Câncer no ânus, um diagnóstico que ninguém gostaria de receber, não é mesmo? Esse quadro tem sintomas que podem ser confundidos com os sintomas de outras doenças orificiais. Sendo assim, hoje falarei um pouco sobre os sintomas de câncer no ânus e quais passos tomar em relação à doença. Vamos lá?

O câncer, como muitos de vocês já sabem, se desenvolve a partir da multiplicação desordenada de algumas células. Essa multiplicação também ocorre na região anal, resultando em um câncer no ânus.

Esse crescimento anormal das células, a princípio, não vai causar dor, causando somente uma sensação de massa. Em alguns casos, a pessoa percebe uma área mais endurecida, uma espécie de nodulação na região anal. O perigo dessa nodulação está justamente na falta de dor, como é apenas um “caroço” que aparece naquela região, a pessoa percebe e vai convivendo com isso, o que não é recomendado.

E, com isso, chegamos ao nosso primeiro sintoma de câncer no ânus.

Veja os principais sintomas de câncer no ânus

Aparecimento de alguma nodulação

Como citei acima, o primeiro indicativo é o aparecimento de alguma massa naquela região. Esse sintoma se apresenta sempre sem dor e tende a evoluir lentamente.

Dor

A dor é um dos principais sintomas de câncer no ânus, e pode se apresentar por diversos motivos. A medida em que o câncer anal vai crescendo, ocorre um suprimento de sangue. Entretanto, alguns tipos de câncer crescem mais rápido do que o suprimento de sangue e isso leva a surgimento de áreas de necrose, morte tecidual e de úlcera. E essas úlceras podem ser dolorosas.

Então, após o surgimento da nodulação, a região tende a virar uma ferida que não cicatriza. Isso é um sintoma de alerta e deve ser investigado imediatamente.

A úlcera não é a única alteração que pode causar dor na região. O câncer é uma doença progressiva, então, a medida que vai aumentando, ele se infiltrar em outros tecidos. Essa é uma característica bem comum das doenças malignas.

Sendo assim, o câncer anal pode invadir pele, músculos, gordura e até mesmo os ossos da região. Um exemplo disso é o osso do cóccix, que é o final da nossa coluna. Essa região pode ser invadida em cânceres maiores, então pode ter dor, sim, por invasão de outros tecidos.

Além disso, o câncer gera uma reação inflamatória, o que pode causar um dolorimento. Esse dolorimento é mais um dos sintomas de câncer no ânus, mas, qual que é a diferença de dor e dolorimento?

A dor pode ser classificada como espontânea, ou seja, dói naturalmente ou quando encostamos na região. O dolorimento ocorre quando sentimos a dor na região apenas quando apontamos e encostamos no local.

Então, o câncer pode gerar um dolorimento local, mas não causar uma dor espontânea, então a pessoa percebe que aquela região está dolorida.

Em outras palavras, aqui a gente já está notando, é um quadro crônico de propagação cancerígena. Pois, diferente de uma hemorroida, o câncer de ânus é, no geral, indolor. E isso acaba levando a um descaso bem comum, entre as pessoas que são afligidas por esse mal.

Além disso, o fato da área poder apresentar uma necrosa, irá trazer uma dor na região. Mas, tudo isso se dá pela proliferação de bactérias e com isso uma infecção que causa a dor!

Em síntese, o câncer é a doença mais perigosa que existe, justamente pelo seu caráter sorrateiro, onde o paciente pode demorar meses até perceber o quadro. Portanto, é muito importante manter a atenção total com o nosso corpo e com qualquer mudança que possamos notar.

E, sempre que algo de estranho aparecer, procure atendimento médico, pois, por mais que o câncer seja terrível, ele pode ser resolvido se for tratado com agilidade! Lembre-se sempre que saúde e cuidado com o nosso corpo vem em primeiro lugar!