A cirurgia de hemorroida dói. Com certeza você já ouviu essa afirmação de alguém que já fez a cirurgia. De fato, a cirurgia de hemorroida pode ser desconfortável para algumas pessoas, mas existe um preparo para cirurgia que pode tornar o processo menos doloroso.
E é sobre isso que falarei hoje. Afinal, como se preparar para a cirurgia de hemorroida? Vamos lá!
Preparo para cirurgia de hemorroida – Cuidados com a alimentação
Bem, a cirurgia de hemorroida é feita num tecido inflamado e sensível, o que pode causar bastante dor. Por isso, o melhor preparo para cirurgia de hemorroida é tratar o tecido e eliminar ou diminuir a inflamação.
Além disso, podemos melhorar a capacidade de cicatrização do nosso corpo se ingerirmos os tipos corretos de alimentos. Veja:
Coma alimentos funcionais
Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam nosso organismo, já que oferecem benefícios que vão além dos seus macro e micronutrientes.
Por isso, foque em alimentos que contenham uma grande quantidade de proteínas e aminoácidos, pois eles ajudam a melhorar o processo de cicatrização.
Se essa é a primeira vez que você ouve falar em alimentos funcionais, não se assuste, certamente você tem um na cozinha da sua casa!
O alho, além de ser um tempero comum nos lares brasileiros, contém alicina. A alicina é uma substância com propriedade antibacteriana, antifúngica e anticancerígena.
Por isso, o indicado é que sejam consumidos 2 dentes de alho ao dia e, de preferência, crus.
Mantenha uma boa hidratação
Além de manter uma alimentação equilibrada, é muito importante manter a ingestão de água em dia durante o preparo para cirurgia de hemorroida.
Nosso corpo é 70% água, por isso, ingerir uma boa quantidade de líquidos garante o bom funcionamento de todo o nosso organismo.
Mantenha o intestino saudável
A alimentação é a chave para diversos processos em nosso corpo. Por isso, para diminuir o trauma que as fezes podem causar na região anal, é indispensável ter uma boa alimentação e manter o intestino saudável.
Como sempre falo aqui e em minhas redes sociais, o bom funcionamento intestinal é um grande aliado no tratamento de doenças na região anal, como fissuras e hemorroidas.
Ao mantermos uma dieta rica em fibras, além de manter o intestino saudável, ajudamos a formação de um bolo fecal com uma boa consistência.
Assim, as fezes se tornam menos calibrosas, o que evita que a região seja machucada na hora de ir ao banheiro.
Por isso, preste atenção a consistência das fezes durante o preparo para cirurgia de hemorroida. Elas não podem estar duras demais e nem tão líquidas, como uma diarreia. Ambos os extremos vão machucar a região anal e piorar os sintomas de dor.
Preparo para cirurgia de hemorroida – Outros cuidados
Além de manter a alimentação em dia e o intestino saudável, é necessário observar e cuidar bem da região anal, evitando os traumas.
Evite usar papel higiênico na higiene anal
Um passo importante no preparo para cirurgia de hemorroida é evitar os traumas na região anal. Por isso, evitar usar papel higiênico na higiene anal é uma sábia escolha.
O atrito do papel higiênico no tecido da hemorroida que já está inflamado e dolorido pode piorar os sintomas de dor e incômodo.
Sendo assim, sempre que possível, realize a higiene anal com aquelas duchinhas higiênicas. Caso esteja num local onde isso não seja possível, prefira utilizar lenços umedecidos, deixando o papel higiênico apenas para fazer a secagem do local.
Faça atividades físicas
“Mas Dr. Marcelo, e se eu machucar ainda mais as hemorroidas?”. Calma! O objetivo não é fazer atividades pesadas, como o crossfit.
Geralmente, quando de tem um quadro de hemorroida, o mais indicado é realizar atividades aeróbicas para não forçar a região.
As atividades são importantes, pois ajudam no processo de anabolismo, que é a construção de proteínas. Essas proteínas, como disse mais acima no texto, auxiliam no processo de cicatrização local.
Não fume
Esse é um processo super importante no preparo para cirurgia de hemorroida. O tabagismo prejudica a oxigenação do sangue que, por sua vez, prejudica a cicatrização dos tecidos.
Bem, esses pequenos hábitos são muito valiosos no preparo para cirurgia. Adotar uma boa alimentação e cuidar da saúde como um todo ajuda tanto no decorrer da cirurgia quanto no pós-operatório.
Por isso, se você vai passar por uma cirurgia de hemorroida, converse com seu médico e, se necessário, reveja seus hábitos alimentares e rotinas diárias.
Entretanto, é importante lembrar que seguir essas orientações não são uma garantia de que sua cirurgia de hemorroida será menos dolorida ou que o pós-operatório será mais tranquilo. Como sempre falo, cada organismo reage de uma maneira diferente.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato e agende sua consulta, será um prazer te atender. Vamos juntos recuperar sua qualidade de vida!
Comentários