodos, como coceira, dor ou sangramentos.

Quando a mucosa que abriga a hemorroida passa a descer e “sair” pelo ânus, ela começa a ser constantemente irritada. Seja pela fricção nas roupas, pelo contato com os pelos da região e até mesmo pela pele, e tudo isso faz com que os sintomas piorem. Além disso, as hemorroidas para fora também nos ajudam a entender o grau da hemorroida.

Toda hemorroida para fora é hemorroida grau 4?

Bem, as hemorroidas podem ser divididas em 4 graus. Os graus refletem o impacto da hemorroida na qualidade de vida da pessoa, e é uma escala de sintomas e não de tamanho, como algumas pessoas pensam.

Hemorroida grau 1: é uma hemorroida interna e que não sai, permanece sempre no mesmo lugar, mesmo que haja esforço para evacuar.

Hemorroida grau 2: é uma hemorroida interna que sai, em geral, quando há esforço para evacuar, mas volta sozinha.

Hemorroida grau 3: é uma hemorroida interna que sai, mas não volta sozinha. É necessário que a pessoa a empurre novamente para o lugar.

Hemorroida grau 4: pode ser chamada de “hemorroida para fora”. Mesmo que a pessoa a empurre de volta, ela imediatamente sai novamente, ficando permanentemente no lado de fora.

As hemorroidas grau 4 apresentam sintomas mais “fortes”, como irritação, coceira, sangramento e produção constante de secreção. No geral, o tratamento para esse tipo de hemorroida é cirúrgico. Vamos ver mais sobre isso, acompanhe:

Tratamento para hemorroida grau 4

A cirurgia de hemorroida preocupa muitos pacientes por ter fama de ser muito dolorida. Entretanto, é possível realizar outro tipo de intervenção, como a ligadura elástica.

Em geral, a ligadura elástica é indicada para hemorroidas grau 2 e 3, mas em alguns casos, é possível aplicar a técnica na hemorroida grau 4. Se, no momento do exame, for possível empurrar a hemorroida para dentro, o uso da ligadura elástica pode ser feito. Este tipo de tratamento é minimamente invasivo, no geral, causa menos dor e tem um bom pós-operatório.

Apesar da cirurgia ser indicada, é possível conviver com a hemorroida, embora não seja indicado. A hemorroida grau 4 prejudica muito a qualidade de vida do paciente, já que pode ser uma fonte constante de dor e secreção, que pode inclusive sujar a roupa, causando constrangimento.

Por isso, ao perceber sintomas na região busque atendimento médico. Existem diversos tipos de tratamento para todos os graus de hemorroida, que devolvem a qualidade de vida e liberdade de uma pessoa. Não mude seus hábitos para conviver com a doença e nem se automedique. Com o diagnóstico correto você encontra o melhor tratamento.

Caso esteja buscando um proctologista em BH ou um proctologista em SP, entre em contato! Será um prazer te atender!