Nesta semana a cantora Preta Gil foi diagnosticada com um adenocarcinoma, e muitos de vocês me pediram para falar sobre esse tipo de câncer de intestino. Um diagnóstico de câncer é sempre preocupante, por isso hoje falarei sobre como os pólipos evoluem para um câncer e em como a colonoscopia pode ajudar no diagnóstico precoce. Vamos lá?

Bem, a mucosa do nosso intestino está em constante renovação celular, num processo chamado apoptose, que é a morte celular. Entretanto, quando as células estão se multiplicando muito rápido, o risco de mutação celular aumenta e, por consequência, faz com que a célula viva mais tempo que o normal e acumule mutações.

Assim, quando essas células com mutação se multiplicam, a quantidade de células com mutação aumenta, as células passam a viver mais e em maior quantidade, fazendo com que esse acúmulo de células desenvolva um pólipo. Dessa forma, ganham a capacidade de invadir células saudáveis. É assim que um câncer – ou nesse caso, um adenocarcinoma – se forma.

O que é um adenocarcinoma

Adenocarcinoma é o nome dado a um dos tipos de câncer de intestino e é o tipo mais comum de câncer na região. Sua fase inicial é o adenoma – também conhecido como pólipo – e sua fase final é o adenocarcinoma

Apesar de o adenocarcinoma ser o tipo de câncer mais comum, também podemos citar os cânceres conhecidos como carcinoma espinocelular, que são mais comuns na região do ânus. Além deste, temos também o tumor carcinoide, endócrino e o melanoma intestinal, que costuma ser mais raro.

Bem, no geral, o câncer de intestino é de crescimento lento, o que facilita o diagnóstico precoce. O diagnóstico na fase inicial permite que o câncer de intestino tenha uma taxa de cura maior que 95%. Por outro lado, a medida que o câncer progride, a taxa e cura diminui e o tipo de tratamento de câncer muda, por isso definimos o câncer em estágios 1, 2 ou 3, por exemplo.

Tratamento de câncer

É possível realizar um tratamento de câncer com intervenção cirúrgica ou quimioterapia e radioterapia, dependendo de onde o câncer está e qual seu estágio. Em cânceres de intestino, como o adenocarcinoma, por exemplo, a radioterapia não é indicada. Isso por que o intestino é relativamente móvel e nem sempre é possível garantir que a radiação está alcançando o local certo, podendo expor outros órgãos e causar uma lesão chamada enterite actínica, que é quando a radiação atinge o intestino delgado.

Por isso o diagnóstico precoce é tão importante! Se o pólipo for identificado nas fases iniciais, ele pode ser retirado cirurgicamente ou na colonoscopia, evitando que evolua para um câncer. Esse processo é super importante para o tratamento, já que nem sempre conseguimos identificar os sintomas de câncer.

Sintomas de câncer no intestino

Falei recentemente sobre os sintomas de câncer no intestino em meu canal do YouTube. Bem, a verdade é que nem sempre um adenocarcinoma ou outro câncer de intestino vai apresentar sintomas. Em muitos casos, é possível perceber sintomas “comuns”, como dores abdominais, que também podem indicar outros quadros, tornando o diagnóstico de câncer difícil.

Dessa forma, o mais indicado é realizar um exame de rastreamento, como a colonoscopia ou o exame de sangue oculto, para detectar um pólipo ou tumor o mais rápido possível. Este rastreamento é recomendado para homens e mulheres com 45 anos ou mais. Em caso de histórico familiar, o paciente deve fazer a colonoscopia 10 anos antes da idade que o parente recebeu o diagnóstico. Por exemplo, se na sua família, uma pessoa teve câncer aos 41 anos, aos 31 anos você deve realizar a colonoscopia.

O exame de sangue oculto é um exame muito sensível, porém, pouco específico. Por isso, não deve ser feito em caso de sangramento aparente e, se o resultado for negativo, deve ser repetido anualmente, para controle. Em caso de um resultado positivo, o exame não deve ser repetido e o paciente deve ser encaminhado para realizar a colonoscopia. É importante frisar que um resultado positivo para esse exame não é um diagnóstico de câncer, já que outros quadros podem causar um sangramento oculto.

Algumas pessoas temem a colonoscopia, mas esse é um exame que apresenta riscos de complicação muito baixos, principalmente em exames diagnósticos, onde não há a retirada de pólipos. Por isso, não deixe de realizar o exame, caso seu médico tenha indicado.

Como vocês viram, nem sempre existem sintomas de câncer no intestino quando surge um adenocarcinoma ou outra alteração, por isso realizar o exame de rastreamento é importante. O diagnóstico precoce também eleva a taxa de cura, por isso, ao sentir alguma mudança, como perda de peso sem motivo aparente ou anemia, busque atendimento médico!