Como saber se tenho câncer?” O câncer é uma doença que, muitas vezes, pode ser terminal. Por isso, é normal temer esse diagnóstico e buscar conhecer os sintomas de câncer

Sendo assim, hoje falarei um pouco mais sobre o que é câncer, quais são os sintomas de câncer e os tipos de câncer. Vamos lá?

O que é câncer?

O câncer é uma doença que se manifesta nas nossas células. Em geral, ocorre uma mutação nas células, o que faz com que elas vivam mais do que deveriam.

Após um período, as células que sofreram mutação começam a invadir outros locais do corpo. Para ficar mais fácil de entender, darei um exemplo com o câncer de intestino

No câncer de intestino, as células que estão vivendo mais e se reproduzindo mais rápido, invadem a parede do intestino.

Dessa forma, as células podem cair na corrente sanguínea ou linfática, ser transportadas para outras regiões no organismo e criar pequenas áreas da doença.

Tipos de câncer e sintomas de câncer

Como falei acima, as células cancerígenas podem se desenvolver em diferentes regiões do nosso corpo, o que resulta em diferentes tipos de câncer. Falarei sobre alguns deles:

Existem alguns tipos de câncer que são mais comuns. No homem, o câncer mais comum é o câncer de próstata e na mulher o câncer de mama.

Logo em seguida, o câncer de intestino é o mais comum entre homens e mulheres. O Instituto Nacional de Câncer – INCRA – estima que 45.630 casos tenham sido diagnosticados em todo o Brasil no ano de 2023.

Câncer de próstata

Bem, o câncer de próstata, em geral, se desenvolve lentamente. Para compreender quais são os sintomas de câncer de próstata, é necessário entender um pouco sobre a anatomia da região.

A próstata faz parte do sistema urinário e reprodutor. A uretra (aquele canal onde passa a urina e o sêmen) passa por dentro da próstata.

Assim, devido a sua localização, muitas vezes o sintoma de câncer de próstata vai se manifestar no canal urinário. Um exemplo de sintoma de câncer é aumento das idas ao banheiro para urinar, já que a próstata cresce e comprime a uretra.

Dessa forma, se você observou alteração na sua frequência urinária sem motivo aparente e, além disso, tem histórico de câncer de próstata na família, o ideal é buscar atendimento com urologista o quanto antes.

Câncer de mama

Todos os anos são feitas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e, certamente, você já ouviu falar delas.

Atualmente, a indicação do Instituto Nacional de Câncer – INCRA – é que a mamografia para rastreamento dos sintomas de câncer de mama seja feita por mulheres a partir dos 50 anos.

Entretanto, a indicação de idade e frequência de repetição do exame pode variar para cada paciente, já que o histórico familiar também é levado em consideração para monitorar a saúde da paciente.

Esse ano entrevistei a mastologista Dra. Débora Balabram em meu canal do Youtube e conversamos sobre os sintomas de câncer e outras particularidades.

Também trouxe um conteúdo para o blog e você pode ler clicando aqui.

Câncer de intestino

O câncer de intestino é um dos tipos de câncer que costuma ser assintomático, ao contrário dos citados acima.

Entretanto, quando apresenta alguma alteração, os sintomas de câncer de intestino podem ser confundidos com os de outro quadro.

Os sintomas mais comuns são: alteração do ritmo intestinal, sangue ou muco nas fezes, dor abdominal e dificuldade para evacuar.

Por isso, se você sofre com esses sintomas de câncer sem razão aparente, procure um médico, principalmente se há histórico familiar de câncer ou se você tem uma doença prévia no intestino.

Outros sintomas de câncer

Quando um câncer não é descoberto rapidamente e não tem o tratamento adequado, a tendência é que ele evolua e cresça.

Dessa forma, todos os tipos de câncer podem apresentar sintomas em uma parte do corpo diferente de onde o câncer está alojado.

Os sintomas podem ser: perda de peso sem razão aparente, cansaço extremo e vontade de ficar sempre deitado, aparecimento de nódulos, pintas que aumentam de tamanho e mudanças no tom de pele.

Por isso, ao perceber qualquer alteração que não melhora e não tem motivo aparente, busque atendimento médico. Nem sempre a alteração será um sintoma de câncer, mas pode apontar outros quadros que precisam de tratamento.