Hoje eu decidi esclarecer de uma vez por todas uma dúvida que muitas pessoas tem. Afinal, quem tem hemorroida pode comer pimenta

Com certeza você já ouviu dizer que quem tem hemorroida não pode comer pimenta e nem outras “comidas quentes”. Certamente também já ouviu que pimenta causa hemorroida, mas até que ponto isso é verdade?

Bem, para entender melhor esse assunto, vamos começar do princípio: o que é hemorroida?

O que é hemorroida?

As hemorroidas são vasos de sangue presentes na região do ânus, localizadas logo abaixo da mucosa. 

Em algumas pessoas, esse tecido com os vasos começa a descer e a sair pelo ânus, caracterizando o quadro de hemorroida. 

Além disso, temos também o quadro de crise de hemorroida – ou trombose hemorroidária – que ocorre quando um coágulo de sangue se forma na região anal, resultado de uma irritação. Essa irritação pode ser mecânica, causada pela passagem das fezes, ou química. 

A irritação química pode ser causada pela pimenta, o que pode levar a uma crise de hemorroida. Então, será que podemos dizer que pimenta causa hemorroida?

Pimenta causa hemorroida? 

Como disse acima, o consumo de pimenta pode causar uma irritação química na região do ânus. Entretanto, a pimenta não causa hemorroida diretamente. 

O desenvolvimento de hemorroidas está ligado a diversos fatores, entre eles o fator genético. 

Por isso, muitas pessoas acham que pimenta causa hemorroida. Mas, o que pode acontecer é que, em alguns casos, o consumo exagerado de pimenta e comidas apimentadas pode levar à piora dos sintomas das hemorroidas em quem já sofre com o quadro no dia a dia ou tem tendências a desenvolver hemorroida.

Vamos pensar no seguinte quadro: uma pessoa que tenha uma hemorroida de grau 1 ou 2, ao comer muita pimenta, sofre um dano na região anal, resultando em uma crise de hemorroida. O tecido da região incha durante a crise e, ao final dela, ele pode ter aumentado de tamanho permanentemente. 

Outra queixa comum em consultório é que a pimenta causa sangramento na hemorroida, em especial a pimenta-do-reino. Isso acontece seguindo os mesmos princípios que citei antes. 

A pimenta causa sangramento porque causa uma agressão tecidual em um tecido que já está fragilizado. Assim, toda vez que o tecido é agredido, ele se torna mais inflamado, o que aumenta o fluxo de sangue no local, aumentando, assim, as chances de um sangramento.

Dessa forma, podemos dizer que quem tem hemorroida pode comer pimenta, mas de forma regulada, evitando o excesso do alimento. Assim, os sintomas tendem a ficar controlados e complicações, como aumento da inflamação e sangramentos são evitados.

A pimenta sempre vai me afetar negativamente?

Na verdade, não! Como expliquei acima, o fator genético está diretamente relacionado com o desenvolvimento de hemorroidas.

Sendo assim, algumas pessoas que não tenham esse traço genético, podem comer pimenta sem maiores problemas. Mas é o que sempre falo aqui e em meu canal no YouTube: o ideal é não exagerar!

Mesmo sendo um alimento natural, tudo consumido em excesso pode fazer mal, ainda que não esteja relacionado diretamente aos quadros de crise de hemorroida e piora de sintomas. 

Afinal, quem tem hemorroida pode comer pimenta

Sim! Quem tem hemorroida pode comer pimenta! Entretanto, minha recomendação é que esse consumo seja feito esporadicamente e de forma moderada. 

Além disso, caso você sinta piora dos sintomas, o ideal é suspender, mesmo que momentaneamente, o consumo de pimentas e alimentos picantes. 

Dessa forma, mesmo que você não sofra com o quadro de hemorroida no dia a dia, mas já teve alguma crise de hemorroida logo após comer pimentas e alimentos picantes, também é indicado evitar esses alimentos na dieta. 

A pimenta não é essa vilã como tendemos a achar! Ao comer com parcimônia, é possível comer de tudo! 

E, caso você esteja buscando um tratamento para crise de hemorroida e hemorroidas, entre em contato! Será um prazer lhe atender, seja em São Paulo ou Belo Horizonte.