Cirurgia ultrassônica, você já ouviu falar sobre? Se você acompanha os conteúdos do blog, certamente já me ouviu falar sobre cirurgia de hemorroida a laser, mas hoje eu trouxe um assunto diferente: a cirurgia ultrassônica. Vamos ver mais sobre isso?

Cirurgia de hemorroida

Antes de entender melhor como é feita e as indicações da cirurgia ultrassônica, vamos entender o que esse tipo de cirurgia. Bem, a cirurgia ultrassônica é um tipo de cirurgia de hemorroida e está entre os tratamentos minimamente invasivos para hemorroidas. 

Existem diferentes tipos de cirurgia de hemorroida, e isso quer dizer que nós médicos precisamos adequar a técnica ao tipo de hemorroida do paciente. 

Algumas cirurgias minimamente invasivas, como a cirurgia de hemorroida a laser e a cirurgia ultrassônica. Nesses tratamentos, são usadas diferentes formas de energia. 

O que é cirurgia ultrassônica?

Na cirurgia ultrassônica usamos uma pinça ultrassônica. Esse tipo de pinça vibra em uma velocidade tão alta que ela produz energia térmica e causa a cauterização do tecido. 

Mas, como eu disse acima, esse é um dos tratamentos minimamente invasivos. Dessa forma, a pinça agride menos a região do que o eletrocautério convencional. Então, nesse tipo de cirurgia de hemorroida, nós vamos usar uma pinça que cauteriza o tecido por meio da vibração, uma vibração ultrassônica

Outro diferencial desse tipo de cirurgia é que ele quase não causa sangramentos. Assim, essas pinças são usadas em casos em que seja necessário ter um cuidado redobrado e  para prevenir e sangramentos. Além disso, elas também podem ser usadas para cortar e retrair tecidos. 

Como a cirurgia ultrassônica é feita? 

Em geral, vamos cortar a mucosa, abrindo aquela região onde a hemorroida está. Debaixo dessa mucosa é cheio de vasos de sangue, o plexo hemorroidário, já falei dele aqui outras vezes. 

Bem, o plexo hemorroidário, no caso do paciente que tem hemorroida, é um tecido que se torna doente e formou um excesso de tecido de vasos e deixou de ter uma sustentação adequada. 

Então, em geral, é preciso tirar ou remodelar aquele tecido. Em cirurgias de hemorroida a laser, fazemos a remodelação do tecido, enquanto na cirurgia ultrassônica, fazemos a remoção do tecido. 

A medida que vamos cortando o tecido, a pinça ultrassônica também faz a cauterização no local. Então, como eu disse acima, essa cirurgia praticamente não tem sangramento, o que é uma excelente característica.

Outro ponto interessante a cirurgia ultrassônica é a sua taxa de recidivas. Pela literatura médica, essa técnica tem um baixíssimo índice de recorrência da hemorroida, quando comparada a outras técnicas. 

Quando esse tipo de cirurgia de hemorroida é recomendada? 

Com todos esses benefícios e novidades, você deve estar se perguntando quando esse tratamento minimamente invasivo é indicado. Bem, essa técnica vai ser adequada para todos os casos em que a cirurgia convencional é indicada. 

Para melhor entendimento, é mais fácil citar os casos em que essa técnica não é indicada:

  • Em casos muito pequenos em que vamos tirar excessos de pele e não tem muito tecido vascular. 
  • Em casos que o paciente tem uma hemorroida circunferencial. Nessa situação,  pode ser melhor utilizar uma técnica tipo o PPH ou o THD, que são técnicas específicas para tirar mais tecido sem causar tanta retração do canal a não. 

Como saber se esse tratamento é para você? 

Como eu disse no início do conteúdo, nós fazemos uma avaliação individual de cada paciente para entender os tipos de hemorroida, o grau e outras características.  Assim, podemos indicar o melhor tratamento, seja ele uma técnica convencional ou um tratamento minimamente invasivo

Dessa forma, se você está buscando um atendimento com proctologista em São Paulo ou proctologista em Belo Horizonte, entre em contato comigo! Vamos juntos buscar o tratamento ideal para suas necessidades.