Você sabia que o seu intestino pode te dar pistas sobre a saúde do seu organismo como um todo? Quando o funcionamento intestinal muda de ritmo, podem ocorrer influências na nossa imunidade, nível de hormônios e até mesmo desencadear transtornos de humor. E para explicar melhor sobre como identificar um intestino doente e compreender mais sobre a saúde intestinal, falarei sobre 3 sinais que seu corpo dá quando seu intestino não está saudável.

Antes disso, vamos falar sobre o que é um funcionamento intestinal considerado saudável. Bem, ir ao banheiro entre 3 vezes ao dia e 3 vezes na semana é considerado um ritmo intestinal saudável. Entretanto, é importante lembrar que cada pessoa tem um ritmo intestinal específico e, por isso, observar mudanças bruscas é o ideal para monitorar a saúde intestinal. Vamos lá?

3 sinais de que o funcionamento intestinal precisa de atenção

1. Distensão abdominal

A famosa “barriga inchada” tem diversas formas de manifestação. Algumas pessoas sentem o inchaço constante, outras logo depois de comer e cada um desses sintomas nos levam a um diagnóstico diferente.

Quando a pessoa sente a barriga inchada de maneira permanente, pode ser um excesso de gordura acumulada na região. Mas, além disso, pode ser o acúmulo de gás no intestino. Existem muitas bactérias que garantem o bom funcionamento intestinal. Quando uma pessoa tem uma dieta rica em alimentos fermentáveis, as chances de ter uma distensão abdominal pelos gases é maior. Os gases podem ser sentidos, também, quando uma pessoa tem constipação. Com as fezes no organismo por um período maior de tempo, elas fermentam e dão a sensação de barriga inchada.

A distensão abdominal também chama atenção para outro quadro, que é a síndrome do super crescimento bacteriano, que ocorre quando bactérias que deveriam estar no intestino grosso começam a proliferar no intestino delgado. Assim, quando a pessoa se alimenta, a fermentação dos alimentos começa mais cedo – pois o intestino delgado está acima do intestino grosso – o que faz com que ocorra uma distensão abdominal.

2. Mudança do ritmo intestinal 

A mudança no funcionamento intestinal é um sintoma de alerta, ou seja, devemos investigar a origem dessas alterações. Se você tem o intestino mais lento e vai ao banheiro poucas vezes na semana e, de repente, passa a ir todos os dias, é necessário investigar. O oposto também precisa ser analisado, se você ia ao banheiro várias vezes e percebeu o funcionamento intestinal mais lento, significa que algo pode estar deixando seu intestino doente.

3. Dores abdominais

Existem diversos motivos para sentir dores abdominais, portanto, falarei sobre aquelas que estão relacionadas ao funcionamento intestinal. As dores abdominais que se manifestam durante a alimentação ou nas movimentações intestinais devem ser observadas de perto.

Outra situação que causa dor é o refluxo do estômago para o esôfago, causando desconforto após a alimentação. Além disso, o organismo começa a metabolizar e absorver nutrientes, o que faz com que haja um aumento do fluxo sanguíneo na região, assim, quando o fluxo é diminuído por quaisquer razões, uma dor abdominal pode ser provocada.

Outro motivo são os próprios movimentos intestinais, que empurram as fezes ou os alimentos e, caso exista alguma obstrução que impeça a passagem, a dor pode ocorrer. Além disso, após evacuar, o intestino fica vazio, o que pode gerar dores em algumas pessoas. Por outro lado, caso a dor ocorra antes da evacuação, pode ser um sinal de uma sensibilidade do intestino.

Estes são 3 sinais de que o funcionamento intestinal e a saúde intestinal não andam bem. Portanto, ao sentir alguns desses sintomas, busque um médico.