Estenose de intestino, você já ouviu falar nesse quadro? Bem, a estenose se trata do estreitamento de algum segmento em nosso organismo, o que dificulta a passagem pelo local. No caso da estenose de intestino, ocorre um estreitamento do intestino – que pode acontecer em qualquer parte dele –. Esse estreitamento pode ser causado por um processo inflamatório na região, podendo surgir na fase aguda ou na fase de cicatrização.

Dessa forma, a obstrução intestinal pode ser causada por uma estenose cicatricial ou ser resultado de um processo inflamatório. Confira a diferença de ambos os quadros:

Estenose cicatricial
Em um quadro de doença inflamatória intestinal, como na Doença de Crohn, a medida que as áreas inflamadas vão cicatrizando, a passagem do intestino vai sendo fechada, causando uma estenose cicatricial, causando uma obstrução intestinal parcial, que é quando uma área tem a passagem comprometida apenas parcialmente. Esse tipo de estenose de intestino vai avançando progressivamente e não vai apresentar melhora, já que a região já passou pelo processo de cicatrização.

Estenose por inflamação
A obstrução intestinal também pode ocorrer na fase aguda de uma doença inflamatória intestinal. Durante a inflamação, pode surgir um edema no intestino, o que faz com que a passagem na região seja impedida. Nesses casos, o que geralmente ocorre é a inflamação afetar áreas do intestino que já tem a passagem comprometida, assim, quando o processo inflamatório ocorre, o espaço restante que estava livre fica obstruído, impedindo a passagem temporariamente. Ao contrário da estenose cicatricial, a estenose por inflamação pode ser tratada com medicação e requer acompanhamento médico para monitoramento da evolução.

Além desses quadros, é possível que a obstrução intestinal e a estenose sejam causadas por outros fatores, como a retocolite ulcerativa. Outro fator que pode levar ao estreitamento intestinal é uma cirurgia no intestino, quando a região de emenda fica muito estreita.

Diversos quadros podem evoluir para uma estenose e, além disso, ela pode se apresentar de diferentes maneiras: estenose anular e estenose segmentar.

Estenose de intestino – diferença entre estenose anular e segmentar

Estenose anular
Esse tipo de manifestação é restrita a uma área e se manifesta como se fosse um anel, pegando uma circunferência do intestino. Assim, em alguns casos, é possível fazer a dilatação da região através da endoscopia ou colonoscopia. Dessa forma, enchemos um balão na região, o que causa o rompimento do “anel” que se formou, reestabelecendo a passagem. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Estenose segmentar
Neste tipo de obstrução intestinal, uma grande área do intestino é comprometido e, em alguns casos, a cirurgia é a intervenção mais indicada. Assim, a cirurgia é focada em retirar uma parte doente do intestino, entretanto, é necessário se atentar a alguns detalhes antes de optar por esse método.

Pacientes com doença inflamatória intestinal podem apresentar inflamações em diversos locais do intestino ao longo dos anos, sendo assim, retirar parte do intestino pode não ser a opção mais indicada a eles, já que, em tese, esse processo pode acontecer diversas vezes e comprometer o funcionamento intestinal a longo prazo. Por isso, sempre buscamos opções que permitem preservar a região do intestino.

Bem, como vimos, a estenose intestinal é o estreitamento de uma parte do intestino e pode ser um caso crônico ou agudo. O diagnóstico requer avaliação médica para que assim o melhor tratamento seja encontrado. Em caso de sintomas, procure um médico proctologista e não se automedique.