As técnicas de tratamento para as doenças orificiais estão cada vez mais atualizadas. Sendo assim, hoje falarei um pouco sobre a cirurgia a laser no tratamento para fissura anal, deita com laser de CO2. Vamos lá?
Como alguns de vocês já sabem, a fissura anal é um corte na região do ânus. Esse corte pode ser causado por diferentes fatores e, entre eles, podemos citar a passagem de fezes muito duras e o atrito em excesso com o papel higiênico.
Por causa dos seus sintomas, a fissura anal pode ser confundida com outras doenças orificiais, como a hemorroida. Os sintomas mais comuns da fissura anal são: dor ao evacuar, plicoma anal, papila anal hipertrófica e, eventualmente, a presença de sangramento.
Quando a fissura ainda é um quadro agudo, o sangramento pode ocorrer no momento em que o corte foi feito ou quando a pessoa vai ao banheiro. Entretanto, a medida que a região vai machucando repetidamente, ocorrem alterações no tecido da região, o que faz com que ele pare de sangrar e torne a cicatrização difícil.
Em geral, a fissura anal aguda cicatriza sozinha dentro de poucos dias. Entretanto, quando a pessoa sofre cortes repetidas vezes na região e a cicatrização se torna comprometida, o quadro pode se desenvolver para uma fissura anal crônica.
Na fissura anal crônica, o músculo da região anal passa a ficar permanentemente tenso, dificultado a cicatrização dos cortes e até mesmo a ida ao banheiro. Além disso, em alguns casos, pode se formar uma papila anal hipertrófica, uma bolinha que, em alguns casos, pode sair pelo ânus.
Essa saída causa ainda mais confusão no paciente, por ser um sintoma parecido com os sintomas de hemorroida.
Tratamento para fissura anal
O tratamento para fissura anal vai desde a melhora do funcionamento intestinal até a realização de cirurgias, e é aqui que entra a cirurgia a laser.
Na cirurgia tradicional de fissura, realizamos a retirada da fissura anal com a fissurectomia ou a esfincterectomia lateral, ou seja, um pequeno corte é feito no músculo no ânus com o propósito de relaxar a região e melhorar o fluxo de sangue.
Entretanto, as técnicas de tratamento para fissura evoluíram ao longo dos anos e, ao invés de fazermos a fissurectomia, hoje podemos usar o botox. Da mesma forma, no lugar da esfincterectomia lateral, hoje fazemos o uso do laser.
Assim, a cirurgia a laser é feita com o laser de CO2, que é o mesmo laser usado para clareamento de pele e cirurgias ginecológicas.
O laser de CO2 é versátil e pode ser configurado de diferentes formas, a depender da abordagem desejada. Assim, temos duas possibilidades para seu uso na cirurgia a laser:
- Forma cortante: nessa abordagem, o laser de CO2 é utilizado para retirar completamente a fissura, assim como fazemos na técnica convencional.
- Fulguração ou evaporação do tecido: nessa abordagem, aplicamos o laser de CO2 diretamente na fissura, com o objetivo de vaporizar o tecido.
Como escolher a melhor maneira de usar o laser de CO2?
Ambas as abordagens possuem vantagens e desvantagens e, por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente. Em geral, são levadas em consideração as seguintes características para a escolha do tipo de uso do laser de CO2:
- Grau de retração: avaliamos o nível de expansão e retração da musculatura anal. Quando utilizamos a abordagem cortante e retiramos completamente a pele da região, a musculatura tende a se expandir, facilitando a passagem. Entretanto, alguns pacientes já tem uma boa passagem de fezes, o que faz com que a retirada da fissura não seja a melhor opção.
- Características do tecido local: além de avaliar a retração, características gerais também são avaliadas.
É importante ressaltar que, muitas vezes, a decisão de como usar o laser de CO2 na cirurgia a laser é feita já no bloco cirúrgico.
Isso porque alguns exames disgnósticos como exame de toque e anuscopia são mais confortáveis quando feitos com o paciente sedado e sem dor, já que, em outro momento, a prática seria dolorosa e incômoda.
Por isso, se você já passou por uma consulta e o profissional ainda não se decidiu sobre qual técnica de cirurgia a laser utilizar, não se preocupe, ele pode estar te privando de uma dor desnecessária!
E se você está buscando atendimento e um tratamento para fissura, entre em contato comigo! Será um prazer atender você.
0 comentários