Seu médico te receitou um supositório e você não sabe bem como usar? Ou talvez até saiba como usar, mas tem dúvidas sobre como usar supositório e tem vergonha de falar sobre isso, não é?

Por isso, hoje falarei sobre o tema! Vou explicar para que serve supositório, quando ele pode ser indicado e como usar supositório. Vamos lá?

Para que serve supositório?

Bem, a primeira coisa que gostaria de dizer é que o supositório, apesar de ser um tabu para algumas pessoas, é uma via de medicamentos. Ou seja, um supositório é a forma que diversas medicações são preparadas para serem absorvidas por nosso organismo. 

 Por isso, um supositório pode ser utilizado para diversos fins e ser indicado em diferentes casos. 

O supositório é uma boa alternativa para a medicação, pois o reto é uma região bastante vascularizada. Por isso, a região absorve bem os medicamentos e também a água que fica presente no local. 

Mas afinal, para que serve supositório? Analgésicos, anti-inflamatórios, opioides e até mesmo ozônio por via retal são medicamentos que podem ser usados como supositórios

Dito isso, certamente você já ouviu falar sobre o supositório de glicerina, não é? Falarei sobre ele. 

Supositório de glicerina e fecalomas

O supositório de glicerina é indicado para ajudar na evacuação. Como falei acima, o reto pode absorver água, assim, quanto mais tempo as fezes passam no reto, mais ressecadas ela ficam. 

Esse ressecamento de fezes pode desencadear um quadro chamado fecaloma. O fecaloma é uma grande bola de fezes acumuladas e duras que obstrui a passagem retal, impedindo a evacuação. 

Dessa forma, das maneiras mais eficazes de resolver o quadro de fecaloma é o uso do supositório de glicerina. 

O supositório de glicerina age dissolvendo e amolecendo as fezes, além de fornecer um estímulo mecânico, o que estimula a evacuação. 

O processo de amolecimento das fezes é super importante para que a evacuação ocorra sem causar “danos colaterais”. O ânus é mais estreito que o reto, por isso, se as fezes não amolecem corretamente, podem machucar a passagem do ânus ao sair.  

Esse atrito das fezes mais calibrosas pode causar quadros de fissura anal e crises de hemorroida. Por isso, quando as fezes estão muito duras, pode ser necessário usar mais de um supositório para que as fezes amoleçam. 

E é por causa da ação do supositório que, em muitos casos, ele vai ser mais indicado que o laxante. 

Supositório x laxante

Qual o melhor? Bem, os laxantes estimulam o movimento fecal e empurram as fezes. Assim, quando as fezes estão duras e “travadas” na região, o estímulo do laxante não é a melhor opção, já que as fezes vão sair machucando a região. 

Sendo assim, os supositórios são a melhor indicação para esse quadro. E é por isso que sempre alerto aqui e em minhas redes sociais sobre a necessidade de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento. 

Um profissional vai identificar o seu caso e indicar o tratamento que não trará prejuízos à sua saúde! 

Bem, agora que você entendeu melhor para que serve supositório e o que ele é, vamos entender como usar supositório.

Como usar supositório?

É importante conhecer a anatomia da região para ter uma noção melhor de como usar supositório. O canal anal é repleto de musculaturas, como os esfíncteres interno e externo, músculo pubo retal e os elevadores do ânus. 

Esses músculos trabalham para manter o ânus contraído e evitar o escape de fezes. Por isso, se a pessoa introduzir o supositório apenas superficialmente no ânus, ele vai acabar ficando no canal anal.

Assim, esses músculos vão expulsar o supositório, o que anula seu efeito. Para que um supositório tenha a ação correta, ele precisa passar esses músculos e chegar ao reto. 

Dessa forma, é preciso que a pessoa o introduza até uma área que ela perceba que não tenha mais resistência.

Então, você pode adotar a seguinte métrica para saber como usar supositório: se você sentir que seu dedo ainda está sendo “apertado”, você ainda está no ânus. Empurre mais um pouco para chegar ao reto.

A introdução do supositório de glicerina não costuma ser difícil, já que ele acaba lubrificando a passagem. Entretanto, inserir outros tipos de supositório pode ser difícil.

Portanto, use lubrificantes e outros produtos indicados para o processo e é claro, sempre introduza o supositório com cuidado.

Além disso, não esqueça de consultar um profissional para te auxiliar em seu tratamento. E, em caso de irritação, suspenda o uso dos supositórios imediatamente.

Espero que esse conteúdo tenha esclarecido às suas dúvidas!