Você sabia que as fístulas anais podem ser tratadas com células-tronco? Essa abordagem inovadora tem trazido diferentes benefícios no tratamento de fístula e, por isso, resolvi trazer esse assunto para o blog. Portanto, leia mais para entender como o tratamento com células-tronco é eficaz em quadros de fístula anal.

O que é uma fístula anal?

A fístula é uma conexão anormal, ou seja, que não deveria existir. Essa conexão liga interior do ânus e a pele. Ela forma um canal dentro do ânus, através do qual podem ser drenadas secreções e, em alguns casos, até fezes. A fístula perianal, em particular, é uma comunicação anormal geralmente resultante de uma infecção local que evolui para um abscesso.

Quando o abscesso drena, pode se formar a fístula, criando essa passagem. Toda fístula perianal possui um caminho específico, que é o trajeto entre o interior do ânus e a pele. A complexidade desse trajeto determina se a fístula é mais simples ou mais complicada. Quanto mais complexo for o trajeto, mais complexo tende a ser o tratamento de fístula.

O tratamento de fístula é eminentemente cirúrgico e existem diferentes tipos de cirurgia, como a cirurgia a laser e a por vídeo, que são cirurgias minimamente invasivas, como já falei aqui. Além disso, existem as técnicas mais convencionais também. Mas todas elas têm algum risco de voltar, afinal, a fístula tem tendência a ser recidiva, já que a região é ideal para drenagem. E é nesse momento que as células-tronco entram.

Células-tronco: o que são e como agem no organismo?

Certamente você já ouviu falar o nome “células-tronco”. Essas células já são usadas em diversos tratamentos, para diferentes doenças. O que possibilita que elas sejam aplicadas em diferentes locais do corpo é o seu tipo: as células-tronco são células pluripotentes ou totipotentes.

O que isso significa? São células do nosso corpo que têm potencial para se transformar em outras células. Por isso elas são chamadas de células-tronco. Elas vão entrar no desenvolvimento das células e tem a possibilidade de ir mudando e se transformando em diversos tipos de células que podem ajudar na cicatrização.

Sendo assim, o tratamento com células-tronco, nas fístulas, vem para reduzir o risco de recidivas, pois, como eu disse, elas vão ajudar a formar células que vão permitir a cicatrização. Fora isso, elas vão reduzir a inflamação local.

Vale ressaltar que toda a cirurgia, todo tratamento invasivo, vai ter algum grau de inflamação, e essa inflamação pode ser exagerada. Quanto mais exagerada ela for, mais complicações podem acontecer. Então, reduzindo a inflamação, a gente está ajudando também na cicatrização.

Além disso, o tratamento com células-tronco o potencial de aumentar a regeneração dos tecidos, o que auxilia na cicatrização da região anal após a cirurgia de fístula. Então tudo isso vai culminar em uma redução do risco de recorrência da doença. Mas afinal, como que é a aplicação dessas células-tronco? Como que é a cirurgia em si? Vamos lá, vamos entender alguns passos.

Como é feito o tratamento com células-tronco?

Como eu falei, na cirurgia de fístula é possível combinar diferentes técnicas, então, o primeiro passo é escolher qual técnica a ser usada. E isso vai depender do tipo de fístula, aqui você pode conferir as diferenças entre elas.

Assim, o segundo passo é aplicar essas células-tronco. As células podem ser retiradas do próprio paciente. A coleta das células pode ser feita na região do abdômen, na região do flanco, ou também na região das coxas e glúteo. Então, vamos aspirar e tratar essa gordura para depois injetar no local.

Sendo assim, as células-tronco serão injetadas na região do retalho, sutura e fístula, ou seja, toda a área que vamos trabalhar. Afinal, toda a área vai virar uma ferida e vai ter reação inflamatória.

Sendo assim, o tratamento com células-tronco é uma abordagem inovadora e promissora, trazendo inúmeros benefícios. Essas células, com seu potencial de se transformar em diferentes tipos de células necessárias para a cicatrização, ajudam a reduzir a inflamação local e aumentar a regeneração dos tecidos, diminuindo o risco de recidivas.

Portanto, a utilização de células-tronco na cirurgia de fístula é um avanço significativo na medicina, oferecendo esperança e melhores resultados para quem sofre com essa condição. Se você está enfrentando esse problema, entre em contato e juntos vamos recuperar sua qualidade de vida!