O pós-operatório de hemorroida é muito dolorido? Muitas pessoas dizem ter medo de fazer uma cirurgia de hemorroida por causa do pós-operatório, mas será que esse processo de recuperação é assim tão ruim quando parece?

A cirurgia de hemorroida retira algumas faixas de mucosa da região do ânus, onde está localizado o plexo hemorroidário, que é irrigado por diversos vasos de sangue. Em um paciente com hemorroidas, os vasos de sangue do plexo hemorroidário se tornam mais frouxos, descem pelo ânus, comumente provocam dor e podem causar sangramento. E é por causa desses sintomas que a cirurgia de hemorroida é indicada.

Cirurgia de hemorroida, quais as opções?

Antes de falar do pós-operatório de hemorroida, precisamos entender como funciona a cirurgia. Bem, existem diversos tipos de tratamento, a laser, sem corte e também as cirurgias tradicionais.

Na cirurgia convencional (que pode ser aberta, fechada ou parcialmente fechada) damos um ponto no vaso de sangue que alimenta a hemorroida e então retiramos a hemorroida. Assim, fica uma faixa do ânus exposta e sem pele.

Na cirurgia de hemorroida aberta, retiramos a hemorroida e não damos mais nenhum ponto. Assim, a ferida fica aberta e o tecido se forma por baixo, renovando a pele da região. Na técnica fechada, a ferida é totalmente selada para facilitar a cicatrização.

Apesar das diferenças entre as técnicas, na literatura médica não existem grandes diferenças entre as dores, desconfortos e resultados no pós-operatório de hemorroidas. Então, por qual motivo manter a pele aberta? Por incrível que pareça, feridas abertas na região anal tem mais chance de ter uma cicatrização sem apresentar inflamações.

Pós-operatório de hemorroida, por que dói?

Uma das razões para o pós-operatório de hemorroida ser dolorido é a passagem de fezes. Quando as fezes passam pela região, forçam a ferida, o que causa dor. Além disso, as fezes são irritativas devido a sua composição e, por isso, a ferida tende a ficar dolorida.

Como sempre falo aqui e em minhas redes sociais, cada pessoa tem uma percepção diferente das dores, então, o pós-operatório de hemorroida pode ser bastante dolorido para alguns pacientes, mas, em contrapartida, ser tranquilo para outros.

O que ocorre geralmente é: nos primeiros momentos, logo após a cirurgia de hemorroida, o paciente não costuma sentir muita dor. Entretanto, quando o intestino começa a funcionar e os dias vão passando, a região sofre um processo de inflamação natural que é intensificado pela passagem das fezes, o que gera dor.

Como amenizar as dores no pós-operatório de hemorroidas?

Se prepare bem para a cirurgia de hemorroida
A boa alimentação é a chave! Tome bastante água e faça refeições ricas em fibras. Além disso, evite aqueles alimentos ultraprocessados, refrigerantes, molhos muito picantes e bebidas alcoólicas.

Bom funcionamento intestinal
Uma dica para amenizar a dor no pós-operatório de hemorroidas é manter um bom funcionamento intestinal. “Mas Dr. Marcelo, a passagem de fezes não causa mais dor?”, bem, a realidade que é, quanto mais irregular o intestino, mais duras e calibrosas as fezes se tornam.

Assim, quando finalmente chega o momento de evacuar, a passagem das fezes machuca ainda mais a região. Portanto, ao manter um bom funcionamento intestinal, você mantém as fezes numa consistência adequada e que não machuca a região anal.

Uso de laxantes
Em alguns pacientes, que já não tenham um bom funcionamento intestinal regularmente, o uso de laxantes pode ajudar aliviar os sintomas.

Faça atividade física regular
Não precisa ser uma atividade pesada, mas uma atividade moderada, feita de forma regular pode ajudar na recuperação cirúrgica. Além disso, uma caminhada, por exemplo, ajuda no bom funcionamento intestinal, que, como vimos, melhora a consistência das fezes, o que causa menor dor.

Bem, o pós-operatório de hemorroida convencional costuma apresentar dores, que podem ser leves ou mais fortes, dependendo da percepção do paciente. Geralmente, o pico de dor acontece nas duas primeiras semanas e vai diminuindo conforme o passar do tempo. Todo o processo de recuperação dura, em média, 6 meses.

Entretanto, a cirurgia de hemorroida pode te devolver a qualidade de vida! Não tenha medo da cirurgia e converse com seu médico, existem diversos tipos de intervenções que podem ser menos invasivas. Conheça a que melhor se adaptar ao seu caso!